segunda-feira, 2 de julho de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JULHO DE 2018



Intenção

Pela evangelização: Os sacerdotes na sua missão pastoral

Para que os sacerdotes que vivem o seu trabalho pastoral com dificuldade e na solidão se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos.
Oração

Senhor Jesus,
Na tua imensa bondade,
quiseste chamar homens de coração generoso
para serem operários da tua messe.
Agradeço-Te os exemplos de homens livres e entregues ao serviço das suas comunidades,
que são também exemplos vivos dos valores do Evangelho.
Peço-te especialmente pelos sacerdotes que vivem maiores dificuldades,
a solidão, o cansaço e o desânimo,
para que Tu sejas a sua força
e que cada cristão possa sentir-se chamado a ser companheiro de viagem do seu pastor.
Pai-Nosso...

Desafios

– Rezar pelos sacerdotes, sobretudo pelos que estão mais sós ou desanimados, usando, por exemplo, a proposta que a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal está a propor no seu site e Redes Sociais.
– Perguntar ao pároco, ou responsável da sua comunidade, se está bem, se precisa de alguma ajuda, afirmando a proximidade e interesse pela sua pessoa e missão.
– Se é sacerdote ou religioso, perguntar-se se verdadeiramente o Senhor é a fonte da paz e da esperança. E dispor-se a procurar ajuda espiritual, se necessário.

Passo a Rezar


Reflexão

Neste mês de julho, o Papa Francisco propõe a toda a Igreja a oração e a ação pelos sacerdotes. Recorda especialmente aqueles que vivem com dificuldade e solidão a sua missão pastoral. Ter este tema como objeto de atenção espiritual e humana abre a duas atitudes interiores a ter ao longo do mês.
A primeira é que cada um é convidado a dar-se conta que o sacerdote, como ser humano, tem as suas dificuldades e fragilidades. E, tal como acontece com outras relações, teremos que ter sempre presente algo essencial, quando nos deparamos com alguém: esta pessoa é amada por Deus e busca, como pode e com sinceridade, corresponder aos apelos do bem na sua vida, fazer o mundo melhor, tornar as pessoas mais felizes à sua volta. Pode não o conseguir realizar, pelos motivos que forem, mas é bom pensar se o nosso primeiro olhar sobre uma pessoa tem esta generosidade. É esta a primeira atitude: o sacerdote deseja com sinceridade ser fiel a Deus e à Igreja e cumprir o melhor possível a missão que lhe é dada e o cuidado dos que lhe são confiados.
Em segundo lugar, todas as vidas têm as suas dificuldades e solidões, que necessitam ser partilhadas, ajudadas, amparadas. Nas famílias, nos grupos de amigos, é essencial o espaço de partilha, de desabafo, de entreajuda. No caso dos sacerdotes, sobretudo se desenvolve o seu ministério em lugares isolados, estes espaços não surgem com facilidade. Nesses casos, torna-se mais urgente uma segunda atitude: rezar pelo sacerdote, estar disponível para o ajudar, interessar-se por ele, mostrar que a comunidade que ele serve reconhece e estima o seu pastor. E, porque não, recordar-lhe que precisam do seu sacerdote como homem de fé, de oração, um verdadeiro exemplo de Jesus. Esta proximidade entre o pastor e o seu rebanho pode ser um verdadeiro momento de graça para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário