terça-feira, 5 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 5 de outubro, 3ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


5 de outubro, 3ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 05 de outubro, Terça-feira da 27ª semana do Tempo Comum.

- Jesus encontra-se na casa de Marta, que não deixa seus serviços para bem acolher o Mestre que está ali, enquanto sua irmã, Maria, senta-se aos pés de Jesus e escuta as palavras ditas pelo visitante. Lucas aproveita esse cenário para nos indicar qual atitude é a mais necessária. Peça ao Senhor a graça de sempre perceber o que é mais necessário.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 38 a 42:

- Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'

- Marta faz um pedido legítimo conforme sua visão. Acolher bem o visitante é algo necessário e sagrado. A seus olhos, sua irmã, Maria, não está prestando a devida atenção a isso, visto que apenas escuta o Mestre. Mesmo recebendo Jesus em sua casa, termo que também significa a vida cotidiana da pessoa, Marta não consegue deixar seus afazeres. Peça ao Senhor o dom de saber escutar o que Ele diz.

- A atitude de Maria não é contrária à de Marta. Elas não são contrapostas. Mas Jesus indica a atitude essencial: alimentar-se pela escuta de sua palavra, pois esse alimento não nos será tirado. Você dedica tempo para escutar a Palavra de Jesus?

- Colocar a escuta da Palavra como centro da nossa vida não nos impede de realizar nossos afazeres. Pelo contrário! Vivendo dessa escuta, todas as outras coisas ganham sua justa proporção ao longo de nosso dia. No poema “Momento”, de Adélia Prado, que ouviremos, vemos a alegria que nos faz olhar o mundo ao nosso redor com outros olhos:

Enquanto eu fiquei alegre,
permaneceram um bule azul com um descascado no bico,
uma garrafa de pimenta pelo meio,
um latido e um céu limpidíssimo
com recém-feitas estrelas.
Resistiram nos seus lugares, em seus ofícios,
constituindo o mundo pra mim, anteparo
para o que foi um acometimento:
súbito é bom ter um corpo pra rir
e sacudir a cabeça. A vida é mais tempo
alegre do que triste. Melhor é ser.

- Agradeça ao Senhor por entrar na casa do seu coração e te alimentar com sua Palavra, que nos ajuda a colocar tudo o que vivemos em seu devido lugar e proporção, além de nos possibilitar uma leitura mais profunda de cada momento vivido.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário