terça-feira, 26 de maio de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 17,1-11a – 26/05/2020


Unamos a nossa oração ao coração de Jesus

“Eu te peço por eles. Não te peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (João 17,9-11a).


Que beleza é olharmos a prece profunda da alma de Jesus! Aliás, a oração verdadeira é aquela que vem do fundo da alma, onde o coração coloca para fora todos os anseios que tem.
Quando olhamos a oração sacerdotal de Jesus, entramos nesse coração maravilhoso do Senhor, um coração que se imola, se entrega, pede, suplica, intercede e entrega tudo para o Pai. “Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”.
Que plena união de amor, testemunho de entrega e graça há na relação amorosa do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai. O Filho veio para cumprir a Sua missão e, neste mundo, recebeu os que eram Seus discípulos e seguidores.
Assim como Ele rezou pelo mundo por todas as situações, agora, Ele reza pelos Seus. “Pai, não estou pedindo pelo mundo. Estou pedindo por aqueles que Tu me deste, porque eles permanecem no mundo. Eu já não estou no mundo, mas peço por eles para que estejam em Ti”.

A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar pelos nossos

Jesus está se referindo a cada um de nós, porque Ele enfrentou o mundo, viveu no mundo, mas não se perdeu neste mundo, uma vez que, Ele não se perdeu, mas salvou aqueles que O seguiam, O ouviam, O amaram e depositaram n’Ele fé e esperança. Ele está pedindo para que não nos percamos.
Não podemos nos perder porque o mundo não é fácil; viver é uma graça e uma dádiva, mas perder-se neste mundo é a coisa mais comum e fácil de acontecer. Porque o mundo é complexo, difícil, cheio de artimanhas, manhas, maldades, crueldades, perversidades, enganos e ilusões, e é neste mundo que vivemos.
A oração de Jesus é como a oração de uma mãe, de um pai que tem um filho pequeno e, enquanto o mundo é apenas a família, é uma bênção, mas se esse filho cresce e vai para o mundo, já sabemos… Ore como Jesus orou porque sabemos que o mundo não é fácil. O mundo leva os nossos; quantos se perderam, se perdem e estão se perdendo porque o mundo os puxa, o mundo com a sua mentalidade, perversidade e enganos.
Peça por você e pelos seus. Rogue pelos seus filhos e irmãos. Unamo-nos à prece e ao coração de Jesus para orarmos uns pelos outros. Estou me unindo ao coração dos pais que oram e pedem pelos seus filhos, e essa tem de ser a nossa prece: que eles não se percam, que o mundo não os roube e os tire do amor de Deus que receberam. Pois o mundo é cruel, rouba e, por isso, precisamos pedir. Mais do que falar e apontar a maldade do mundo que não é desconhecida de ninguém. A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar e pedir que nenhum dos nossos se percam.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário