segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 21,23-27 - 14/12/2020


A autoridade de Jesus vem pela vida

“Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?’” (Mateus 21,23).


Os sumos sacerdotes, anciãos do povo, autoridades religiosas da época de Jesus estão incomodados com a autoridade d’Ele. Eu nem diria preocupados, porque se estivessem preocupados, na verdade, procurariam ouvir Jesus, acolhê-Lo e entendê-Lo, mas como não O acolhem nem se abrem para Ele, eles na verdade ficam incomodados com a autoridade do Senhor.
Eles ficam incomodados porque não têm autoridade. Eles têm o conhecimento, a vivência religiosa da forma deles, mas não têm a autoridade da vida. Jesus fala com autoridade, mas não aquela que vem dos homens – nós, muitas vezes, nos prendemos às influências humanas, pois esta nos dá o poder sobre as coisas deste mundo.
Quem tem autoridade usa-a como quer, tornando-se uma pessoa que manda pela força do grito, porque tem a caneta na mão, porque pode fazer isso ou aquilo, mas essa é uma autoridade humana que logo passa.

É uma autoridade que testemunha o amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens

Às vezes, olho para os gritos autoritários do mundo, aqueles vividos em casas e famílias, vividos por autoridades públicas, e todas elas devem ser respeitadas no exercício da suas atividades. O que podemos pedir é que elas correspondam àquilo que de verdade são, para que vivam bem a autoridade do exemplo para cada um de nós.
A autoridade de Jesus não vem de um respeito humano, mas vem pela vida. Primeiro, ela nos é dada do Alto para proclamar, pregar, anunciar, curar, libertar, restaurar e, sobretudo, testemunhar o amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens.
Olhemos hoje para a autoridade de Jesus, a fim de que ela possa converter o nosso modo de sermos autoridade onde quer que estejamos. Que ninguém precise usar do autoritarismo nem do grito para conseguir o que quer, mas por uma comunhão com Deus, vivendo uma coerência de vida naquilo que faz e fala.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário