quarta-feira, 27 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 27 de abril, 4ª feira da 2ª semana da Páscoa


27 de abril, 4ª feira da 2ª semana da Páscoa

- Hoje é dia 27 de abril, quarta feira da segunda semana da Páscoa.

- Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16). O amor de Deus em Jesus Cristo é gerador de vida mesmo quando a mesma é perseguida, ameaçada, destruída. Em seu amor, Deus quer salvar o mundo. O mundo por sua vez é chamado a se deixar guiar pela luz do amor de Deus e não pelas trevas, pelos descaminhos do projeto de vida que Deus em Jesus tornou realizável pelas suas palavras e obras. Neste tempo pascal que estamos vivendo, peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a sua palavra de vida e amor.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de São João, capítulo três, versículos dezesseis a vinte e um.

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- O amor de Deus é incondicional a ponto de nos dar o seu único Filho para que tivéssemos vida e vida em abundância. Todo aquele que experimenta e reconhece a grandeza do amor de Deus, é chamado a se comprometer com a vida de cada pessoa, principalmente daqueles que são mais feridos em sua dignidade. Acreditar no amor de Deus já é possuir a vida e defende-la. Tudo isto será sinal de que caminhamos na luz e a traduzimos no nosso agir em favor da vida e não da morte. Caminhar na luz é acreditar na vida e comprometer-se com ela. O oposto será sinal de trevas. Converse com o Senhor da vida para que o seu amor transforme a sua vida fazendo de você um comprometido com os gestos de amor para com seus irmãos.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Experimento na minha vida o amor de Deus? Acredito no nome do Filho Unigênito do Pai? Em gratidão ao amor de Deus por mim, busco defender a vida de tudo o que a agride? Busco andar na Luz de Deus em resposta ao seu amor por mim?

- “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,17). Ter consciência e fazer a experiencia do Amor de Deus, é a fonte de nosso Renascimento, de nossa esperança e sustentação. Ouçamos um trecho da homilia de Natal do Papa Francisco em 2020:

“Este é o ponto de partida de qualquer renascimento. Este é o coração indestrutível da nossa esperança, o núcleo incandescente que sustenta a existência: por baixo das nossas qualidades e defeitos, mais forte do que as feridas e fracassos do passado, os temores e ansiedades face ao futuro, está esta verdade: somos filhos amados. E o amor de Deus por nós não depende nem dependerá jamais de nós: é amor gratuito. Esta noite não encontra outra explicação, senão na graça. Tudo é graça. O dom é gratuito, sem mérito algum da nossa parte, pura graça. Esta noite «manifestou-se – disse-nos São Paulo – a graça de Deus» (Tit 2, 11). Nada é mais precioso!”

- Termine sua oração agradecendo a Deus seu amor por você. Peça a graça de também ser sinal do seu amor para com todas as pessoas.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário