terça-feira, 17 de maio de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 14,27-31a – 17/05/2022


Queira ser um portador da paz de Cristo

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’” (João 14,27-28).


Veja, meus irmãos, a graça que o Senhor nos concede. Veja o que Ele nos deixa como graça, como testamento: “Deixo-vos a paz, a minha paz; não a paz do mundo, mas a minha paz”; a paz de Jesus, a paz verdadeira. Sabemos que a paz, na concepção mundana, quer dizer: problemas resolvidos, ausência de conflitos, as dificuldades foram superadas e nós temos paz. Isso é herança lá do Império Romano, porque existia aquela máxima da Pax Romana, que era, justamente, a ausência dos conflitos, onde Roma tinha o seu império, tinha domínio. Então, era não permitir que os conflitos emergissem.
O requisito que o mundo dá para a paz são condições favoráveis. O requisito é uma realidade tranquila e serena, sem nenhum tipo de perturbação, mas agora essa não é a paz que Jesus veio trazer, essa não é a paz, porque a paz de Jesus é a companhia de uma pessoa, porque a paz é Jesus.

Viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz, que só Cristo pode nos dar

A palavra “paz” vem de “shalom”, Jesus é o shalom do Pai, e justamente Jesus, na Sua pessoa, traz para nós a verdadeira paz, porque, na companhia d’Ele, nos sentimos amados, sentimo-nos protegidos e acompanhados até mesmo no meio das tribulações. Por isso podemos ter exteriormente tempestades, adversidades, problemas e conflitos. Exteriormente, à nossa volta, podem existir essas realidades, mas dentro de nós temos paz, porque temos conosco o Príncipe da Paz que é Jesus, o shalom do Pai.
É importante tomarmos posse da vida de Cristo, é importante cultivarmos a nossa amizade com Cristo, a nossa intimidade com Ele para que, no meio deste mundo conflituoso, permaneçamos em paz.
Queira, hoje, a paz de Cristo; dê, hoje, essa paz de Cristo para alguém, seja a paz de Cristo onde você está, porque, apesar das nossas adversidades, apesar das nossas tribulações — e talvez você esteja atravessando, hoje, uma tribulação ou uma tempestade —, podemos permanecer em paz dentro de nós, porque Cristo está aí.
Abrace, hoje, a paz de Cristo, seja a paz de Cristo para alguém; viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz que só Ele pode dar.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário