terça-feira, 28 de maio de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/05/2019

ANO C


Jo 16,12-15

Comentário do Evangelho

No Espírito Santo Jesus continua falar, ensinar e agir

As palavras de Jesus não se limitam ao tempo de sua vida terrestre. Sentado à direita do Pai e estando presente no meio de nós, o Ressuscitado continua a falar. É no Espírito Santo que ele fala, ensina e continua a agir.
No texto de hoje, o “Espírito da verdade” continua e prolonga na história a missão e a palavra de Jesus. O Espírito guia, isto é, é ele quem revela a verdade de Cristo, e faz vir à luz o sentido de suas palavras. Ele é guia porque remete o discípulo ao seu Senhor. Assim como Jesus, o som do Espírito que ressoa em toda terra é de Deus, fala do que tiver ouvido e abre a pessoa para o futuro (cf. v. 13). O Espírito Santo é fiel. Ele é portador não só da Palavra do Ressuscitado (cf. v. 14), mas também do mistério de Deus. Sua ação em nós conduz-nos ao conhecimento de Deus.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.
Fonte: Paulinas em 08/05/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre ensina que a Verdade que Ele veio anunciar é maior do que a nossa capacidade humana de compreendê-la. Por isto, devemos pedir e valorizar a presença do Espírito Santo em nós – único dom que precisamos para nos entregarmos de corpo e alma ao anúncio do Reino do Céu – missão da Igreja.
Fonte: Arqidiocese BH em 08/05/2013

VIVENDO A PALAVRA

Decorridos quase dois mil anos, ainda não somos capazes de compreender e suportar a totalidade da Mensagem de Jesus. Na verdade, nunca seremos, pois a Verdade nos transcende. A Mensagem de Jesus permanecerá sempre aberta ao novo e à criatividade. A cada releitura o Evangelho se mostra renovado, revigorado, atualizado e adequado às circunstâncias e aos ambientes que nos acolhem.

Reflexão

O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é também o Espírito da Verdade, que nos ensinará toda a verdade. A promessa da presença do Espírito Santo no meio de nós é a garantia da fidelidade da Igreja na busca da compreensão das verdades reveladas nas Sagradas Escrituras. É o Espírito Santo quem abre o coração e a mente de todos os fiéis para que possam compreender melhor as coisas do alto e assim possibilita a todos a melhor vivência da vontade do Pai. É pela ação do Espírito Santo que podemos reconhecer Jesus e glorificar o seu santo Nome.
Fonte: CNBB em 08/05/2013

Reflexão

Apreensivos e tristes com a notícia da imediata partida de Jesus, os apóstolos não têm cabeça para assimilar as “muitas coisas” que Jesus ainda tem para lhes comunicar. Jesus, entretanto, lhes assegura que o Espírito da Verdade irá esclarecendo, conforme as circunstâncias e necessidades, o que está para acontecer. O Espírito não apresentará coisas estranhas aos ensinamentos de Jesus; apenas transmitirá o que recebe de Jesus e do Pai: “Todas as coisas que o Pai tem são minhas”. O Espírito Santo glorificará Jesus, isto é, demonstrará que tudo o que Jesus ensinou e praticou são obras de Deus e que ele, Jesus, superada a humilhação da cruz, está junto do Pai. O Espírito Santo continua o projeto de Jesus na vida da Igreja e em nossa vida pessoal.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

O ESPÍRITO DA VERDADE

Por mais que Jesus houvesse instruído seus discípulos, a capacidade de compreensão deles era muito limitada. As verdades, que lhes foram reveladas, pressupunham um longo processo de assimilação e aprendizado. E Jesus não teve tempo de esperar a maturação do que fora plantado no coração dos discípulos.
A promessa de enviar o Espírito da Verdade visou dar continuidade ao processo de formação dos discípulos, iniciado por Jesus. O Espírito não lhes faria novas revelações, tão-somente os levaria a entender melhor, e de maneira sempre mais profunda, o que Jesus lhes havia transmitido. Atuaria como uma espécie de ressonância das palavras do Senhor, de forma a não caírem no esquecimento ou a serem incorretamente entendidas. Sua função era a de ser intermediário entre o Senhor e os discípulos. O Espírito da Verdade receberia do Senhor o que deveria comunicar aos discípulos. Não teria iniciativa própria. Seu agir deveria estar intrinsecamente ligado ao Senhor.
Os discípulos são instados a se deixarem instruir pelo Espírito. A pretensão de buscar, com as próprias forças, o conteúdo real das palavras do Senhor pode ter como efeito a deturpação da mensagem. A guia do Espírito é, para o discípulo, garantia de ser levado até aquele que é a Verdade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, que eu tenha suficiente humildade para me deixar guiar pelo Espírito que me conduzirá a ti, Verdade eterna.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. O PARÁCLITO GLORIFICA JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Um dos efeitos positivos da ação do Paráclito seria o de levar os discípulos a descobrirem a verdadeira identidade de Jesus, desfazendo as falsas idéias decorrentes da morte de cruz. Esta reduzira Jesus à extrema fraqueza e impotência, num quadro de humilhação. O Paráclito reverteria este quadro. Como Espírito da Verdade, ajudaria os discípulos a desfazer os equívocos em torno da pessoa de Jesus, revelando-lhes sua glória.
Ele ensinaria aos discípulos toda a verdade, possibilitando-lhes assumir uma postura realista em relação ao Mestre, não mais de desilusão, e sim, de esperança. As palavras deste Espírito ser-lhe-iam sugeridas pelo Pai. Bastava dar-lhe ouvido. Escutando-as, atentamente, os discípulos poderiam conhecer o que o Pai tinha a dizer em favor de Jesus. Aí estava a verdade!
O Paráclito lhes descortinaria, também, as coisas as realidades vindouras. O futuro não deve permanecer oculto para quem tem o Espírito Santo. Nisto ele glorifica Jesus, por mostrar que nem o egoísmo nem a maldade tem a palavra última sobre ser humano algum, muito menos sobre Jesus.
O discípulo não pode se enganar, quando contempla Jesus apresentado na fraqueza e na humilhação. Ao Paráclito, a tarefa de abrir-lhes os olhos para a verdade escondida no Crucificado, cuja glória esconde-se sob a cruz.
Oração
Espírito da Verdade permite-me reconhecer a glória de Jesus, para além da cruz e do sofrimento, instruindo-me com as palavras de meu Mestre e Senhor.
Fonte: NPD Brasil em 08/05/2013

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Atualizando o Anúncio de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Já imaginaram um site de notícias que só é atualizado de vez em quando ou nunca é atualizado? O segredo para se fazer sucesso é diariamente ter o site atualizado, o internauta entra uma vez, e ao perceber que as notícias são "velhas" nunca mais acessam. Algo parecido ocorre com a Palavra de Deus que Jesus nos trouxe, Ele é o Verbo Encarnado, como afirma São João, entretanto, Jesus de Nazaré viveu em um contexto histórico, religioso, político e social lá do Oriente Médio, diferente da Pós-modernidade de hoje, com o mundo globalizado.
Os problemas que enfrentou os desafios que teve de encarar, foram diferentes dos que hoje os cristãos do mundo inteiro enfrentam e além do mais, o Cristianismo naqueles primeiros tempos estava fechado em uma religião, e trazia uma identidade da tradição de Israel. Há muitos cristãos sonhadores que hoje se perguntam "O que será que Jesus faria em meu lugar nos dias de hoje, que ensinamentos daria, que orientações faria aos discípulos, que atitudes iria tomar..."
O evangelho de hoje responde direitinho essa questão, se o Jesus Histórico não está em nosso meio, o seu Espírito Santo, enviado pelo Pai está presente em sua Igreja e na vida dos que creem. Não se trata de um Espírito Mágico, monopólio de uma Religião ou Igreja, aprisionado em uma doutrina, e que de vez em quando faz revelações surpreendentes. Nem é preciso entrar em transe, para atingir o alfa como pensam alguns orientais.
A missão do Espírito é atualizar o Anúncio de Jesus com uma ação evangelizadora eficaz, que tenha força de tocar no coração das pessoas. Trata-se do mesmo Cristo, do mesmo evangelho, da mesma Verdade e da mesma Revelação, porém atualizada para os dias de hoje, pois nosso Deus não é igual aqueles Velhos Resmungões que fica choramingando pelos cantos, dizendo que no seu tempo as coisas eram melhores...
O Espírito renovador, santificador e restaurador, inspira os cristãos a como agir nos dias de hoje. Na comunidade apostólica o Espírito Santo recordou tudo o que Jesus ensinou, hoje ele nos recorda e vai mais longe: define uma autêntica prática cristã, para se fazer o anúncio e dar o testemunho, que é tão eficaz como o testemunho das primeiras comunidades. Porque muitas vezes imaginamos que o fervor cristão vai diminuindo com o passar do tempo, mas é o contrário, o Espírito Santo garante essa ebulição por todo o sempre. E assim, aos cristãos de cada tempo o Espírito se manifesta e atualiza a Santa Palavra anunciada, tornando-se sempre nova e restauradora, não permitindo que se torne uma Velharia do passado, mas algo muito atual, seja qual for o tempo em que se vive...

2. Não sois capazes de compreender
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Antes de partir, Jesus disse aos discípulos que havia ainda muitas coisas a lhes dizer, mas que eles não podiam compreender naquele momento. Jesus disse tudo o que eles precisavam ouvir e saber, mas muitas coisas iam além da capacidade histórica de compreensão dos seus seguidores. Era preciso dar tempo ao tempo. O Espírito Santo se encarregará de guiar os cristãos em toda a verdade. Ele é o Espírito da Verdade. Ele não falará por si mesmo, mas comunicará o que tiver ouvido. O Espírito anunciará o que recebeu do Pai e do Filho. A Terceira Pessoa da Trindade é Espírito, é vento, não se deixa pegar nem prender. Sopra onde quer. Sentimos sua presença, recebemos suas inspirações. Ele nos mergulha no mistério de Deus Uno e Trino. Ele caminha conosco ao ritmo da nossa história e faz com que a comunidade cristã vá compreendendo sempre mais o que Jesus ensinou e que os discípulos não foram capazes de entender naquele momento. Com o passar do tempo, refletindo, meditando, rezando e sobretudo vivendo, a comunidade de Jesus irá formulando, de forma humana, os ensinamentos recebidos e iluminados pelo Espírito. A palavra de Pedro e de seus sucessores, os pastores reunidos em Concílio, a inteligência dos teólogos, a vida de cada irmão e irmã nas comunidades, tudo será obra do Espírito que nos guia em toda verdade.

HOMILIA DIÁRIA


Postado por: homilia
maio 8th, 2013

“Quando porém vier o Espírito da verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade”.
Infelizmente, vivemos num mundo cercado de mentiras, de falsidades e hipocrisias, de coisas que parecem ser, mas não são. Nós nos cercamos de falsas verdades, mas, quando assumimos a vida no Espírito, percebemos que Ele é a verdade. Primeiro, porque, na vida d’Ele, não há lugar para a mentira nem para vida hipócrita; e esse mesmo Espírito nos dá conhecimento pleno do que é verdadeiro.
A primeira verdade que Ele nos dá a conhecer é o nosso interior, aquilo que somos de fato, da forma como somos conhecidos por Deus. Nós não nos conhecemos muito bem e, muitas vezes, vivemos de “fachadas” ou “maquiados”. Muitas vezes, aparentamos ser aquilo que não somos e, se realmente queremos transformação interior, cura e conversão em Deus, o que precisamos é nos conhecer no Espírito de Deus, pois Ele nos dá a graça de nos conhecermos como de fato somos.
Essa verdade não é para julgar nem condenar ninguém, mas, ao contrário, para nos revestirmos de uma caridade maior na convivência uns com os outros. Esse Espírito nos conduz à verdade plena que é o amor de Deus. É muito bom termos os conhecimentos científicos que o mundo da ciência nos proporciona, mas a verdade definitiva é aquela que está no coração de Deus. Ela não é contrária ao conhecimento científico, mas este não é pleno. O único conhecimento pleno, a única verdade plena que existe é Deus e, por esse motivo, devemos mergulhar mais e mais a nossa vida em Deus para estarmos na verdade e para permanecermos nela.
Que o Espírito da verdade venha em nosso socorro!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 08/05/2013

Oração Final
Pai Santo, envia sobre a tua Igreja e sobre cada um de nós o teu Espírito, para que possamos discernir a Verdade do teu Reino de Amor, o Caminho para encontrá-la e a Vida que nos é oferecida pelo seguimento do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/05/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, envia o teu Espírito à Igreja e nos ilumina com tua Luz para que, mergulhando nas palavras históricas de Jesus, nós percebamos o sentido que elas assumiriam se fossem ditas pelo Mestre nas situações em que vivemos hoje. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário