terça-feira, 31 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 31 de maio, 3ª feira, Festa da Visitação de Nossa Senhora


31 de maio, 3ª feira, Festa da Visitação de Nossa Senhora


- Hoje é dia 31 de maio, terça-feira, Festa da Visitação de Nossa Senhora.

- Em meio às alegrias pascais, contemplamos a ação missionária de Maria. Ela, cheia do Espírito Santo, não retém para si a Boa Nova da Salvação, mas corre para transmiti-la à prima Isabel. Este tempo de encontro com o Ressuscitado nos lembra o encontro de Maria com Isabel e propõe que precisamos de saída de nós mesmos para comunicar a outras pessoas a ação de Deus em nós. Começa sua oração pedindo a Deus que também o visite e a graça de poder visitar quem precisa.

- Com disposição interna, escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 1, versículos 39-56.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- A cena apresentada pelo evangelho nos deixa na agradável e desafiante companhia de Maria e Isabel: duas mulheres, dois ventres cheios de vida; duas mulheres cheias de Deus; duas mulheres em um mesmo encontro. Ambas estão grávidas e de um modo surpreendente. A jovem Maria ousa sair do seu lar e vai servir Isabel. O encontro com a prima é um reconhecimento das maravilhas de Deus na vida dessas mulheres de fé. Ele continua a manifestar o poder de seu braço em nossas histórias de vida. A cena da Visitação contagia e desperta o prazer e a alegria: a do encontrar-se, a do crer e a do servir. Contemple na sua vida acontecimentos que foram verdadeiras visitas de Deus, peça ao Senhor para também amar e servir como Maria.

- Como tem sido as visitas de Deus na sua vida? Quais realidades você precisa visitar para comunicar a alegria do evangelho?

- “A criança pulou de alegria no meu ventre”, disse Isabel a Maria. Assim acontece com quem acolhe e comunica o evangelho de Jesus. Assim o Papa Francisco iniciou sua encíclica “Alegria do Evangelho”:

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.”

- Ao final desse momento de escuta da Palavra de Deus, comprometa-se em comunicar para quem precisa a bondade de Deus em sua vida. O Senhor também fez por ti muitas maravilhas! Viva a alegria da misericórdia de Deus por você.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário