terça-feira, 29 de outubro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 13,18-21 – 29/10/2019


O Reino de Deus acontece na simplicidade

A que é semelhante o Reino de Deus e com quem poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos” (Lucas 13,18-19).

Assim é o Reino dos Céus, um grão de mostarda, pequeno, insignificante, às vezes, sem importância, não visível a olho nu, precisa até se aproximar bem para enxergar o grão de mostarda.
Que beleza quando você joga a semente no campo, joga no seu jardim, cuida e cultiva. Aquele grão vai crescer, depois torna-se uma árvore, e as aves do céu podem depois até se alinhar nos seus ramos. Mas era pequena, insignificante e até desprezível.
Não despreze nada, não olhe as coisas como insignificantes e sem importância porque, às vezes, uma só palavra de Deus, vai ser determinante para mudar tantas coisas na nossa vida. Pode ser o encontro que não damos importância nenhuma, ou, em outras situações, é alguém que chega e fala conosco mas não damos importância para ele.
Deus usa das coisas pequenas para revelar as coisas grandiosas. É, por isso, que o seu Filho se fez pequeno, nasceu numa cidade pequena e insignificante, nasceu de forma insignificante, viveu numa cidade sem nenhum valor ou importância na sua época, e Jesus tornou-se essa árvore esplendorosa na qual todos nós nos colocamos nos seus ramos.
Essa árvore que é Jesus, nascida em nós como um grão de mostarda, é a árvore que sustenta toda a humanidade. É aquela árvore que foi pendurada na cruz, desprezada, maltratada, mal vista, mas a cruz se tornou a árvore salvadora do mundo inteiro.

Onde há simplicidade, encontramos com mais intensidade o Reino de Deus acontecendo

Não construamos o Reino de Deus com grandiosidade, mas como coisas pequenas, valorizando as pequenas coisas. Valorizando a palavra que é semeada agora, o trabalho daquele irmão, o empenho daquele outro, a dedicação que cada um faz da sua forma pequena e, muitas vezes, escondida, humilde, sem valorização nenhuma.
Vivemos num tempo onde o importante é o que é grande, o que é reconhecido e aplaudido. Hoje, as pessoas estão nas redes sociais procurando mais curtidas e seguidores. Outros, estão procurando mais aplausos e igrejas mais cheias.
Onde mais encontramos a Deus? Onde há mais simplicidade, mais pequenez, mais silêncio, mais insignificância e coisas sem importância, ali encontraremos com mais intensidade o Reino de Deus acontecendo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário