sexta-feira, 13 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 13 de maio, 6ª feira da 4ª Semana da Páscoa


13 de maio, 6ª feira da 4ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 13 de maio, 6ªfeira da 4ª Semana da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus está próximo do momento da partida, sua entrega livre e incondicional. Os discípulos estão aterrorizados e inseguros. Jesus os consola e anima pelo convite à fé e confiança num regresso próximo. Ele indica que estamos a caminho para a casa do Pai. E a grande revelação é que nessa viagem ele mesmo é o caminho. Peça ao Senhor a graça de trilhar o seu caminho.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 1 a 6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

- Quando nosso coração está perturbado, Jesus nos fala como também fez com seus discípulos. Ele reanima nossa fé e diz que deseja que estejamos com Ele por toda a eternidade. Ele é o caminho; não há outro para onde correr, a não ser para o colo amoroso de Deus. Jesus mostra o caminho para se viver conforme os mandamentos de Deus e ajuda a encontrar a felicidade. Não deixe que o sofrimento e a perturbação te impeçam de perceber o caminho, em meio ao nevoeiro que embaça a visão. Peça ao Senhor que te ajude a escolher o caminho do amor e salvação.

- Como seguir o caminho de Jesus hoje? Como viver a sua Verdade? Como partilhar a Sua Vida?

- 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Perceba-se nessa via. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz assim um poema da poeta portuguesa Sophia de Mello Brenner Andersen:

“Apenas sei que caminho
Como quem é olhado, amado e conhecido.
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco”.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de enxergar tantos e tantas que estão à beira do Caminho e poderiam estar caminhando conosco ou desejam caminhar conosco na vida cristã. Peça também por você para que sinta sempre que é olhado, amado e conhecido por Ele, o Senhor da Vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário