sábado, 27 de março de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Jo 11,45-56 - 27/03/2021


Examinemos a nossa postura diante da verdade do Evangelho

“Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? Caifás não falou isso por si mesmo” (João 11,50-51).


As autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus, em outras palavras, eles não suportavam mais Jesus. Eles olharam para Jesus e viam n’Ele uma ameaça ao poder e a vida que levavam.
Toda coerência é uma ameaça, toda verdade é uma ameaça. A coerência é uma advertência às nossas coerências de vida. A verdade traz luz às nossas mentiras, fantasias e ilusões, por isso, muitas vezes, as pessoas não querem a verdade nem a coerência.
Jesus era verdadeiro, coerente e pregava a verdade, é óbvio que as autoridades vivendo tantas ilusões e mentiras, as pessoas vivendo as suas hipocrisias não querem acolher a verdade, preferem eliminá-la do que acolhê-la. Quando vem algo para iluminar as nossas incoerências, preferimos inventar desculpas, nos opor, nos contrapor do que querer acolher, refletir, meditar, repensar e reconsiderar.
Há um instinto agressivo dentro de nós que vem para fora quando nos sentimos ameaçados e tocados; respondemos com agressividade todas as vezes que somos contraditados e incomodados.

A verdade traz luz às nossas mentiras, fantasias e ilusões

A verdade incomoda, a coerência incomoda, a luz de Deus é incômoda. Por isso, Jesus é muito incômodo. Foi incômodo ontem, Ele é incômodo hoje, porque realmente provoca reações dentro de nós, Ele nos leva a rever a vida que estamos levando.
Se a Palavra de Jesus não nos incomoda e não nos arranca do nosso comodismo, do nosso orgulho e do nosso egoísmo, é porque já matamos ela em nós ou porque a ignoramos, e seguimos Jesus apenas na conveniência. Naquilo que me convém eu sou de Jesus, naquilo que não me convém eu ignoro, deixo de lado; ou naquilo que me incomoda eu rejeito.
É preciso rever a nossa postura diante da verdade do Evangelho, é preciso revermos as nossas escolhas diante da Palavra de Jesus que está diante de nós. É preciso deixar sermos incomodados e deixar que a Palavra continue a nos incomodar para sairmos daquilo que nos escraviza: o egoísmo, o individualismo, a nossa maneira soberba, orgulhosa e vaidosa de viver.
Jesus veio para nos libertar, deixemo-nos ser libertos por Aquele que é nosso Salvador, para não nos opormos e querermos rejeitá-Lo do nosso meio.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário