sábado, 11 de junho de 2022

Palavra se fez carne - 10 de junho, 6ª feira da 10ª Semana do Tempo Comum


10 de junho, 6ª feira da 10ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de junho, 6ª feira da 10ª Semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos fala de um tema que viola a vontade de Deus e as relações familiares e sociais. Trata-se do tema sobre o adultério. Jesus nos ensina que união entre um homem e uma mulher, no matrimônio, é a extensão do amor de Deus que vem e se instala no coração do casal. Peça ao Senhor por todas os casais, especialmente os de sua família.

- Abra o coração e se coloque na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos de 27 a 32:

“Ouviste o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério com ela em seu coração. Se teu olho direito te causa escândalo, arranca-o e joga para longe de ti; pois é preferível perderes um de teus membros que teu corpo inteiro ser lançado à Geena. Se a tua mão direita te causa escândalo, corta-a e lança-a para longe de ti; pois é preferível perderes um de teus membros que teu corpo inteiro ir para a Geena. Foi dito também: ‘Quem repudia sua mulher, dê-lhe um documento de divórcio. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que repudia sua mulher – fora o caso de união ilícita, torna-a adúltera; e quem se casa com uma repudiada, comete adultério”. Palavra da Salvação.

- No Antigo Testamento, as Leis sempre beneficiaram os homens. A mulher era considerada servidora do homem, não tinha valor. O que Jesus vem ensinar é que o homem e a mulher se encontram no mesmo plano de igualdade quando se casam e essa união matrimonial é obra do amor que vem de Deus. Nesse sentido entre eles não pode haver agressividade, desigualdade e nem egoísmo. Muitas vezes, será necessário renunciar a algumas atitudes pessoais e egoístas que podem pôr em risco a união matrimonial para salvar o amor que une o casal. Peça ao Senhor que os casais tenham a coragem de amar sempre, sem medida.

- O que penso sobre o pecado? Devo me preocupar em julgar a mim e aos outros ou trabalhar para construir um mundo melhor mais justo e solidário?

- “Todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério com ela em seu coração”, diz Jesus. Do coração devem transbordar bons sentimentos. Diante da realidade na qual se encontram, muitas são as causas que provocam desentendimentos. Daí procurar ser solidário, desenvolver sentimentos bons no coração, pois é dele que também nasce o desejo do mal, até mesmo o adultério nasce do coração. Diz o cardeal Dom José Tolentino Mendonça:

“Na verdade, o amor, para revelar-se, não escolhe esta ou aquela preciosa veste, mas decide-se na exata e difícil nudez da vida normal. O amor não é um estado excepcional caracterizado pelo extraordinário e pelo entusiasmo, mas o reiterado percurso de espinhos que conduz à rosa.
Por isso, Senhor, ajuda-nos a compreender que amar é descobrir, no próprio coração, o quanto o amor é grande e livre, mais do que as imagens que dele possamos fazer. Que o compromisso incondicional com tal amor seja o nosso modo quotidiano de estar diante de ti.”

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele está sempre pronto a caminhar junto e nos orientar para gerar bons sentimentos. Dirige sempre seu olhar para as coisas boas. Peça que o Senhor te conceda a graça de poder senti-lo sempre perto de você.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário