segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 8 de novembro, 2ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum


8 de novembro, 2ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 8 de novembro, 2ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje temos um conjunto de pequenos ensinamentos que Jesus vai transmitir aos seus discípulos: sobre evitar o escândalo, a importância do perdão, a correção fraterna e o tamanho da fé em Deus que devemos ter. Ter fé é, sobretudo, viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus. Peça ao Senhor que aumente sua fé, sua confiança no seu amor e o seu desejo de viver os valores do evangelho.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 17, versículos de 1 a 6:

Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos. Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

- Que revolução nas relações humanas se conseguirmos viver o que Jesus propõe neste evangelho! Jesus está dizendo aos seus discípulos que eles devem tomar conta de si mesmos, prestar atenção àquilo que estão fazendo, não causar escândalo, ser capaz de perdoar infinitamente e ter fé sempre. A fé não pode ser aumentada a partir de fora; ela deve crescer a partir de dentro, como o grão de mostarda. Ter fé é, sobretudo, viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus. Peça ao Senhor a graça de crer no que Jesus acreditou, defender a causa que Ele defendeu, dar importância ao que Ele dava.

- Na vivência cristã, sua fé se resume a algumas “práticas religiosas” ou é expressão de uma profunda identificação com o modo de ser e de agir de Jesus? Você é capaz de perdoar apesar da mágoa, da raiva e da memória que talvez não te deixa esquecer? Você se lembra que Jesus sempre te perdoa e que ama quem te ofendeu tal como te ama?

- “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda...”, diz Jesus no evangelho de hoje. Só com muita fé em Deus é possível chegarmos ao ponto de ter um amor tão grande que ele nos torne capazes de perdoar. Para quem é ocasião de pecado para o seu irmão, a a Misericórdia de Deus é inesgotável. Assim diz o Pe. Francys Silvestrini Adão neste poema/oração:

Concede-me Senhor
clareza sobre minhas próprias
infidelidades e inconsistências
vergonha por minhas quedas
e falta de generosidade
empatia com os que caem
em pecados diferentes dos meus
e gratidão por Teu perdão
sempre gratuitamente oferecido
a mim e aos outros
Só assim poderei ser
neste mundo
mensageiro de Tua Boa Notícia
reflexo da Tua Misericórdia
expressão do Teu Abraço.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te conceda a graça ser misericordioso.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário