segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 30 de janeiro, 4º domingo do Tempo Comum


30 de janeiro, 4º domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 30 de janeiro, 4º domingo do Tempo Comum.

- Jesus termina a leitura na sinagoga em dia de sábado. Todos os olhos dos ouvintes estão fitos neles por causa das coisas que ouviram dele e sobre ele nas regiões ao redor. Por conhecerem sua família, perguntam-se como é possível que ele seja assim. Entretanto, Jesus enxerga nessa admiração pública uma desconfiança da parte deles, pois querem ver para crer. Assim, profere uma fala que demonstra que o entregar-se é muito mais importante que o ter certeza. Peça ao Senhor que te ajude a crer cada dia no seu amor.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 4, versículos de 21 a 30.

Naquele tempo: Entrando Jesus na sinagoga disse: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.' Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: 'Não é este o filho de José?' Jesus, porém, disse: 'Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.' E acrescentou: 'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.' Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- Os habitantes da cidade de Jesus desejam que ele faça as coisas de que ouviram falar. A resposta de Jesus é que não é a pertença geográfica ou mesmo religiosa que faz Deus realizar maravilhas, mas é o gesto de acolhida e de entrega confiante ao Deus da vida que dá a possibilidade de Ele se manifestar assim. Portanto, no relacionamento com Deus, é preciso reconhecer que ele não se deixa prender por nenhuma condição que possamos impor para que ele seja Deus. Olhe para sua vida e veja se tem deixado Deus se mostrar como aquele que te doa a vida gratuitamente.

- Também você coloca condições que Deus precisa cumprir para que ele seja digno de teu seguimento? Você tem dado espaço para que Deus haja sem condições em sua realidade?

- “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”, narra o evangelho de hoje. É normal colocarmos pontos de apoio para nossos relacionamentos. É comum esperarmos de alguém determinadas atitudes. Entretanto, devemos também deixar espaço para que os outro nos encante, nos maravilhe. No relacionamento com Deus, percebemos que Ele não é posse de ninguém, mas é um dom de eterna novidade em nossa vida. Veja o que diz um breve trecho do soneto Amar, de Florbela Espanca, e tornemos seu último verso como atitude constante nossa.

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

[...]

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor por sua Palavra que mais uma vez vem te libertar de tuas imagens sobre Ele, te dando sempre a possibilidade de viver seu relacionamento com Ele de forma verdadeira, como um eterno dom.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário