sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Palavra se fez carne - 02 de setembro, 6ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


02 de setembro, 6ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 02 de setembro, 6ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum.

– Peça ao Senhor que te conceda a graça da sua presença. Pode ser que você a experimente de modo imediato e intenso. E pode ser que não aconteça nada. O importante, neste caso, é colocar-se na atitude de criança que tudo espera porque nada pode. A oração e a humildade vão sempre juntas. Por isso, sem esperar nada, peça ao Senhor a graça da sua presença por meio de sua Palavra. E começa assim tua oração...

- Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 5, versículos 33 a 39:

Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem". Jesus, porém, lhes disse: "Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão". Jesus contou-lhes ainda uma parábola: "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor".

- Os fariseus interpelam Jesus, perguntando sobre uma questão muito importante para eles. A forma como Jesus e seus seguidores se comportam é bem diferente daquela de grandes grupos do judaísmo. Enquanto esses são rígidos cumpridores das normas rituais, os discípulos de Jesus comem e bebem. Nesse ponto, a resposta de Jesus atinge um ponto central: não faz sentido continuar com as práticas penitenciais justamente quando o Messias esperado está entre nós. É tempo de vinho novo! Mas, existe muita gente que, apesar de experimentar o vinho novo, faz questão de dizer: o velho é melhor. Peça ao Senhor que te conceda a graça do vinho novo, da vida nova.

- Alguns reparam que os discípulos de Jesus não jejuam. Só olham para o preceito não cumprido, não vêem que eles deixaram tudo e O seguiram. Você tem alguma cegueira deste tipo? Não jejuam porque estar com Jesus é uma festa. Você vive neste clima de festa? Você sabe distinguir os momentos de alegria e de festa dos momentos de tristeza e de dor, e vivê-los devidamente?

- "Vinho novo deve ser colocado em odres novos.', diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus é a novidade que nos permite renascer por dentro, cada ano, encontrando n’Ele força para enfrentar todas as provações. E façamos como diz a músicaTudo novo de novo de Paulinho Moska:

Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim
Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim
É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos
Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou
E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar, mergulhar, mergulhar!

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que saiba viver a cada dia, tudo novo de novo. Peça também que Ele te ajude a não ficar preso em esquemas de vida do passado.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário