quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Palavra se fez carne - 14 de dezembro, 4ª feira, memória de São João da Cruz


14 de dezembro, 4ª feira, memória de São João da Cruz


- Hoje é dia 14 de dezembro, 4ª feira, memória de São João da Cruz.

- Inicia sua oração em atitude de ação de graças. Agradece ao Senhor a vida e todas as pequenas ou grandes maravilhas que Ele vai realizando em cada dia. Se você for capaz agradece a Deus também aquilo que te faz sofrer, não porque o Senhor queira que você sofra, mas porque Ele sofre com você. E assim, sabendo que Ele te acompanha nos teus caminhos, entrega-lhe estes minutos de oração.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 7, versículos 19 a 23:

“Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: 'És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?' Eles foram ter com Jesus, e disseram: 'João Batista nos mandou a ti para perguntar: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'' Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. Então, Jesus lhes respondeu: 'Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!''

- O Evangelho de hoje nos mostra Jesus iniciando seu ministério na Galileia e João Batista envia a ele dois de seus discípulos para saber se ele era mesmo aquele que há de vir, ou deveriam esperar outro. A resposta de Jesus aos discípulos de João leva a um discernimento. Eles foram confrontados com os gestos de Jesus e tinham o testemunho da cura de doenças, viram os pobres sendo evangelizados. Era a realização de textos dos antigos profetas, não era possível pôr em dúvida que Jesus é o Messias. Todo o seu agir comprova sua identidade. Bastava a coragem de assumir que ele é o Filho de Deus. Peça ao Senhor a graça de confiar na sua presença no meio de nós, mesmo quando as coisas não acontecem como queremos.

- Como João Batista você já duvidou de quem é Jesus? De que maneira você está contribuindo para que Jesus continue a curar, anunciando a boa-nova do evangelho a todos? Quais são suas ações nesse tempo de espera do Senhor?

- “Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista” nos diz o evangelho de hoje. Deus está sempre conosco e nunca nos abandona! Que possamos esperar o Senhor em nosso coração, em nossa vida e em nosso tempo. Diz o poema de Eliana Ribeiro, chamado Espera no Senhor:

"Espera no senhor
Mesmo quando a vida pedir de ti mais do que podes dar
E o cansaço já fizer teu passo vacilar
Espera no senhor
Mesmo se a solidão teu peito machucar
E te der vontade de ir embora e tudo abandonar
Espera no senhor
Há um Deus que te ama e ele tudo pode transformar
Seu amor te sustentará, espera n'Ele
E ele tudo fará, tudo fará
Espera no senhor
Mesmo se o coração angustiado está
Por ver alguém que amas longe do Senhor andar
Espera no senhor
Mesmo que suas promessas demorem a se cumprir
E a vontade dele seja sacrifício para ti”

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que se renove tuas esperanças a cada dia para que caminhe firme na fé. Coloque nos braços do Senhor Jesus, as enfermidades, as angústias, as dores, as perdas de tantas pessoas. Peça ao Senhor para ser seu instrumento de ajuda, de alívio em meio a tanto sofrimento.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário