segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 3,22-30– 27/01/2020


Um reino dividido não se mantém

Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se” (Mc 3,23-25).


É preciso dizer, com toda propriedade, que a divisão é a ação diabólica no meio de nós. É a divisão que coloca as pessoas umas contra as outras. Veja que: a grande tática do mal é entre nós; é justamente fazer isto: nos colocarmos uns contra os outros. Porque o maligno é aquele que dividiu-se, separou-se, aquele que se opôs e se colocou contra Deus.
Ele não nos quer ser só contra Deus porque é uma tática muito velha, então, é mais fácil ele nos colocar uns contra os outros. Imagine uma casa dividida em que as pessoas só brigam, opõem-se, atacam-se, quem é que dá conta de viver numa casa dessa? Essa casa viraria um verdadeiro inferno! E o inferno é justamente isto, divisão; ele é essa cisão que coloca-nos uns contra os outros. Uma família dividida não persiste nem dura.
Não, não há problema nenhum em pensar diferente, ter opiniões diversas; não há problema nenhum em ser diferente do outro. O problema é o contrario, ou seja, é não saber acolher a diferença do outro, não saber compartilhar daquilo que o outro pensa diferente. Mas a tentativa de fazer que todos pensem como eu, que sejam como eu, que tenham a mesma cabeça que eu tenho não só empobrece o mundo, como também é uma visão egoísta, narcisista, egocêntrica e equivocada.

Trabalhemos não pela uniformidade, e sim pela unidade e espírito de concórdia

Não, não precisamos ter cabeças iguais! Nós não precisamos ter sentimentos iguais; o que precisamos é ter sentimentos de amor que respeita, acolhe e sabe conviver.
O fruto mais perverso da divisão é a intolerância, isso ocorre quando não toleramos o diferente, não sabemos amar o outro que até achamos ser errado. Mas, se queremos mudar a alguém, comecemos mudando a nós mesmos que nos fechamos, endurecemos, nos tornamos aquelas pessoas sectárias e só causamos divisões, briga, confusão. Isso acontece na família, na Igreja, na sociedade. 
Hoje, a manipulação terrível das redes sociais, dos instrumentos que as pessoas têm nas mãos, que deveriam ser usados para semear a boa semente, quantas vezes são usados, até na própria igreja, para semear a discórdia, divisão, separação; para colocar uns contra os outros; para levar um a falar mal do padre, do bispo, do irmão, da irmã.
Um reino dividido contra si mesmo não se mantém. O Reino de Deus não se mantém em nós porque nos dividimos e nos colocamos uns contra os outros.
Trabalhemos não pela uniformidade, e sim pela unidade, pelo espírito de concórdia e comunhão. Vivamos numa mesma casa, mesmo não tendo a mesma opinião.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário