segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 4 de outubro, 2ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum| Memória de São Francisco de Assis


4 de outubro, 2ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum| Memória de São Francisco de Assis

- Hoje é dia 04 de outubro, 2ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum| Memória de São Francisco de Assis

- O evangelho de hoje inicia-se com um doutor da Lei que questiona Jesus sobre as atitudes corretas para agradar a Deus e herdar a vida eterna. Jesus lhe pergunta o que está escrito na Lei. Em sua resposta ele une dois mandamentos fundamentais da Lei: amor a Deus e ao próximo. E quem é meu próximo? Pergunta novamente o doutor da Lei. Jesus responde a essa pergunta contando uma parábola. Peça ao Senhor a graça de enxergar nos pequenos, pobres, sofredores o nosso próximo.

- Com abertura de coração, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 25-37:

- “Naquele tempo, um doutor da lei se levantou e, para experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento, e a teu próximo com a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus retomou: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, espancaram-no e foram embora, deixando-o meio morto. Por acaso descia por aquele caminho um sacerdote, mas ao ver o homem, passou longe. Assim também um levita: Chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante pelo outro lado. Um samaritano, porém, que estava viajando, chegou perto dele e, ao vê-lo moveu-se de compaixão. Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois, colocou-o sobre seu próprio animal e o levou a uma hospedaria, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou dois denários e deu-os ao dono da hospedaria, recomendando: ‘Cuida dele, e o que gastares a mais, eu o pagarei quando eu voltar’. No teu parecer, quais dos três fez-se próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze o mesmo”.

- Nem sempre os conhecedores da Lei são os que as colocam em prática. Tanto o Sacerdote quanto o Levita que passaram perto do homem ferido, à beira do caminho, não o socorreram e foram embora. Depois passou um samaritano pelo mesmo caminho e vendo o homem ferido, parou, viu, compadeceu-se dele, curou-lhes as feridas e o levou a uma hospedaria e assumiu as despesas. Jesus mostra quem é o próximo, pois ajudando o que estava à beira do caminho, o samaritano obedece e cumpre o mandamento do amor. São Francisco de Assis viveu e testemunhou o mandamento do amor, acolhendo a todos, especialmente os pobres. Peça ao Senhor a graça de fazer-se próximo de todos, incluindo a natureza, como viveu São Francisco.

- Quais atitudes você tem realizado a serviço da vida? Como você acolhe aos mais sofridos? Procure lembrar as pessoas que se encontram ao seu redor, necessitadas de sua presença e do seu gesto de amor.

- “E quem é o meu próximo?” – “Aquele que usou de misericórdia para com o homem ferido”, nos lembra o Evangelho e São Francisco tão bem traduziu nesta oração:

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pela Palavra de hoje. Peça a graça de, a exemplo de Francisco de Assis, fazer-se cada vez mais próximo dos outros, comprometido com a vida das pessoas e do planeta.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário