domingo, 6 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/11/2016

Ano C


Lc 17,1-6

Comentário do Evangelho

A falta de perdão, de misericórdia,é pedra de tropeço.

O escândalo é pedra de tropeço, é obstáculo que dificulta ou que impede de prosseguir um caminho. Jesus alerta contra o escândalo provocado intencionalmente e que desestimula os membros da comunidade a permanecerem fiéis. A falta de perdão ou a recusa dele, a falta de misericórdia, é pedra de tropeço, é escândalo, pois é incompatível com uma vida que se pretenda cristã. A Igreja como Comunidade dos reconciliados deve ser marcada pela disposição permanente ao perdão: “Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe…” (v. 3). Não se trata de uma atitude, mas de um modo de viver (cf. v. 4). É a fé que nos enraíza em Deus e que nos faz viver segundo o Espírito. Em razão do dinamismo próprio da ação do Espírito em nós, a fé possibilita viver o que, aos olhos do mundo, poderia parecer impossível – perdoar e ser perdoado. A fé não é mensurável, basta crer!
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.
Fonte: Paulinas em 11/11/2013

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos adverte sobre escândalos que podemos produzir perante os pequeninos. Como discípulos de Jesus, nós devemos ser testemunhas vivas do Amor entre os homens, que se manifesta de maneira privilegiada no perdão sem limites concedido aos que peregrinam neste planeta jardim que nos foi confiado para usufruto e preservação.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/11/2013

Vivendo a Palavra

Na concisão dessas poucas linhas, o Mestre ensina três fundamentos para a nossa vida: que evitemos escandalizar os pequeninos que caminham ao nosso lado; que perdoemos sempre aos nossos irmãos e que, mesmo já acreditando, peçamos ao Pai que aumente a nossa Fé.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A misericórdia é um dos valores evangélicos mais importantes e ser misericordioso significa, antes de tudo, ser capaz de colaborar com a salvação das pessoas, ser capaz de perdoá-la. Mas perdoar não significa esquecer, deixar de lado, pois o perdão não pode negar a verdade nem a responsabilidade da pessoa diante dos fatos. Perdoar significa não querer a punição para quem é culpado, mas sim criar condições para que ele possa se reerguer e reparar o mal que realizou. E somente aquela pessoa que tem fé é capaz de perdoar verdadeiramente, porque somente quem acredita no Deus misericordioso é capaz de agir verdadeiramente com misericórdia.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=7

Recadinho

Fé e perdão! Quem tem fé perdoa. Mas quem precisa ser perdoado, só o merece se demonstra arrependimento e não somente em palavras, mas em ações concretas! As palavras o vento leva! O testemunho de vida faz surgir marcas de amor no coração!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 11/11/2013

Meditando o evangelho

TRÊS LIÇÕES ESSENCIAIS

O breve texto evangélico comporta três lições essenciais para o discípulo.
A primeira toca o tema do escândalo. O vocábulo grego skándalon significa pedra de tropeço, que aparece no caminho de alguém e o leva a cair. Em termos evangélicos, diz respeito às atitudes do discípulo, incompatíveis com a sua condição, e que acabam por afastá-lo da fé e, por conseqüência, da salvação por não ter suficiente maturidade espiritual. A severidade com que Jesus trata o tema não deixa margem para dúvidas: a comunidade não pode contemporizar com os escandalosos; deve tratá-los com extremo rigor.
A segunda evoca o tema do perdão. Não existe atitude mais escandalosa dentro da comunidade cristã do que a divisão e o ódio, podendo descambar no desejo de vingança. Uma comunidade dividida afasta as pessoas do Reino. Pelo contrário, a convivência amorosa e fraterna entre os membros da comunidade é o melhor chamariz para quem anseia fazer uma experiência autêntica do Deus do Reino.
A terceira gira em torno da fé. A rejeição das atitudes escandalosas e a predisposição para o perdão supõem uma fé robusta no coração do discípulo. O pedido dos apóstolos – "Senhor, aumenta a nossa fé!" – deveria estar na boca de todo cristão, pois, quanto maior a fé, maior a disposição para assimilar o projeto do Reino e viver em comunhão com Deus.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-07

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender as lições escondidas nas entrelinhas do texto: hoje, a concisão. Que nossa oração seja de poucas palavras, nascidas da nossa vida com transparência e sinceridade. E que a maior parte do nosso tempo seja destinada, Pai amado, a ouvir-Te e guardar-Te no coração. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário