quarta-feira, 12 de maio de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/05/2021

ANO B


Jo 16,12-15

Comentário do Evangelho

O Espírito continua a missão de Jesus.

As palavras de Jesus não se limitam ao tempo de sua vida terrestre. Sentado à direita do Pai, o Ressuscitado continuará a falar e a instruir os seus discípulos. É pelo Espírito da Verdade que ele continuará a estar presente, falar e instruir os seus discípulos. O Espírito continua e prolonga na história a missão e a palavra de Jesus. O Espírito “guia”, isto é, ele é quem orienta os discípulos à verdade de Jesus Cristo e é ele quem faz vir à luz o sentido das palavras do Senhor. Ele é “guia” porque “in-habitando” nos discípulos os conduz a configurar a vida à vida de Jesus, ressuscitado dentre os mortos. Ele é “guia” enquanto é o apoio indispensável para conhecer o mistério de Deus revelado em Jesus. Assim como Jesus fala do que ouviu do Pai, o Espírito fala o que tiver ouvido, isto é, o que é do Pai e do Filho e, ao mesmo tempo, abre o coração do discípulo para o futuro (v. 13). O futuro, aqui, diz respeito ao testemunho que os discípulos, iluminados pelo Espírito Santo, darão de Jesus Cristo. Nenhuma das pessoas divinas vive para si mesma, por isso, o Espírito anuncia pela boca dos discípulos o que é de Cristo.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.
Fonte: Paulinas em 28/05/2014

Vivendo a Palavra

O Cristo, Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré, é o acesso que temos para conhecer o Pai. Deus quis fazer-se humano, para mostrar-nos que somos seus filhos e qual é o caminho para realizarmos essa filiação divina. O Espírito Santo é quem nos introduz no Mistério da Encarnação do Verbo de Deus.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/05/2014

VIVENDO A PALAVRA

Cristo, o Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré, é o Caminho que temos para conhecer o Pai. Deus quis fazer-se humano, para nos mostrar que somos seus filhos. E qual é o jeito para concretizarmos essa filiação divina? É nos fazermos irmãos do seu Filho! O Espírito Santo é quem nos introduz no Mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Abramos nosso coração para ouvir o Santo Espírito!
Fonte: Arquidiocese BH em 20/05/2020

vIVENDO A PALAVRa

«Em Deus nós vivemos, n’Ele nos movemos e existimos!» Em Atenas, Paulo expressa aquela que talvez tenha sido a melhor, a mais sugestiva ideia que nos aproxima do Excelso e do Divino: estamos mergulhados em Deus, imersos no Amor Inefável do Pai Misericordioso – ainda que não acreditemos, não O sintamos, ou nem nos lembremos disso… Como naquela praça de Atenas, pelos tempos afora o Apóstolo continua sendo incompreendido.

Reflexão

O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é também o Espírito da Verdade, que nos ensinará toda a verdade. A promessa da presença do Espírito Santo no meio de nós é a garantia da fidelidade da Igreja na busca da compreensão das verdades reveladas nas Sagradas Escrituras. É o Espírito Santo quem abre o coração e a mente de todos os fiéis para que possam compreender melhor as coisas do alto e assim possibilita a todos a melhor vivência da vontade do Pai. É pela ação do Espírito Santo que podemos reconhecer Jesus e glorificar o seu santo Nome.
Fonte: CNBB em 28/05/2014

Reflexão

Os discípulos não estão em condições de compreender muitas coisas que Jesus teria a comunicar-lhes; tampouco podem assimilar o sentido profundo de sua morte. Só a entenderão após sua ressurreição (cf. Jo 2,22; 12,16). Quem vai auxiliá-los nessa tarefa é o Espírito Santo, que dirá toda a verdade que recebeu de Jesus: “Vai receber do que é meu e comunicará a vocês”. Receber de Jesus é como receber do Pai, pois “todas as coisas que o Pai tem são minhas”, afirmou Jesus. Desse modo, os discípulos de Jesus não ficam órfãos ou desamparados, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo estarão presentes e atuantes na vida e na missão de todo cristão. Basta que estes estejam abertos aos sinais dos tempos e ao Espírito Santo que os interpreta.
Oração
Senhor e Mestre, sabemos que não estás sozinho, pois o Pai e o Espírito Santo estão unidos a ti, apoiando e dando continuidade à tua obra neste mundo. Concede a nós, cristãos, aprender a agir na tua Igreja e no mundo, em conformidade contigo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 20/05/2020

Reflexão

Mais uma vez, Jesus disse que o Espírito que enviará aos seus, quando ele partir, irá iluminar o que lhes falou: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele guiará vocês em toda verdade”. O papel do Espírito consiste não em dar-nos nova revelação, mas em iluminar e atualizar aquilo que o Mestre ensinou. Os estudiosos da Bíblia, iluminados pelo Espírito, têm a missão de clarear e atualizar aquilo que foi escrito há mais de dois mil anos. A Palavra de Deus não está engessada: ela é viva e eficaz e sempre atual. Com o avanço das ciências e dos estudos, percebe-se que ela sempre tem algo para dizer em cada novo momento. O Espírito, portanto, conduz a vida e a história daqueles que se comprometem com o projeto de Jesus. Quando encarnado, teve seu momento na história, mas o Espírito que ele prometeu é para todos os momentos e participa do anúncio que a comunidade realiza.
Oração
Senhor e Mestre, sabemos que não estás sozinho, pois o Pai e o Espírito Santo estão unidos a ti, apoiando e dando continuidade à tua obra neste mundo. Concede a nós, cristãos, aprender a agir na tua Igreja e no mundo, em conformidade contigo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Recadinho

Sua comunidade consegue caminhar por si ou fica dependendo em tudo dos padres? - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste? - Você dá testemunho público de sua fé? Dê um exemplo. - Você tem conhecimento de alguma perseguição que se faz hoje contra a Igreja? - Deus aguarda pacientemente nossa conversão. Você tem conseguido melhorar sua vida? Em que sentido?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 28/05/2014

Comentário do Evangelho

SEM MEDO DE SER ODIADO

O Mestre Jesus procurou consolar e encorajar os seus discípulos diante da perspectiva do ódio e da perseguição. Sem criar neles o complexo de vítima, levou-os a encarar o futuro, com realismo: assim como o seu testemunho despertou a fúria de seus adversários, o mesmo aconteceria com os seus enviados.
Que tipo de personalidade pressupõe-se que o discípulo deva ter, se considerarmos as palavras de Jesus?
Antes de tudo, o discípulo deve ser alguém inabalavelmente comprometido com o Mestre, colocando-o como centro de sua vida, e com o Reino. Supõe-se que deva possuir uma personalidade destemida, se não audaciosa, alheia às influências negativas e pessimistas, perspicaz para detectar e denunciar as artimanhas do maligno, precavendo-se delas, predisposta a testemunhar a sua fé até o martírio, se for o caso.
Sem isto, o discípulo não terá a mínima condição de defrontar-se com o mundo, e sair vitorioso. Sua vida será sempre uma batalha, pois foi arrancado do mundo. Por isso, o mundo não o perdoa. Sua missão consistirá em desmontar as estruturas contrárias ao projeto de Deus, saneando-as com o amor e a justiça. Seu destino será como Jesus: levar adiante esta luta sem tréguas, da qual deverá sair vencedor.
Basta ao discípulo contemplar a vida do Mestre, e, por ela, pautar a sua.
Oração
Espírito de encorajamento, diante da perspectiva de ser odiado e perseguido, reveste-me de coragem, para eu não permitir que as forças do mal tenham poder sobre mim.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreição do vosso filho, concedei que nos alegremos com todos os santos quando ele vier na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 28/05/2014

Meditando o evangelho

AS COISAS QUE HÃO DE VIR

O Espírito da Verdade tem, junto aos discípulos de Jesus, várias funções. Entre elas, a função didática e a função profética.
No nível didático, o Espírito instruirá os discípulos a respeito da verdade plena. Não se trata de uma revelação paralela à de Jesus, nem complementar. Movidos pelo Espírito, os discípulos serão capazes de atingir um nível, até então desconhecido, de compreensão dos ensinamentos do Mestre. Obterão uma sabedoria não quantitativa mas sim qualitativamente  superior, pelo fato de, com a ajuda do Espírito, estarem capacitados a dar um testemunho convincente de sua adesão a Jesus. O Espírito revela-se aos discípulos no contexto da experiência de vida, por conseguinte, de conhecimento existencial, prático.
No nível profético, ele lhes anunciará as coisas que hão de vir. Exclui-se, aqui, todo tipo de previsão exata do futuro, de modo que os discípulos pudessem se precaver. O Espírito irá ajudá-los a conhecer melhor o que significa Jesus para cada momento da história humana. É uma ajuda na linha do discernimento, da interpretação dos fatos, da disposição humana para acolher o Mestre Isto possibilitará ao discípulo caminhar com segurança, sem correr o risco de ser enganado. Afinal, vendo-se pressionado pelo mundo, estará sempre correndo o risco de dar um passo em falso. O Espírito revela-lhe por onde caminhar.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele as coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. O Espírito que atualiza o ANÚNCIO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Já imaginaram um site de notícias que só é atualizado de vez em quando ou nunca é atualizado? O segredo para se fazer sucesso é diariamente ter o site atualizado, o internauta entra uma vez, e ao perceber que as notícias são "velhas" nunca mais acessam. Algo parecido ocorre com a Palavra de Deus que Jesus nos trouxe, Ele é o Verbo Encarnado, como afirma São João, entretanto, Jesus de Nazaré viveu em um contexto histórico, religioso, político e social lá do Oriente Médio, diferente da Pós-modernidade de 2014, com o mundo globalizado.
Os problemas que enfrentou, os desafios que teve de encarar, foram diferentes dos que hoje os cristãos do mundo inteiro enfrentam e além do mais, o Cristianismo naqueles primeiros tempos estava fechado em uma religião, e trazia uma identidade da tradição de Israel. Há muitos cristãos sonhadores que hoje se perguntam "O que será que Jesus faria em meu lugar nos dias de hoje, que ensinamentos daria, que orientações faria aos discípulos, que atitudes iria tomar..."
O evangelho de hoje responde direitinho essa questão, se o Jesus Histórico não está em nosso meio, o seu Espírito Santo, enviado pelo Pai está presente em sua Igreja e na vida dos que crêem. Não se trata de um Espírito Mágico, monopólio de uma Religião ou Igreja, aprisionado em uma doutrina, e que de vez em quando faz revelações surpreendentes. Nem é preciso entrar em transe, para atingir o alfa como pensam alguns orientais.
A missão do Espírito é atualizar o Anúncio de Jesus com uma ação evangelizadora eficaz, que tenha força de tocar no coração das pessoas. Trata-se do mesmo Cristo, do mesmo evangelho, da mesma Verdade e da mesma Revelação, porém atualizada para os dias de hoje, pois nosso Deus não é igual aqueles Velhos Resmungões que fica choramingando pelos cantos, dizendo que no seu tempo as coisas eram melhores...
O Espírito renovador, santificador e restaurador, inspira os cristãos a como agir nos dias de hoje. Na comunidade apostólica o Espírito Santo recordou tudo o que Jesus ensinou, hoje ele nos recorda e vai mais longe: define uma autêntica prática cristã, para se fazer o anúncio e dar o testemunho, que é tão eficaz como o testemunho das primeiras comunidades. Porque muitas vêzes imaginamos que o fervor cristão vai diminuindo com o passar do tempo, mas é o contrário, o Espírito Santo garante essa ebulição por todo o sempre. E assim, aos cristãos de cada tempo o Espírito se manifesta e atualiza a Santa Palavra anunciada, tornando-se sempre nova e restauradora, não permitindo que se torne uma Velharia do passado, mas algo muito atual seja qual for o tempo em que se vive...

2. O Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade - Jo 16,12-15
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

“Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade.” Esperamos que ele venha e continue vindo. Ele não está preso a tempos e lugares. Ele está em nós e nos acompanha em nosso ritmo. Nos dias de Jesus neste mundo, seus ouvintes e até mesmo seus amigos não podiam compreender tudo o que ele lhes transmitia. A própria pessoa de Jesus de Nazaré era um enigma a ser desvendado. No entanto, a Verdade de Deus foi revelada em sua inteireza, desde os patriarcas e profetas até Jesus, o Messias prometido. Paulo explicou aos filipenses que o amor cresce em sensibilidade e conhecimento. A sensibilidade fraterna mostra o Amor que é o próprio Deus no Espírito Santo. O mesmo Espírito faz com que o conhecimento cresça e se expanda, não simplesmente em noções abstratas, mas em expressões sensíveis de amor para com Deus e para com os irmãos e irmãs. O Espírito Santo ilumina a inteligência dos discípulos de Jesus e faz com que vejam sempre mais novos aspectos da mesma verdade. Sem mudar em nada o que já foi revelado, a Verdade de Deus é atualizada pelo Espírito em novas respostas para antigas e novas interrogações. No areópago de Atenas, Paulo pregou sobre o Deus desconhecido, que os atenienses veneravam sem conhecer. Com seu anúncio, Paulo esclareceu a inteligência e aqueceu os corações dos atenienses.
Fonte: NPD Brasil em 20/05/2020

HOMILIA

O que é a plena verdade?

“Quando porém vier o Espírito da verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade”.
Infelizmente, vivemos num mundo cercado de mentiras, de falsidades e hipocrisias, de coisas que parecem ser, mas não são. Nós nos cercamos de falsas verdades, mas, quando assumimos a vida no Espírito, percebemos que Ele é a verdade. Primeiro, porque, na vida d’Ele, não há lugar para a mentira nem para vida hipócrita; e esse mesmo Espírito nos dá conhecimento pleno do que é verdadeiro.
A primeira verdade que Ele nos dá a conhecer é o nosso interior, aquilo que somos de fato, da forma como somos conhecidos por Deus. Nós não nos conhecemos muito bem e, muitas vezes, vivemos de “fachadas” ou “maquiados”. Muitas vezes, aparentamos ser aquilo que não somos e, se realmente queremos transformação interior, cura e conversão em Deus, o que precisamos é nos conhecer no Espírito de Deus, pois Ele nos dá a graça de nos conhecermos como de fato somos.
Essa verdade não é para julgar nem condenar ninguém, mas, ao contrário, para nos revestirmos de uma caridade maior na convivência uns com os outros. Esse Espírito nos conduz à verdade plena que é o amor de Deus. É muito bom termos os conhecimentos científicos que o mundo da ciência nos proporciona, mas a verdade definitiva é aquela que está no coração de Deus. Ela não é contrária ao conhecimento científico, mas este não é pleno. O único conhecimento pleno, a única verdade plena que existe é Deus e, por esse motivo, devemos mergulhar mais e mais a nossa vida em Deus para estarmos na verdade e para permanecermos nela.
Que o Espírito da verdade venha em nosso socorro!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Liturgia da Palavra em 28/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

Testemunhemos ao mundo que Jesus está vivo!

Essa é a pregação da Igreja, essa é a pregação do Evangelho, esse é o testemunho que precisamos levar para o mundo: Jesus Cristo está vivo!

“Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio.” (Atos dos Apóstolos 17, 23)

Paulo chega até Atenas no centro do mundo grego, cuja população, com as suas filosofias, ciência, sabedoria, mas ao mesmo tempo com seu paganismo reinante, adora a tantos deuses e é presa a mitologias e pensamentos filosóficos. Paulo se faz grego com os gregos e assume a linguagem dos gregos para anunciar-lhes a Boa Nova.
É no meio do areópago que o apóstolo dos gentios utiliza uma didática maravilhosa para anunciar o Reino de Deus, porque, em meio ao culto a tantos deuses, Paulo encontra a imagem de um deus desconhecido e usando essa pedagogia é que ele mostra que esse Deus desconhecido, a quem ele agora está anunciando, um Deus vivo, um Deus verdadeiro, um Deus que criou todas as coisas, é o Senhor do céu, da terra, do mar, que enviou Seu Filho, que morreu pelos nossos pecados (cf. At 17, 23ss).
Os atenienses escutavam maravilhados a pregação de Paulo, mas quando este diz que Cristo ressuscitou dos mortos, alguns simplesmente caçoavam daquilo que ele diz e outros simplesmente abandonaram a pregação dele, porque ele anunciou que Jesus estava vivo, anunciou que Jesus estava ressuscitado! Alguns, porém, abraçaram a fé, mas a maioria deles não acolhe, não aceita a pregação dele.
É importante dizer que – tanto naquele mundo paganizado da época de Paulo como no mundo secularizado dos dias em que nós vivemos – nós precisamos anunciar, com a mesma eficácia e insistência, que Jesus está vivo, que Jesus está ressuscitado! Essa é a pregação da Igreja, essa é a pregação do Evangelho, esse é o testemunho que precisamos levar para o mundo.
Deixe-me dizer: nem todos vão compreender, nem todos vão aceitar essa verdade, porque, infelizmente, meus irmãos, por filosofias erradas, por pensamentos deturpados que penetraram até no meio da nossa fé cristã, muitos deixaram de crer na ressurreição de Jesus para depositar a fé em religiões e filosofias que até se dizem cristãs, mas que creem na reencarnação. É preciso, com muita propriedade, assumir essa verdade de que não existe nenhuma união entre quem crê em reencarnação e quem crê na ressurreição de Cristo.
A base da fé cristã, o fundamento da nossa crença, é a ressurreição de Jesus Cristo, por isso não há espaço para a reencarnação. Nós não temos preconceito, não discriminamos nem combatemos nenhuma religião, mas nós anunciamos a verdade! E a verdade da fé em que nós cremos é a da ressurreição de Jesus e, assim, como Ele ressuscitou, nós também iremos ressuscitar!
Não precisa ter dúvida nenhuma, a reencarnação é um erro, e um erro grotesco, que infelizmente toma conta de muitos pensamentos e filosofias; toma conta de muitos sentimentos. As pessoas dizem: “Não, ali fala de muita coisa boa, prega a caridade”. Não basta falar de coisa boa ou fazer caridade; a caridade precisa ser unida à verdade; e a verdade que nós cremos é esta: Jesus está vivo, Ele está ressuscitado e é nisso que nós cremos!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 28/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

O Espírito nos conduz à plena verdade

“Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.” (João 16,13)

Estamos na expectativa da graça do Espírito, e como precisamos viver com ansiedade espiritual! Olhe que graça é a ansiedade do espírito humano que anseia pelo Espírito Divino, que anseia pela graça que vem do Alto. É nesta ansiedade do Espírito que, realmente, clamamos: “Vinde, Espírito da Verdade”.
Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas. Cada um têm verdades para os campos próprios da vida humana, da ciência, do conhecimento, da economia, seja do que for. Mas essas verdades se submetem a uma única verdade, d’Aquele que é o Criador e Senhor de todas as coisas, d’Aquele que detém a ciência sublime, sagrada e eterna. O Espírito que nos introduz e nos leva à plena verdade. Por isso, precisamos abaixar a cabeça, rendermo-nos ao Espírito e entregarmos nossa alma, nossos pensamentos e sentimentos para a verdade que vem de Deus.
O anseio pela vida no Espírito é o anseio de sermos conduzidos e dirigidos pelo Espírito para conhecermos a nossa própria vontade interior.
Muitas vezes, não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer e como somos conhecidos por Deus. Temos um conhecimento superficial da nossa própria verdade e vivemos muitos enganos, ilusões a respeito de nós, dos outros e do mundo que nos cerca.

Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas

Quem se conhece de forma superficial vive superficialidades e leva uma vida muito superficial. Os sentimentos enganam, as paixões iludem, somos pessoas que vivem bipolaridades na vida: hora, vivemos a mansidão, mas, de repente, partimos para a agressão; hora queremos ser as pessoas mais amorosas, mas, de repente, nos voltamos para o nosso egoísmo e individualismo, porque não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer.
É mais fácil conhecermos e falarmos da vida dos outros, que também conhecemos sempre de forma superficial, de acordo com os nossos critérios, julgamentos, mas não nos conhecemos nem conhecemos o outro como, de fato, ele é.
O Espírito que clamamos e necessitamos é muito mais do que orarmos em línguas, falarmos em profecias, é o Espírito que prescruta a nossa alma para que nos conheçamos como somos conhecidos e para que, prescrutados pela graça de Deus, possamos nos curar, revigorar, rever-nos e vermos o mundo com outro olhar e outro prisma.
Nunca mais olharemos as pessoas com olhar de julgamento e condenação. Quando somos movidos pelo Espírito, o olhar da misericórdia, do amor e da compaixão movem o coração, que é transformado e movido pela graça de Deus que faz novas todas as coisas.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 20/05/2020

Oração Final
Pai Santo, envia o teu Espírito sobre nós, inunda os nossos corações com o teu Amor e nos faze conhecer, para amar mais e melhor, o inefável Mistério do teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano em Jesus de Nazaré, nosso Caminho, Verdade e Vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/05/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai misericordioso, envia o teu Espírito sobre nós, inunda os nossos corações com o teu Amor e nos faze conhecer – para amar mais, melhor e proclamá-Lo ao mundo – o inefável Mistério do teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano em Jesus de Nazaré: nosso Caminho, Verdade e Vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/05/2020

oRAÇÃO FINAl
Pai querido, mergulhados no teu Amor, nós recebemos de Ti a Vida e a Fé. Faze-nos agradecidos, Pai que tanto amamos, pelo teu Filho Unigênito que nos deste como Irmão – feito carne em Jesus de Nazaré. Inspira-nos para segui-Lo pelos caminhos da vida, ao lado dos que peregrinam de volta ao Lar Paterno. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário