segunda-feira, 14 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/11/2016

Ano C


Lc 19,1-10

Comentário do Evangelho

“Hoje aconteceu a salvação para esta casa”.

Com este relato de Zaqueu, próprio de Lucas, o leitor é convidado a aprender um paradoxo do encontro entre Jesus e Zaqueu: Jesus vinha procurar e salvar Zaqueu antes mesmo que este buscasse vê-lo e conhecê-lo.
Zaqueu é apresentado em função de Jesus, que devia passar por lá e que Zaqueu queria ver. O centro de atração de Zaqueu e da multidão é Jesus. O relato visa, por um lado, à revelação da identidade perdida de Zaqueu, como homem de fé (“Filho de Abraão – v. 9) e, em segundo lugar, Zaqueu vai descobrir em Jesus seu Senhor: No v. 3 o narrador diz que Zaqueu procurava ver quem era Jesus; no v. 8, ele disse ao Senhor: “Pois bem, Senhor…” Esta transformação foi possível pela iniciativa de Jesus. Jesus, o Senhor, não é só o ato da transformação, ele a provoca.
Toda a dinâmica do relato vai na direção da identidade profunda de Zaqueu e Jesus. Procurando ver Jesus, Zaqueu foi visto por ele. O encontro com Jesus transformou a vida de Zaqueu, inclusive do ponto de vista ético: “Senhor, a metade dos meus bens eu darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais.” (v. 8). A salvação vem por Jesus sem que seja preciso esperar mais: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa” (v. 9).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
Fonte: Paulinas em 19/11/2013

Vivendo a Palavra

Às vezes nós nos colocamos na posição de Zaqueu e, de cima da árvore (pensando em nos manter à margem da história) tentamos ver Jesus passar. Tomemos consciência de que Ele nos chama e desçamos para acolher o Mestre em nossa casa, dispostos a reparar a omissão ou o medo que nos escravizam.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/11/2013

Vivendo a Palavra

O convite de Jesus a Zaqueu se dirige a cada um de nós: «Desça de seu comodismo, de sua curiosidade, porque hoje preciso ficar em sua casa.» Será que, como aquele cobrador de impostos, nós também estamos dispostos a iniciar a nossa real conversão ao Caminho, assumindo suas consequências?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra os passos que todos nós devemos dar no caminho da conversão. Inicialmente, Jesus nos provoca o desejo de conhecê-lo e nós, respondendo a essa provocação, procuramos vê-lo de alguma forma. Então Jesus entra na nossa vida e nós, porque alegremente o acolhemos, fazemos a experiência da sua companhia e da sua amizade através da intimidade da experiência interior, o que nos faz vislumbrar os verdadeiros valores que nos fazem felizes, de modo que procuramos viver o amor fazendo o bem e reparando o mal que praticamos. Assim, Jesus nos encontra quando estamos perdidos e nos possibilita trilhar o caminho da salvação.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=15

Recadinho

Será que não me faço de cego diante de tantos problemas que acontecem ao meu redor? - Ou procuro estar de olhos abertos e atentos às necessidades de minha comunidade, de meu próximo? - Compreendemos que a vida não é fácil. Mas que lugar dou para Deus nela, para que minha cruz seja menos pesada? - Se tenho limitações em minha vida, procuro me adaptar sentindo a presença e ação de Deus em tudo? - A cura do cego simboliza a fé. De olhos abertos para nova maneira de ver e agir, ele segue a Jesus. Não fiquemos sentados à beira da estrada da vida! Sejamos como o cego de Jericó! Paremos, escutemos e gritemos como o cego: Senhor, eis-me aqui, para te servir em meus irmãos!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 19/11/2013

Meditando o evangelho

ZAQUEU, O PURO

Tomando como ponto de partida o significado do nome hebraico de Zaqueu – Zakkai – o puro –, é possível descobrir um sentido escondido nas entrelinhas do episódio evangélico: a presença purificadora de Jesus na vida do cobrador de impostos de Jericó.
Apesar de seu nome, Zaqueu estava longe de viver a pureza de coração. O fato de ser um rico cobrador de impostos não deixa margem para dúvidas. Era ávido de dinheiro, acumulado à custa de fraude e corrupção. Sua riqueza fora obtida por meios escusos, fruto de um coração corrompido.
Seu desejo de ver Jesus talvez tivesse brotado de uma simples curiosidade, sem ser uma verdadeira disposição de ânimo para se deixar questionar por ele. Sendo odiado pelo povo e não podendo encontrar lugar em nenhuma casa da rua principal da cidade, e também por ser de baixa estatura, tomou a iniciativa de subir numa árvore, de onde pudesse ter uma visão privilegiada de Jesus. Este gesto pode ser revelador de algo mais profundo.
Aconteceu, então, o inesperado: foi visto pelo Mestre, que o chamou pelo nome e mostrou-se disposto a hospedar-se em sua casa. Foi o começo da purificação do coração de Zaqueu. Acolhendo Jesus, acolhia a salvação. O primeiro sinal de que a salvação entrara naquele coração foi sua disposição de desapegar-se do dinheiro desonesto e mostrar-se solidário com os pobres. Finalmente, conseguiria obter a pureza que seu nome evocava.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-15

Oração Final
Pai Santo, Jesus de Nazaré nos faz seu convite. Ajuda-nos a escutá-lo e nos dá coragem para aceitá-lo, assumindo o seguimento de seu Caminho. Que o nosso testemunho sirva de incentivo aos companheiros de viagem para a conversão à Lei do Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário