segunda-feira, 28 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/11/2016

Ano A


Lc 10,21-24

Comentário do Evangelho

Jesus revela o Pai

Nossa perícope está situada na parte central do evangelho segundo Lucas, na subida de Jesus para Jerusalém, e por ocasião da volta dos setenta e dois discípulos (Lc 10,17-20) que Jesus havia enviado em missão (vv. 1-16). O trecho de hoje é um hino de louvor dirigido ao Pai, Criador do céu e da terra. O motivo do louvor é este: “... escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (v. 21), pois assim Deus queria (cf. v. 21). “Essas coisas” referem-se ao que é dito no v. 22, que, resumindo, se poderia dizer: Jesus revela o Pai. “Ele é a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15). Somente quem recebe Jesus como dom, somente o “pobre em espírito” (cf. Mt 5,3), pode conhecer a relação filial que une Jesus a Deus. Ao pedido de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai!”, Jesus responde: “Quem me vê, vê o Pai. Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim?” (Jo 14,8-11).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me um coração de pobre disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça.
Fonte: Paulinas em 03/12/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre reforça a idéia de que o Reino do Céu é dos simples. Não poucas vezes nós nos esquecemos disto e buscamos saber muitas coisas, obter títulos acadêmicos, posições de destaque na sociedade – complicando a vida que deve ser pura e despojada, solidária com os irmãos menores e sofredores.
Fonte: Arquidiocese BH em 03/12/2013

Vivendo a Palavra

Alegrando-se porque o Pai se revela aos pequeninos. Jesus torna clara sua lição de vida: a transparência. Os critérios do mundo nos desafiam a abandonar o essencial para nos entregar à busca, por caminhos complicados, daquilo que se esconde na simplicidade: o Reino de Deus está dentro de nós para ser conquistado!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação da graça divina e reconhecemos a presença de Jesus em nossas vidas. Felizes somos todos nós que aceitamos de bom coração esta presença e acolhemos Jesus. Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação do Espírito Santo de modo que, conduzidos por ele, renunciamos à sabedoria do mundo como um fim em si e aceitamos o mistério que nos abre para as realidades eternas e imutáveis. Felizes somos todos nós que somos amados por Deus que, a partir da revelação que nos vem por Jesus, nos permite viver conscientemente aqui na terra as realidades do céu.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=29

Recadinho

Sabe dosar bem as ações de sua razão com as do coração? Não é quando nos dedicamos no serviço a Deus presente nos irmãos que começa a acontecer o Reino de Deus em nós? É fácil combater o egoísmo e a autossuficiência?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 03/12/2013

Meditando o evangelho

LOUVO-TE, Ó PAI!

O Pai é quem prepara e move o coração humano para receber o Messias, no seu advento. Ao conhecer Jesus, o ser humano sente-se atraído por ele, e deseja ir ao seu encontro. Sem esta espécie de "sedução", dificilmente a pessoa romperá a barreira dos obstáculos que lhe impedem estar em comunhão com Jesus.
Ao proclamar que o Pai comunica-se com os pequeninos, revelando-lhes as coisas referentes ao Messias e ao Reino, e as escondendo aos sábios e entendidos, Jesus indica a postura de quem nutre o desejo de encontrar-se com o Cristo, por ocasião de sua segunda vinda. O pequenino tem consciência de necessitar da misericordiosa ajuda de Deus, pois reconhece sua incapacidade de, com as próprias forças, alcançar a salvação. A humildade torna-o consciente de suas carências e limitações, as quais não podem ser supridas sem o auxílio divino. Isto é motivo de louvor!
Os sábios e entendidos, pelo contrário, em seu orgulho e auto-suficiência, julgam-se capazes de se salvar, por si sós. Estão convencidos de poder conseguir tudo o que querem, prescindindo de Deus. E se frustram!
Fazer-se pequenino é obra divina. Só Deus pode libertar-nos das cadeias do orgulho, que nos induz ao erro de nos considerarmos mais do que, realmente, somos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que nos faz pequeninos, dá-me um coração simples, predisposto a acolher a revelação do Pai, e deixar-se ajudar por ele a reconhecer o Messias que vem.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-29

Oração Final
Pai Santo, nós queremos continuar como crianças em teu Reino de Amor. Ajuda-nos, Pai amado, a vencer as tentações deste mundo, que nos desafia a trilhar caminhos cheios de erudição, na esperança de alcançar aquilo que só aos pequeninos é revelado: o teu Reinado de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário