quarta-feira, 9 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/11/2016

Ano C


Lc 17,20-25

Comentário do Evangelho

A vinda do Reino de Deus é surpreendente.

Nosso trecho tem dois destinatários: os fariseus (v. 20) e os discípulos (v. 22). Perguntar a Jesus sobre a chegada do Reino de Deus (cf. v. 20) é ignorar a sua presença já no meio deles (cf. v. 21). O Reino de Deus já foi comparado por Jesus a uma semente de mostarda que um homem lança na terra, ou a um pouco de fermento que uma mulher põe na massa. Daí que procurar o Reino de Deus num fato extraordinário é perder a oportunidade de reconhecê-lo presente em Jesus. O Reino de Deus não se identifica com nenhuma realidade terrena, mas está presente em tudo, pois ele perpassa toda a realidade humana. Não se trata de uma percepção ótica (v. 22); ele precisa ser discernido. A presença viva do Reino de Deus é o “Filho do Homem” no “seu dia” (v. 24), menção à sua Ressurreição (cf. v. 25). A vinda do Reino de Deus é surpreendente, escapa a qualquer previsão ou cálculo. Ao discípulo cabe estar preparado para acolhê-lo.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
Fonte: Paulinas em 14/11/2013

Vivendo a Palavra

Ou descobrimos o Reino de Deus dentro de nós, ou procuraremos em vão. O Reino é tesouro escondido, é pérola preciosa. Precisamos nos tornar crianças, vencer o egoísmo, vender o que temos, abrir mão do que somos e doar tudo para os irmãos. Poderemos, então, entrar na posse do Reino.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/11/2013

Vivendo a Palavra

Jesus surpreende os fariseus, que perguntavam quando viria o Reino prometido: «O Reino de Deus já está presente, mas não fora: está dentro de nós!» Entretanto, como para conquistar uma pérola preciosa, devemos nos tornar violentos, lutando contra nossos instintos e a sedução do mundo, barreiras que nos dificultam a sua conquista.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=10

Recadinho

E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: “Ele está ali” ou “Ele está aqui”. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 14/11/2013

Meditando o evangelho

ONDE ESTÁ O REINO?

A preocupação do fariseu sobre "quando virá o Reino de Deus" recebeu de Jesus uma resposta que pode ser interpretada de três maneiras diferentes. Em todo caso, a resposta do Mestre não deve ter deixado o homem satisfeito, pois esperava algo bem mais preciso para poder levantar suspeita a respeito de Jesus.
O Reino não se limita a um determinado espaço geográfico, de forma a ser possível reconhecê-lo num lugar bem preciso. Neste sentido, seria inútil considerar Jerusalém a cidade privilegiada da qual o Reino faria sua irrupção na história humana. Ele não virá de maneira ostensiva, de modo a ser possível dizer "ei-lo aqui, ei-lo ali".
A manifestação do Reino não se fará num momento previamente determinado Sua presença já era uma realidade, sem que muita gente a tivesse percebido. Ele se manifesta discretamente, sem alarido, decepcionando quem contava com uma manifestação clamorosa, nos moldes da apocalíptica tradicional.
O Reino de Deus faz-se presente na pessoa e no ministério de Jesus. O senhorio absoluto do Pai, em sua vida, indica que algo de novo acontece na História, de modo a desarticular as maquinações do pecado. Como os fariseus recusavam-se a acolher o Filho, na qualidade de enviado do Pai, também não conseguiam atinar que o Reino já estava no meio deles, na humilde simplicidade de Jesus de Nazaré.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-10

Oração Final
Pai Santo, livra-nos da busca de sinais exteriores ou das enganadoras indicações sobre o Teu Reino: ‘Ele está ali’ ou: ‘Ele está aqui’. Firma-nos, Pai amado, na certeza de que o Teu Reino já mora dentro de nós, junto com o teu Espírito, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário