sábado, 10 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 10 de setembro, sábado, 23ª semana do Tempo Comum


10 de setembro, sábado, 23ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de setembro, sábado da Vigésima Terceira semana do Tempo Comum.

- No caminho de construção de nossa identidade com o Cristo, percebemos sempre mais a necessidade de que nossas ações possam transparecer aquilo que habita dentro de nós. Muitas vezes nos preocupamos em apenas exibir externamente ao invés de conseguimos dar alguns passos em nossa fé. Entretanto, se a fé em Jesus não vem de dentro para fora, ainda falta muita coisa para ser assimilada. Peça ao Senhor que te ajude viver com autenticidade a sua fé em Jesus.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 6, versículos de 43 a 49.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!', mas não fazeis o que eu digo?
Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa".

- O Senhor nos faz compreender que não podemos construir a nossa vida sem alicerces seguros ou sobre as coisas passageiras e superficiais. Um dia as situações do cotidiano podem se complicar e a casa vai desmoronar. Basta lembrarmos as árvores em dia de chuva. Quantas delas acabam caindo com a força do vento. Escutar as palavras de Jesus também significa deixar que entrem em contato com nosso coração, criem raízes ali e possam gerar frutos por meio de nossa vida cotidiana. Mais que adereços externos, é o escutar e o pôr em prática que demonstra que somos seus discípulos. Peça ao Senhor que a sua Palavra possa alcançar seu coração e que gere uma nova forma de viver a vida.

- Como você tem construído a casa da sua vida? Dedica todo esforço para construí-la sobre a rocha? Ou simplesmente tens levantado as paredes sem qualquer alicerce?

- “Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce”, diz o evangelho. Nossa vida passa rápido e precisamos aproveitar bem dela. Jesus hoje nos chama a atenção: viver de aparências é pouco! E nós corremos esse risco também no cristianismo. Raimundo Correia, em seu soneto Mal Secreto, já dizia no século XIX o quanto as aparências podem nos enganar:

“[...]
Se se pudesse, o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!

[...]
Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que sua Palavra possa sempre mais nos ajudar a construir nossa casa sobre a rocha e que nossa vida transmita de dentro para fora o profundo desejo de continuar a segui-lo.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário