sexta-feira, 28 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/10/2016

Ano C


Lc 14,1.7-11

Comentário do Evangelho

Observação ao redor da mesa

Apenas em Lucas temos narrativas, três, nas quais Jesus participa de refeição em casa de fariseus. A reunião em torno da mesa de refeição é a moldura para um ensino de Jesus.
Os fariseus observavam Jesus, procurando alguma falha para condená-lo. Mas, na realidade, é Jesus quem observa os presentes, como escolhiam os primeiros lugares, e faz a sua sábia intervenção.
O banquete das elites é uma imagem da sociedade classista, na qual cada um procura passar por cima dos outros, na busca da ascensão social. O ensino de Jesus é uma subversão dos valores comuns desta sociedade competitiva em busca da riqueza e do poder, expresso na sentença final: "todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
No Reino de Deus cada um coloca-se em último lugar, como aquele que serve. São os laços do serviço recíproco, no amor, que criam a união da comunidade, como fermento que transforma a sociedade.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, faze-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
Fonte: Paulinas em 03/11/2012

Vivendo a Palavra

Os fariseus observavam Jesus. Uma atitude que não poucas vezes, também nós tomamos em relação aos irmãos. No nosso íntimo, nós nos julgamos melhores, quase perfeitos, até o ponto de querermos consertar o mundo. Isto até que seria bom, mas... comecemos por nos tornarmos melhores: o texto mostra o caminho a ser adotado: “quem se humilha será elevado...”
Fonte: Arquidiocese BH em 03/11/2012

Vivendo a Palavra

Jesus condena o orgulho, a vontade de aparecer, a auto-promoção: não procurar os primeiros lugares e, ao se assentar no último, que não seja por falsa humildade, com o desejo de ser reconhecido e convidado a passar para outro lugar mais alto... Sejamos verdadeiramente discretos e humildes!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O mundo em que vivemos é marcado pela concorrência, pela luta constante no sentido de superar as outras pessoas. É sempre uma luta de um contra os outros para vencer, estar por cima, e, por causa dessa concorrência, nunca sobra lugar para a amizade, o amor e a fraternidade. Jesus nos mostra que entre nós, que somos seus discípulos, não deve ser assim. Devemos buscar a promoção das pessoas, valorizar aqueles que estão ao nosso lado, a fim de que, promovendo as pessoas, elas também nos promovam, de modo que temos o crescimento de todos e não apenas de alguns e vivamos como irmãos, filhos do mesmo Pai que está nos céus, e não como inimigos em uma batalha constante.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=29

Meditando o evangelho

O ÚLTIMO LUGAR

As situações da vida em sociedade revelam os sentimentos profundos das pessoas. Coisas banais, à primeira vista, põem a nu as verdadeiras motivações delas. Assim, a escolha do assento num banquete assume uma dimensão ética insuspeitada. Pode esconder uma perigosa busca de honra e vaidade.
Jesus interpreta esta experiência de modo simbólico, transportando-a para o âmbito religioso. Esse comportamento humano torna-se imagem do que acontecerá com a pessoa em sua relação com Deus.
Os mestres da Lei, conscientes de sua importância e dignidade, preocupavam-se em garantir para si os primeiros e os melhores lugares nos banquetes. Com isso, corriam o risco de ver-se humilhados, porque, se chegasse alguém mais importante que eles, deveriam ceder-lhe o lugar de honra.
Humildade e discrição são aconselháveis em qualquer circunstância. A pessoa despojada de ambição poderá ter a alegria de ver-se honrada e chamada a ocupar um lugar de maior importância. Caso isto não aconteça, não se dará por frustrado.
A humildade, na Terra, terá como contrapartida a exaltação por parte de Deus, no Céu. Pelo contrário, os exaltados na Terra podem merecer a humilhação divina.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, faze-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-29

Oração Final
Pai Santo, livra-nos do orgulho e do preconceito contra os irmãos, especialmente os mais simples e humildes. Que o nosso olhar seja fraterno e misericordioso; que os nossos gestos sejam de ternura e compaixão. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário