sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/12/2016

Ano A


Mt 17,10-13

Comentário do Evangelho

A rejeição e morte de João são a prefiguração da rejeição e morte de Jesus

Nosso texto do evangelho de hoje é a sequência do relato da transfiguração (Mt 17,1-8). Tendo contemplado Elias com Moisés (cf. v. 3), os discípulos se perguntam sobre o retorno de Elias (cf. v. 10). A subtração surpreendente do profeta Elias numa carruagem de fogo dará lugar a uma crença popular segundo a qual a sua volta precederia a vinda do Messias: “E eu vos enviarei o profeta Elias, antes que chegue o dia do Senhor, grande e terrível: ele reconciliará pais com filhos, filhos com pais, e assim eu não virei para exterminar a terra” (Ml 3,23-24; Eclo 48,10). Se Elias não voltou, segundo esta crença, Jesus não é o Messias. Mas Jesus responde: “Elias já veio, e não o reconheceram” (v. 12). Jesus identifica a missão de João Batista com a do profeta Elias (cf. v. 13); João Batista não só foi rejeitado, mas maltratado e morto (cf. Mt 14,3-12; Mc 6,17-29; Lc 3,19-20). A rejeição e morte de João são a prefiguração da rejeição e morte de Jesus: “Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles” (v. 12).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, desfaze tudo quanto me impede de reconhecer em teu Filho Jesus, despojado de qualquer ambição mundana, a manifestação de teu amor pela humanidade.
Fonte: Paulinas em 14/12/2013

Vivendo a Palavra

A tradição em Israel afirmava que antes da chegada do Messias viria um Precursor – simbolizado na figura de Elias. Jesus revela que João Batista, vivendo o papel de testemunha do Cristo e O precedendo, fora o Elias esperado. Para nós fica o alerta: não esperemos novos sinais, pois Jesus de Nazaré é o Cristo, Unigênito do Pai, a Palavra Criadora Encarnada.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/12/2013

Vivendo a Palavra

Jesus falava aos seus discípulos sobre João, que viera ‘revestido com o espírito e o poder de Elias, para converter os corações’. Mas fala também conosco, hoje, para que estejamos atentos aos sinais dos tempos – os profetas dos nossos dias – para prepararmos o caminho do Senhor que vem, buscando a sabedoria dos justos e a paz dos simples.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para Deus. Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus. Neste sentido, João Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=10

Recadinho

O tempo que antecede o Natal é propício para que nós, também, estejamos de coração aberto a fim de que aconteçam em nós as grandes transformações que Deus quer operar na nossa vida. Estou atento a isso? Que tipo de presente vou poder dar a Deus? - João Batista anunciou e testemunhou a presença de Deus. Faço o mesmo? João Batista preparou os caminhos do Senhor. Posso fazer alguma coisa por alguém que precisa conhecer melhor os caminhos de Deus? Nossa Senhora está presente em sua caminhada para o Natal?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 14/12/2013

Meditando o evangelho

A PROFECIA REALIZADA

A figura do profeta Elias povoava o imaginário messiânico do povo. Pelo fato de ter sido arrebatado aos céus, acreditava-se que ele haveria de voltar no final dos tempos, como precursor da era messiânica. No profeta Malaquias encontramos uma referência a esta crença, onde o Senhor promete: "Eis que vou enviar-vos Elias, o profeta, antes que chegue o dia do Senhor, grande e terrível".
Os inimigos de Jesus suspeitavam de sua condição messiânica, dentre outras coisas, porque Elias ainda não havia feito sua aparição na história humana. Ou seja, a profecia a respeito de sua volta devia ainda se realizar.
Jesus deu-se ao trabalho de esclarecer esta questão. Por um lado, aceitou a tradição da volta de Elias, com a missão de predispor as pessoas para acolherem o Messias vindouro. Por outro, identificou João Batista com o Elias esperado. É evidente que não pensava ser João Batista uma espécie de reencarnação de Elias, mas que tinha realizado a missão atribuída a Elias. De fato, tanto sua figura austera quanto sua pregação faziam lembrar o antigo profeta. Além disso, João tinha consciência de estar a serviço de outrem, e não se arvorava em Messias. Sua pregação apontava para alguém maior do que ele, que estava para vir. Exatamente como deveria fazer Elias. E este alguém era Jesus!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que nos prepara para acolher o Messias, faze-me atento à pregação de João Batista que nos predispõe para receber o Messias que vem.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-10

Oração Final
Pai Santo, nós desejamos voltar à pureza da criança que existe em nós para enxergar Tua presença nas coisas simples da vida. Queremos acolher essa presença amiga e anunciá-la aos irmãos nesta maravilhosa caminhada que fazemos de retorno ao Teu aconchego misericordioso. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário