quarta-feira, 26 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/10/2016

Ano C


Lc 13,31-35

Comentário do Evangelho

Reconhecer o tempo da visita de Deus.

Por que razão Herodes quereria matar Jesus? O texto não nos diz. Talvez seja uma estratégia dos fariseus para, amedrontando Jesus, dissuadi-lo de continuar o seu caminho para Jerusalém. O certo é que, para um bom número de fariseus, entre outros, a morte de Jesus seria um benefício para todo o povo e para a religião de Israel (cf. Lc 11,53-54). Jesus mesmo exorta os discípulos a não temerem os que matam o corpo (Lc 12,4). Como ele temeria a própria morte? Nenhum tipo de ameaça é capaz de demover Jesus de prosseguir o seu caminho. Essa firme decisão está presente já no episódio da sinagoga de Nazaré, quando seus conterrâneos queriam precipitá-lo morro abaixo. O narrador observa que, “passando pelo meio deles Jesus prosseguia o seu caminho” (Lc 4,30). Essa rejeição de Israel à mensagem salvífica de Deus vai ser levada a termo na condenação injusta e morte de Jesus na cruz. O que Deus não fez para que Israel acreditasse no seu amor e se sentisse protegida e conduzida por Ele? Não há o que Deus não tenha feito. A surpresa de Deus sempre os pegou desprevenidos e desatentos aos sinais de sua presença; por isso, não reconheceram o tempo em que foram visitados.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, predispõe-me, pela força do teu Espírito, a acolher a salvação que teu Filho Jesus me oferece, fazendo-me digno deste dom supremo de tua bondade.
Fonte: Paulinas em 30/10/2014

Vivendo a Palavra

A ingratidão dos homens é lamentada por Jesus. Ele, que passou a vida fazendo o bem, era jurado de morte por Herodes. O mundo não mudou muito: a nossa sociedade de consumo continua condenando os irmãos mais pobres, vítimas da discriminação e do egoísmo de alguns e da indiferença de muitos.
Fonte: Arquidiocese BH em 31/10/2013

Vivendo a Palavra

Jesus expressa sua ternura a Jerusalém. Mas a cidade que o acolhe com gritos de louvor no domingo de ramos, pede sua condenação na sexta-feira da paixão. A mesma ternura o Mestre tem por nós. Como respondemos a Ele? O nosso processo de conversão tem sido muito diferente daquele de seu povo?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A ameaça de morte não faz com que Jesus se acovarde, a sua resposta é bem clara: "devo prosseguir o meu caminho, pois não convém que um profeta perece fora de Jerusalém". Jesus vai seguir o seu caminho até o fim porque a sua fidelidade ao Pai está acima de todas as coisas, inclusive da sua própria vida, que ele vai entregar livremente em Jerusalém para que o homem seja resgatado do reino da morte. O mundo não quer a vida do profeta, não quer que ele chegue a realizar a sua missão e todos os que são do mundo, religiosos ou não, não toleram a presença do profeta, embora a sua morte contribua para a salvação de todos.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=27

Recadinho

Vemos a nosso redor tanta miséria, material e espiritual, tanta injustiça. O que se faz para combater isso? - Também em nossas comunidades há às vezes competitividade, ambição? - Existe igualdade e fraternidade? - Lembra-se sempre que o céu é conquistado pelos simples, de bom coração? - Você procura agir como um fermento na massa?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 – santuário-nacional em 30/10/2014

Meditando o evangelho

O PROFETA CONDENADO À MORTE

Qual terá sido a intenção dos fariseus ao alertar Jesus quanto à intenção de Herodes de matá-lo? Seria uma manobra para que se afastasse dali? É possível que efetivamente estivessem preocupados com a vida dele e quisessem poupá-lo. Em todo o caso, a advertência mostrou-se inútil, pois Jesus não se deixou intimidar com a perspectiva da morte. Estava disposto a levar adiante sua missão, mesmo sob a ameaça de um inimigo violento. Sua missão seria rápida. “Três dias” significa um pequeno espaço de tempo, de duração é imprecisa. Em breve o Mestre teria levado a termo sua vida terrena e, com ela, a sua missão.
Por ora, cabe-lhe seguir adiante, rumo à Jerusalém que, apesar de ser Cidade Santa, tem a má fama de ser assassina de profetas. Jesus é um profeta e deve morrer na qualidade de profeta, selando com sangue o seu testemunho.
Sua missão de salvador vindo para reconciliar o povo eleito com o Pai foi recusada. Ele quis congregar o povo, como a galinha recolhe os pintinhos debaixo das asas. Entretanto, foi incompreendido.
Pior que a maldade do ímpio Herodes foi a perversidade das autoridades e dos habitantes de Jerusalém. Estando em condições de acolher a salvação oferecida pelo Filho de Deus, rejeitaram-na, fazendo-se indignos dela. Estes eram os verdadeiros inimigos de Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, predispõe-me, pela força do teu Espírito, a acolher a salvação que teu Filho Jesus me oferece, fazendo-me digno deste dom supremo de tua bondade.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-27

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para transformar nosso sentimento de ternura em ações concretas de ajuda aos irmãos de caminhada, especialmente os mais pobres e desprezados pela sociedade dos homens. Nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário