segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/12/2016

Ano A


Mt 18,12-14

Comentário do Evangelho

Perdão mútuo

Nosso texto é parte do discurso eclesiológico. Um dos elementos fundamentais deste discurso é o perdão mútuo. A comunidade eclesial deve ser caracterizada pela reconciliação e pela preocupação com o outro. A parábola da ovelha perdida e reencontrada, utilizada em Lucas (Lc 15) para responder às objeções dos escribas e fariseus, é, aqui, usada para promover o interesse em resgatar os que se distanciaram da comunidade, pois “o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos” (v. 14). A vontade de Deus é prioridade na vida dos cristãos: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor!’, entrará no Reino dos céus, mas o que faz a vontade do meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu te dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.
Fonte: Paulinas em 10/12/2013

Vivendo a Palavra

Nós somos tentados a nos incluir entre as noventa e nove ovelhas. Entretanto, só sentiremos o valor dessa parábola colocando-nos no nosso verdadeiro lugar – somos a ovelha que se perde. Aí nós nos sentiremos amados pelo Pastor e a razão para sua alegria quando voltarmos ao rebanho.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/12/2013

Vivendo a Palavra

Jesus aponta o ideal para seus seguidores: a simplicidade das crianças. Não poucas vezes, tomados das melhores intenções, nós nos afastamos dessa meta, buscando aprofundar conhecimentos, colecionar títulos acadêmicos, enfim, a ‘sabedoria’ do mundo. É hora de nos tornarmos mais simples...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Os tempos messiânicos são os tempos de misericórdia de Deus, de restauração da união entre o céu e a terra, tempos em que todos os que não estão participando ativamente do Reino de Deus são convidados a voltar e a viver a vida de amizade e intimidade com Deus. A vinda de Jesus ao mundo é a grande manifestação do Deus que ama todas as pessoas e vem ao seu encontro. Se a partir do pecado nos afastamos de Deus e do seu amor, a misericórdia de Deus vem ao nosso encontro de modo que, restaurados pela graça, não nos percamos, mas participemos da plenitude da vida divina.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=6

Recadinho

Em menor ou maior grau, na verdade, todos nós, em algum momento, somos ovelhas desgarradas, necessitadas de salvação e de abrigo em consequência de nossas faltas. Já ocorreu algo semelhante em sua vida? - Em que sentido Deus é misericordioso para comigo? - Compreendo que, mesmo que eu relaxe um pouco, Deus estará sempre de braços abertos para me acolher? Posso fazer alguma coisa por quem se desgarra do rebanho de Cristo? - Procuro ter sempre em mente que minha primeira tarefa deve ser o testemunho de vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 10/12/2013

Meditando o evangelho

UMA ORIENTAÇÃO PASTORAL

Jesus transmitiu aos discípulos o mesmo amor zeloso que ele nutria pela humanidade. Seu coração era particularmente sensível em relação aos pequeninos e pecadores, ou seja, os mais vulneráveis diante da intransigência dos líderes religiosos.
A orientação pastoral que o Mestre dava aos discípulos era lapidar: "A vontade do Pai celeste é que nem um só destes pequeninos se perca". Por conseguinte, a missão dos apóstolos consistiria em ir buscar os afastados para reconduzi-los à comunhão com Deus, incentivá-los a perseverar nos caminhos do Pai e manifestar-lhes o amor divino.
Estavam proibidos de se arvorar em juízes dos pecadores e dos pequeninos, dando-se o direito de condená-los, impiedosamente. E mais, nada de desesperar-se, como se o caso estivesse perdido, sem solução.
É grande a confiança de Jesus no ser humano, na sua capacidade de dar novo rumo à vida, de voltar à comunhão com Deus. O Filho vive em total sintonia com o pensamento do Pai. E age desta forma porque o Pai assim o quer.
Quem tem a tarefa de continuar a missão de Jesus deve levar a sério sua orientação. Daí a importância de ser compassivo com os pequeninos e pecadores, de forma a reconduzi-los para o Pai.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de amor zeloso pela humanidade, dá-me um coração compassivo em relação aos que se colocaram à margem da salvação, buscando-os, para trazê-los para junto do Pai.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-06

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender e seguir o caminho indicado por Jesus. Que nós aceitemos carinhosamente as crianças, conscientes que aprendemos com elas lições de vida e a sabedoria da entrega generosa e gratuita a Ti, Pai amado. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário