sexta-feira, 11 de setembro de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 6,39-42 – 11/09/2020


Conheçamos a nossa vida em primeiro lugar

“Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?” (Lucas 6,41).


Passamos boa parte da nossa vida cegos e, por isso, Jesus veio ao mundo como luz para tirar das trevas e da escuridão a vida de cada um de nós. Achamos que enxergamos, mas enxergamos muito mal, porque o fazemos sempre de acordo com os nossos interesses, e enxergamos aquilo que queremos.
Enxergamos a vida do outro, os defeitos do outro, os problemas do outro. Temos muitas coisas para falar da vida do outro, mas não enxergamos nós mesmos. Guiamos cegos e queremos ainda guiar, ensinar, orientar, direcionar a vida dos outros quando não conseguimos, muitas vezes, guiar a nossa própria vida.
Não percamos tempo, não percamos a vida na ilusão e na cegueira dos tempos. Vemos o cisco no olho do irmão e transformamos o cisco numa pedra, na maior coisa do mundo, mas não enxergamos a trave, porque a trave cega os olhos. Ou seja, não paramos para enxergar os nossos defeitos, limites, erros e falhas.

Temos muitas coisas para falar da vida dos outros, mas não enxergamos a nós mesmos

Quanta ilusão vivemos nesta vida, porque passamos boa parte sem nos enxergarmos. Somos movidos pelos nossos impulsos emocionais de cada momento. Se alguém nos provoca, somos movidos por aquela ebulição emocional, e vem uma série de coisas para falarmos, dizermos e julgarmos. Olha como fica a nossa cabeça pensando no que responder, dizer e julgar. E quando encontramos alguém para realmente “vomitarmos” o que queremos do outro, sentimo-nos compensados.
Ainda prefiro a tática evangélica de me perguntar a cada dia onde errei, falhei, onde preciso melhorar, como estou me posicionando, onde estou melhorando e onde estou parado. Tenho tanta coisa para ver em mim, para corrigir e controlar em mim, como quero agora controlar a vida de alguém? Julgar alguém se não sei me julgar com meu senso de julgamento? Pobre será de mim!
Convido você a não perder tempo. Gaste tudo o que você tem para não ser hipócrita nesta vida, gaste suas energias, seu tempo, sua disposição, o melhor do seu coração para se olhar no espelho a cada dia – espelho da alma e do coração.
Quem se dedica para se conhecer de verdade não tem tempo para falar, julgar nem condenar ninguém.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário