domingo, 18 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 19/12/2016

Ano A


Lc 1,5-25

Comentário do Evangelho

Fidelidade de Deus

Na apresentação dos pais de João Batista, Lucas nos diz que ambos eram justos e seguiam em tudo os mandamentos e os preceitos, mas não tinham filho. Tal estado de coisas contradiz a promessa de bênção de Dt 28,1-14, para aqueles que cumprem fielmente todos os mandamentos. Entre as bênçãos figura o fruto do ventre (cf. Dt 28,4) que será abundante (cf. Dt 28,11). O anúncio do anjo a Zacarias e a realização deste anúncio (cf. Lc 1,24-25) são a revelação da fidelidade de Deus: o que Deus diz, Deus faz.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, atendendo à oração de Zacarias, manifestaste tua misericórdia para com o justo sofredor. Sê também benévolo diante das nossas angústias.
Fonte: Paulinas em 19/12/2013

Vivendo a Palavra

Aproximando-nos do Natal do Senhor, contemplamos a concepção de João, o Precursor. Os justos Zacarias e Isabel, já idosos, são agraciados com o filho que já não esperavam. O Evangelho ensina que o Tempo do Senhor não é como o nosso tempo e nos encoraja a esperar sempre e continuar esperando...
Fonte: Arquidiocese BH em 19/12/2013

Vivendo a Palavra

Zacarias nos mostra, pelo menos, duas limitações humanas que são comuns nos tempos atuais: a incredulidade (que originou sua mudez) e o temor, que levou o Anjo Gabriel a animá-lo: “Não tenha medo, Zacarias!” No Evangelho, Jesus também nos exorta muitas vezes: “Não tenham medo!”
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A Bíblia nos apresenta alguns casos em que mulheres que não poderiam ter filhos ficaram grávidas. Podemos citar alguns exemplos: Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaac; a esposa de Manué, que era estéril e deu à luz Sansão; Ana , esposa de Elcana, que era estéril e deu à luz Samuel; e Isabel, esposa de Zacarias, que deu à luz João Batista. Cada vez que uma mulher estéril fica grávida, alguma coisa importante vai acontecer. Com Isaac, a formação do povo de Israel, com Sansão, a derrota dos filisteus, que permitiu a permanência do povo de Israel na Terra Prometida, com Samuel, a formação do Reino de Israel e com João Batista, a chegada da plenitude dos tempos.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=19

Recadinho

Deus precisou de alguém para anunciar a vinda do Messias. Faço a minha parte para anunciá-lo ao meu próximo? Peço as luzes do Espírito Santo para entender o que Deus espera de mim? - Sirvo-me da vida de comunidade para colaborar na evangelização? Rezo pedindo a ajuda de Deus para cumprir minha missão? - Procuro silenciar meu coração de vez em quando para que Deus possa agir nele?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 19/12/2013

Meditando o evangelho

A ORAÇÃO ATENDIDA

Zacarias serviu-se da ocasião oferecida pelo serviço sacerdotal desempenhado no templo de Jerusalém para abrir seu coração a Deus, confessando-lhe a angústia de morrer sem deixar descendência. Sendo ele e sua mulher de idade avançada, com o agravante da esterilidade de Isabel, seria ingênuo imaginar que alguma novidade pudesse acontecer. Restava-lhes somente conformar-se com o opróbrio que lhes competia suportar.
O sofrimento do casal Zacarias e Isabel tinha tudo a ver com o sofrimento do justo. Ambos eram irrepreensíveis na sua conduta religiosa. Nem um só mandamento ou preceito escapava de seu empenho de fidelidade a Deus. Por que, então, se abatera sobre eles a maldição de estarem fadados a morrer sem deixar descendência?
A oração do justo, feita do mais profundo de sua dor, foi devidamente ouvida por Deus. O anjo do Senhor anuncia a Zacarias o nascimento de um filho, ao qual será dado o nome de João. Repleto do Espírito Santo, ser-lhe-ia confiada uma missão grandiosa: reconduzir os filhos de Israel para Deus, de modo a prepará-lo para acolher a salvação que Deus reservara à humanidade, por meio de seu Messias.
A superação da ignomínia dos justos – Zacarias e Isabel – foi além de suas expectativas. A misericórdia que lhes fora manifestada era um aspecto da benevolência mais ampla que o Pai reservara a toda a humanidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, atendendo à oração de Zacarias, manifestaste tua misericórdia para com o justo sofredor. Sê também benévolo diante das nossas angústias.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-19

Oração Final
Pai Santo, que mostraste teu Amor transformando a História dos Homens em História da Salvação, permite-nos participar dessa mesma História com alegria e gratidão, cumprindo Tua Vontade e seguindo Jesus – Caminho, Verdade e Vida –, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário