quinta-feira, 29 de novembro de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA DEZEMBRO DE 2018



Intenção

Pela evangelização: AO SERVIÇO DA FÉ

Para que as pessoas comprometidas com o serviço da transmissão da fé encontrem uma linguagem adaptada aos nossos dias no diálogo com as culturas.

Reflexão

Nesta época natalícia, somos constantemente colocados diante da questão da perda do sentido original do Natal, que é o nascimento de Jesus. Este tempo vai passando a ser celebrado como a festa dos presentes, da família, marcada por uma maior atenção à partilha e à generosidade, ficando relegada para segundo plano a dimensão religiosa desta festa.
Esta dessacralização do Natal é, certamente, um reflexo da secularização da nossa sociedade e da cultura. Sem entrar em saudosismos ou lamentações, devemos deixar-nos questionar sobre isto: o que, da nossa parte, aconteceu para que o nascimento de Jesus seja um apêndice desta festa e não o seu centro. Mesmo para nós, católicos, na educação das gerações mais jovens, na qual pouca ou nenhuma referência se faz ao Cristianismo, perguntamo-nos se, verdadeiramente, aquilo que propomos em primeiro lugar é a celebração da enorme maravilha de Deus Se ter feito um de nós, despojando-Se de Si mesmo, assumindo a pobreza da nossa carne e o inóspito dos nossos lugares. Nas nossas casas, durante o Advento e o Natal, o presépio é o centro do nosso lar? Ou é a árvore com os sapatinhos à espera das prendas?
O modo como hoje se faz a celebração do Natal é uma provocação que o Papa Francisco faz na sua intenção deste mês. Teremos perdido a capacidade de transmitir a fé numa linguagem adaptada aos nossos dias? No contexto tão complexo em que vivemos, de sobreabundância de informação, de excesso de estímulos e, paradoxalmente, de um consumismo absurdo, a imagem de Deus feito homem num menino, nascido num estábulo, parece ter pouca relevância. Neste mês, poderá ser um bom desafio se, nas nossas famílias, ambientes de trabalho, na escola, pudermos, de forma criativa, falar do nascimento de Jesus, de como isso nos transforma a vida. Sobretudo, mostrar com a nossa vida, essa sim, sempre eloquente, que aquilo que acreditamos é aquilo que vivemos.

Oração

Senhor Jesus,
enviaste os teus discípulos
para anunciarem a Boa Nova
Desde sempre que a missão do anúncio da fé
a todos os lugares do mundo.
encontrou diferentes línguas, tempos e culturas
soubeste inspirar tantos evangelizadores
e, através do teu Espírito,
a transmitir a fé de modo que todos pudessem aprender.
têm a missão de Te anunciar.
Hoje, Senhor, peço-Te por todos
os que, no contexto em que vivem,
Que saibam, através das suas palavras e obras,
ser testemunhas do teu amor.

Pai-Nosso...

Desafios

- Na própria comunidade, ter algum tempo de reflexão sobre o modo como se tem transmitido a fé, nas suas linguagens, pedagogias, sobretudo às gerações mais jovens.
- Na comunidade paroquial, preparar bem o Natal, com bons tempos de formação, celebrações que ajudem os cristãos a viver centrados no mais essencial deste tempo.
- Com os mais novos, explicar, de forma criativa, a história do nascimento de Jesus, a importância e sentido do presépio, e ter momentos em família para experimentar a presença de Jesus menino em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário