terça-feira, 6 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/12/2016

Ano A


Mt 11,28-30

Comentário do Evangelho

Jesus é o sábio que atrai todos a si pois sua Lei é o amor.

Este breve trecho do evangelho está inspirado em Eclo 24,19-21. O sábio é aquele que atrai todos a si para instruí-los na Lei do Senhor. Na tradição bíblica, o “jugo”, entre vários significados, sobretudo nos profetas, se refere à Lei (Jr 2,20; 5,5). No capítulo 23 de Mateus, que, em grande parte, é uma crítica aos escribas e fariseus, Jesus diz que pela visão distorcida da Lei eles amarram fardos pesados sobre os ombros dos outros, fardo que, para si, eles não assumem (23,4). Nisso consiste também a hipocrisia deles. A Lei foi dada por Deus ao seu povo para preservar a vida e a liberdade (Dt 30,16). Ela é um caminho para não se cair na escravidão e para se libertar da mentalidade de escravo. Ora, há um modo de interpretar a lei e de exigir que seja posta em prática, representado pelos escribas e fariseus, que tira o ânimo de viver e que, portanto, contraria a finalidade do dom de Deus ao seu povo. Jesus é o sábio que atrai todos a si e cuja Lei é leve e alivia, porque é a Lei do amor; a Lei em que o amor e a misericórdia precedem tudo. O amor, dizemos, é a força da vida; está na origem da vida humana e faz viver. No amor não há “peso”, rancor ou temor.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!
Fonte: Paulinas em 17/07/2014

Vivendo a Palavra

Jesus nos ensina o jeito de ser Igreja: devemos nos abrir e convidar os irmãos que estiverem cansados, para que venham a nós. E nós os acolheremos sem cobranças, sem julgamentos e sem culpas, com a alegria própria de quem recebeu a Graça do Pai e deseja partilhá-la com todos.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/07/2014

Vivendo a Palavra

Um convite imperdível, mas que não poucas vezes nós recusamos: ir a Jesus e nos entregarmos desarmados e confiantes aos seus cuidados nos momentos de nossos cansaços e dificuldades existenciais. Lembremos sempre: seu fardo é leve e a sua carga é suave.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=7

Recadinho

Você procura se lembrar sempre de que quem segue a Jesus recebe muita recompensa já neste mundo? - A vida é dura, sabemos. Mas você procura se conscientizar sempre de que Jesus nos alertou e muito sobre isso? - Considera sempre a dureza da vida oferecida por amor como uma fonte de bênçãos? - Procura se lembrar sempre de que esta vida é apenas uma passagem para o Reino de Deus? - Pede sempre forças a Deus para prosseguir na caminhada?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 17/07/2014

Meditando o evangelho

VENHAM A MIM!

A presença de Jesus na História visa a libertação do ser humano de toda sorte de escravidão. "Penar e carregar o fardo" apontam para a situação difícil do povo mais pobre, subjugado pela prepotência dos grandes, seja em nível sociopolítico seja em nível religioso. Jesus propôs-se a tirar-lhe dos ombros esta carga pesada. Como?
Em primeiro lugar, mostrando-se manso e humilde de coração, cheio de misericórdia para quem era vítima da opressão. Diferentemente dos prepotentes, sabia compadecer-se dos pequeninos, fazendo-se solidário com eles.
Em segundo lugar, recusando-se a multiplicar normas religiosas. Pelo contrário, reduzindo tudo ao essencial: amor e misericórdia. A religião, neste caso, torna-se prazeirosa, por respeitar a liberdade e ser humanizadora. Portanto, suave de ser vivida, leve de ser praticada.
Em terceiro lugar, a proposta de Jesus supõe um ato da liberdade, sem se impôr, à revelia do ser humano. Comporta uma adesão pessoal a ele. Desta forma, a prática religiosa não será mera exterioridade. Antes, será expressão de sua convicção mais profunda.
Convocando os pobres e humildes para se acercarem dele, Jesus lhes abre uma perspectiva nova de vida, fundada no amor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que leva a Jesus, faze-me atender ao apelo de quem pode, por meio da mansidão e da humildade de coração, libertar-me de toda espécie de escravidão.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-07

Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pelo Dom maior que nos ofereces – o teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano em Jesus de Nazaré. Queremos seguir os seus passos nesta caminhada de volta ao nosso saudoso Lar Paterno, a tua Morada Santa, vivendo fraternalmente com os peregrinos que colocaste ao nosso lado.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário