quarta-feira, 5 de maio de 2021

LEITURA ORANTE DO DIA 05/05/2021



LEITURA ORANTE

Jo 15,1-8 - Unido a Jesus, o "ramo" produz muito fruto!


Iniciemos nossa Leitura Orante do Evangelho, com esta certeza:
quem é amigo de Jesus (videira), produz muito fruto.
Rezemos:
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho de santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Jesus Vida, vivei em mim para que eu viva em vós.
Jesus Vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante das pessoas.
Jesus Vida, que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa  alegria.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente,  o Evangelho da videira: Jo 15,1-8.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.
Refletindo
Estar unido a Jesus como os ramos à videira é o segredo dos bons frutos.
Como cultivar esta união?
1º O próprio Jesus diz: "estar limpos". E explica: "por meio dos ensinamentos de Jesus", ou seja meditando e vivendo a Palavra.
2º Jesus mesmo faz um convite fascinante: "Continuem unidos a mim e eu continuarei unido a vocês". Entendemos estar unidos a Ele pelos seus ensinamentos e também na vivência e comunicação de todos eles. Também a Eucaristia é fonte desta vida.
3º O Mestre insiste: "Sem mim vocês não podem fazer nada". Ele é o "amigo" inseparável se queremos produzir frutos de justiça, de paz, de amor.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Como participamos da vida de Jesus, nós, seus irmãos?

Meditação
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: “Com a parábola da Videira e dos ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como “servos” (cf. Jo 8,33-36), porque “o servo não conhece o que faz seu senhor” (Jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como “amigo” e como “irmão”. O “amigo” ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12)." (DAp 132). O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A consequência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.” (DAp 132).

Meditando
Como vivemos a comunhão com Jesus?
O nosso vínculo com ele é de irmão, amigo ou de servo?
Uma coisa é certa: Sem Jesus, sem Deus, nada podemos.
E como produzir frutos?
Duas condições permitem a máxima produção de fruto. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda": Jo 15,2. Para que mais uvas se desenvolvam, o Senhor poda os ramos, removendo os galhos e gavinhas inúteis e tudo o que poderia desviar a força da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam a força e a impedem a produção. A segunda condição é permanecer na videira: Jo 15:4. Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha, morre e é queimado.
A verdade é que "sem mim nada podeis fazer", diz Jesus: Jo 15,5. Separado de Jesus, não podemos nada.  Em Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera de nós.
Vamos buscar outros textos bíblicos que nos ajudam a aprofundar esta leitura:
As uvas eram cultura de subsistência na Palestina. Tem sentido Jesus usar a videira como um símbolo de seu povo, Israel: assim em outros textos bíblicos que podem ser vistos: o Salmo 80,8-16; Jeremias 5,10; 6,9; Ezequiel 15,1-8; 19,10-14. As imagens da videira às vezes simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor: Oséias 10,1-2. Suas uvas eram selvagens e sem valor, apesar do cuidado do Senhor com sua vinha: Isaías 5,1-7;  Jeremias 2,21. Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel:João 15,1.
A produção de fruto é a principal função da videira. Jesus exorta os ramos a produzirem muito fruto, em Jo 15,8, a deixar esse fruto permanecer, em Jo 15,16 e mandou que os ramos infrutíferos fossem arrancados, em Jo 15,2.

Que tipo de fruto espera-se que o ramo produza?
Primeiramente, de justiça. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha.
Veja Romanos 6,22; Filipenses 1,11; Efésios 5,8-9; e Gálatas 5,22-23. O fruto inclui também boas obras: Colossenses 1,10, partilhar as posses com os irmãos necessitados: Romanos 15,28, louvar a Deus: Hebreus 13,15. Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido em grande quantidade. Veja em João 15,8, e continuamente: Jo 15,16.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezo:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Fica conosco, Senhor! Amém!

Para Cantar:
Sou a videira
Sou a videira, meu Pai é agricultor
Sou luz verdadeira, sou verdade e sou amor

1) Seja ramo bom, meu Pai é agricultor / se não vier o fruto,
será cortado e lançado ao fogo

2) Seja ramo bom, permaneça em mim / e os frutos virão
e os recolherei e os amarei
CD Vinde e Vede, Pe. Pepé, Paulinas COMEP.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar, a partir do Evangelho da videira, será iluminado pela certeza de que não podemos viver nossa fé se não nos sentir "amigo" de Jesus Cristo. Somos um ramo na sua videira e todas as demais pessoas  também o são. Levaremos como frase para recordar nosso  compromisso: "Sem mim nada poder fazer" e "permanecei em mim".

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário