domingo, 27 de novembro de 2016

LEITURA ORANTE DO DIA 27/11/2016



LEITURA ORANTE

Mt 24,37-44 - 1º Domingo do Advento - Vigiar e ser fiel


Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente
virtual. Rezamos ao terminar um Ano Litúrgico e iniciar outro, nossa oração de agradecimento.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Nós te agradecemos
porque tu és o Senhor, nosso Deus,
e o Deus de nossos pais.
Nós te agradecemos por nossa vida
entregue em tuas mãos,
por nossas almas confiadas a ti,
pelos prodígios que dia após dia operas em nós,
pelas coisas maravilhosas e pelas obras de bondade
que realizas em cada tempo, à tarde, de manhã e ao meio-dia.
(oração judaica)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Mt 24,37-44.
A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.
- Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.
Refletindo
Jesus fala de vigiar e ser fiel ao Projeto de Deus. Sobre a fidelidade, como exigência para o discípulo de Jesus, também os bispos falaram, em AparecidaNossa fidelidade ao Evangelho, exige que proclamemos a verdade sobre o ser humano e sobre a dignidade de toda pessoa humana em todos os espaços públicos e privados do mundo de hoje e a partir de todas as instâncias da vida e da missão da Igreja."(DAp 390).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos a vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf.Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação!”(DAp 351).
E eu me interrogo:
no exercício da minha liberdade, acolho a vida nova?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração
Senhor Jesus Cristo,
viestes até nós
para levar à plenitude
a obra da criação.
Concedei à vossa Igreja
a graça de contribuir
para que todas as pessoas
vivam de acordo
com os valores do Evangelho
e participem da vossa missão.
Vós que sois Deus com o Pai,
na unidade do Espírito Santo.
Am.



4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. Terei no coração a esperança de que Deus vem a nós a cada instante.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso
 Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir.Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

Leitura Orante
27º domingo do tempo comum, domingo 02 de outubro de 2016


ADVENTO: modo criativo de esperar

“Por isso, ficai de prontidão! Porque, na hora que menos pensais
o Filho do Homem há de vir.” (Mt 24,44)

Texto Bíblico: Mt 24,37-44

1 – O que diz o texto?

Estamos no tempo litúrgico da espera, que nos motiva a esperar, mas a esperar com esperança, sabendo a Quem esperamos; mais ainda, sabemos que, Aquele que esperamos, já chegou, que já está entre nós, que as promessas esperadas já estão cumpridas. Deus vem a nós e a nossa espera ativa é a nossa maneira de ir até Ele. Aquele que esperamos já está presente, dando um sentido de eternidade à nossa espera.
Advento é tempo propício para ampliar a visão. Deus não criou as fronteiras; podemos olhar mais além, lançar por terra os limites inventados, desfazer os muros que nos mantém numa vida normótica e repetitiva.
A espera vigilante pede um olhar de longo alcance e, ao mesmo tempo, um olhar que capta os pequenos sinais da Presença d’Aquele que sempre está vindo, no cotidiano da vida.
Na espera corremos dois riscos: fixar-nos somente no horizonte e aguardar vindas extraordinárias, fora do normal... desviando o nosso olhar das vindas d’Aquele que se faz presente na simplicidade da vida.
Outro risco é ter uma visão atrofiada, limitada ao cotidiano da vida e perdendo-nos na confusão de sinais e vozes que daí brotam.
É preciso integrar os dois movimentos.
É preciso ter um horizonte de sentido que nos ajude a discernir e distinguir tais sinais.
Do cotidiano aos largos horizontes (amplitude de visão e de vida) e dos largos horizontes ao cotidiano (dar sentido ao nosso chão cotidiano).
“Não ter medo do máximo e caber no mínimo: isso é divino”.
Advento quer abrir uma brecha naquilo que já conhecemos e sabemos para preparar-nos para receber a força incomparável de uma alegria que quer alcançar nossas vidas.
Esperar nos faz assumir a atitude de sentinelas que, numa posição elevada, é capaz de ler a realidade, vislumbrar o novo e assumir atitudes coerentes.
É de dentro das circunstâncias que atravessamos que Deus não cessa de nos buscar e de nos surpreender.

2 – O que o texto diz para mim?

O convite de Jesus a viver vigilante é um chamado a refazer a minha leitura dos acontecimentos, a aprender a lê-los a partir do amor que quer abrir passagem em mim.
Às vezes espero sem saber muito bem o quê ou quem espero, como os dois personagens do filme “Esperando Godot”, que nunca souberam a quem esperavam, nem por que esperavam, nem se, efetivamente, chegaria o esperado Godot.
Outras vezes, a espera se vê realizada, mas o resultado da mesma é tão pífio, tão frustrante, que os “esperantes” terminam por pensar se valeu a pena tanta mobilização. Existem também esperas doentias, que provocam ansiedade, medo e que paralisa; espera centrada em si mesma.
Não estou simplesmente “esperando Godot” para entreter o tempo e a vida. A espera não se reduz à espera mesma: ela tem conteúdo. O Salvador não cessou de vir; vem diariamente a meu mundo (família, trabalho, relações, descanso...), vem para dar à minha vida a profundidade e largura de seu amor, para que a Criação inteira recupere a beleza, a harmonia e a liberdade que desfrutava quando saiu das mãos do Criador.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

Advento despertar para se fazer presente Àquele que está sempre presente.
Esperar é “estar acordada”, no sentido de estar atenta e também no sentido musical de “estar afinada”, sintonizada com a Presença que se “desvela” sempre inesperada, surpreendente e provocativa.
Como ser humana, fui feita para esperar: esperar um filho, esperar um trabalho, esperar o resultado de um exame médico, esperar que as coisas melhorem, esperar que saia o sol… Trata-se de uma sucessão interminável de esperas, algumas vezes infrutíferas, indesejadas e angustiosas, outras vezes surpreendentes, plenificantes…
A maneira de me situar na vida muda quando ansiosamente espero Alguém: meu coração se dilata e a vida se torna mais leve. Aquele que esteve, está e estará sempre presente, não vem para complicar minha vida.
O “que” ou “quem” espero?
Se não sei o que espero, a vida perde sabor e sentido; quem não espera, não busca, não amadurece. No supermercado da vida há muitas ofertas que pretendem preencher o vazio da espera, mas não tem consistência, não me sacia não me preenche, e não me indica um horizonte de sentido.
O maior inimigo da espera é a dispersão, ou seja, apego ao imediato e à rotina da vida: “comer, beber, casar... como nos tempos de Noé”, Viver em tempos de dispersão, cativados pela mídia, pelas ofertas alucinantes... Isso corrói a minha interioridade, minha visão se atrofia e o horizonte fica obscurecido.
A espera vigilante implica ampliar o olhar para além dos meus pequenos interesses.

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Em cada ano, no tempo do Advento, a liturgia da Igreja me mobiliza a esperar. Nem sempre caio na conta que tenho a Quem esperar. Então, me disperso “esperando algo”, vivendo a lenta e inevitável fila das esperas.
Esperar, para quê? a quem? de onde nasce a necessidade de esperar?
Senhor, vivo em um tempo carregado de “pressas” que me mantém tensa; quero resultados imediatos e me angustio na impaciência.
Mas a vida cristã precisa de muito Advento, muita espera e paciência. No interior de minhas entranhas brota uma voz serena: “Dá prá esperar?”
Só quem é movido a “sentir o tempo” de modo novo pode habitá-lo com intensidade em todas as etapas da vida.
Cada momento esconde sua pérola e é muito instigante poder descobri-la.
A vida cristã é uma vida de espera, mas se trata de uma espera carregada de esperança.
Esperar é uma forma de viver, um hábito de vida. Eu sou o que espero.
“Só quem espera pode ver”.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

Esperar, me faz criativa, intuitiva, sonhadora...
Esperar, me faz sair de mim mesma, abrir-me à realidade que me cerca e crescer em comunhão com tantos que me esperam.
Esperar, me descentra.
“Diga-me o que você espera e vou lhe dizer quem você é”.
A espera revela minha identidade, aponta para onde está meu coração.
Para dar lugar Àquele que vem sem cessar, é preciso alargar espaço em minha vida, expandir meu coração, aliviar minhas agendas e realizar gestos de serviço que me faz crescer em comunhão.
A espera de Alguém desperta minha sensibilidade para perceber que Aquele que espero já está presente; eu é que estou cega e surda aos sinais e vozes de sua presença.

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Mt 24,37-44
Pe. Adroaldo Palaoro, sj – reflexão do Evangelho
Desenho: Osmar Koxne

Sugestão:
Música: Oh! Vem, Senhor – fx 03 (02:34)
Autor e Intérprete: Zé VicenteCD: Festa dos pequenos
Gravadora: Paulinas Comep

http://www.nospassosdepaulo.com.br/2016/11/leitura-orante-1-domingo-do-advento-27.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário