domingo, 3 de julho de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/07/2016

ANO C


Mt 16,13-19

Comentário do Evangelho

Tão diferentes um do outro, mas unidos no mesmo amor incondicional pela pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.

A festa de São Pedro e São Paulo é a festa da Igreja: festa do que a Igreja é chamada a viver e do que a Igreja é. A Igreja é testemunha do Cristo, testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, testemunha da vitória do Senhor sobre o mal e sobre a morte. Todos nós somos chamados a viver como testemunhas do Cristo Ressuscitado, testemunhas de sua vitória, da qual todos somos, por graça de Deus, herdeiros. Somos chamados a viver desta fé, nesta confiança, como viveram Pedro e Paulo.
Ao colocarmos num único dia a memória de Pedro e Paulo, que deram as suas vidas por amor a Cristo e aos irmãos, celebramos a riqueza da diversidade da Igreja. Tão diferentes um do outro, mas unidos no mesmo amor incondicional pela pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Um foi alcançado pelo olhar do Senhor sobre as margens do Mar da Galileia, o outro, Paulo, foi iluminado pelo Senhor no caminho de Damasco, enquanto perseguia implacavelmente a Igreja, Corpo de Cristo; uma luz tão intensa o alcançou que, num primeiro momento, o cegou, para que percebesse que seu passado, sem o Senhor, era uma grande cegueira, uma forte escuridão. Desse encontro com o Ressuscitado que ele perseguia, passou a ter uma nova luz; foi descortinado para ele o como caminho da salvação, não mais a Torá, mas o próprio Cristo.
Enquanto Pedro estava na prisão, a Igreja permanecia unida na oração por ele (At 12,5), para que sua fé não esmorecesse. Devemos permanecer unânimes na oração para que nossa fé não esmoreça diante da perseguição ou da morte. Era a oração da Igreja que sustentava Pedro. É a súplica da Igreja que sustenta a nossa fé. Esta fé inabalável de Pedro, sobre a qual nós estamos fundados (cf. Mt 16,13-19), é que permitirá a Pedro reconhecer que foi o Senhor quem o tirou da prisão. Quem está na origem da libertação, seja lá qual for a prisão, é Deus. É o Senhor, qual uma luz, que ilumina o nosso caminho para que possamos sair de todo aprisionamento que nos impede de ser testemunhas de Cristo. É esta mesma luz e força de Deus que sustentou Paulo, tantas vezes preso e perseguido, e tanta vezes “libertado da boca do leão” (2Tm 4,7). É nele que Paulo espera confiante: “O Senhor me livrará de todo o mal…” (v. 8). Então, quem pode aprisionar a Palavra de Deus? Quem pode arrancá-la de nós? Quem pode nos separar do amor de Cristo?
A fé que nós recebemos dos apóstolos, nós a carregamos como um tesouro em vaso de argila. Que a nossa fé seja a nossa alegria!
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, consolida minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, em meio às provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho consumado de adesão a Jesus.
Fonte: Paulinas em 30/06/2013

Vivendo a Palavra

Pedro proclamou em palavras o que já proclamava por opção de vida: Jesus é o Messias, o Filho de Deus v30/06/2013ivo. Seu exemplo não é só para ser admirado, mas para ser seguido por nós. Construamos una Igreja que seja, já nesta terra encantada, sinal do Reino do Pai Misericordioso que um dia alcançaremos em plenitude.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/06/2013

Vivendo a Palavra

Simbolizados por Pedro e Paulo, nós damos graças ao Pai Misericordioso por todos os irmãos que a Providência colocou à nossa frente para construir a sua Igreja. Que, muito mais do que apenas agradecidos, nós assumamos a missão de anunciar ao mundo que o Reino de Deus está dentro de nós, trazido pelo Cristo, que se fez nosso irmão em Jesus de Nazaré.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditação

Que importância tem Jesus em sua vida? - Você sabe reconhecer Jesus como filho de Deus? - Como você encara o papel da hierarquia da Igreja? - Você se sente feliz por poder servir a Igreja? Como serve? - Tem facilidades para buscar maior instrução religiosa? Que meios emprega?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 30/06/2013

Meditando o Evangelho

A PEDRA FUNDAMENTAL

Pedro e Paulo são referenciais obrigatórios da primitiva Igreja. Pedro recebeu como missão ser a "pedra" sobre a qual a Igreja seria construída. Paulo foi o pregador intrépido do Evangelho e fundador de comunidades, levando a mensagem da Ressurreição até os povos pagãos. No coração de ambos, ardia uma profunda a fé no Senhor.
A confissão de fé de Pedro foi possibilitada por uma revelação do Pai. Por si mesmo, o apóstolo jamais saberia que Jesus era "o Cristo, o Filho do Deus vivo". No máximo, teria identificado o Messias Jesus com João Batista, Elias, Jeremias, ou algum dos profetas, como acontecia na mentalidade popular. Pedro foi além, levado pelo Pai, que lhe revelou a identidade de Jesus. Agora, sim, estava em condições de ser a pedra fundamental da Igreja.
Paulo, por sua vez, percorreu um tortuoso caminho até chegar à fé em Jesus Cristo. Por fidelidade ao judaísmo, sentiu-se impelido a eliminar os seguidores de Jesus. Não lhe importava que os cristãos sofressem prisões, perseguições e até o martírio, contanto que se desse um basta ao movimento liderado pelos seguidores do Galileu.
A experiência do encontro com o Senhor, a caminho de Damasco, deu uma guinada na vida de Paulo. De perseguidor, não só se tornou discípulo do Cristo, mas também o mais corajoso defensor do projeto cristão, deixando, assim, uma marca indelével na Igreja.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-07-3

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Sejamos bons combatentes da fé

Movidos pela fé, guiados pelo Espírito e conduzidos pelo Senhor, combatemos o bom combate de cada dia
“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4, 7).



Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
http://homilia.cancaonova.com/homilia/sejamos-bons-combatentes-da-fe/

REFLEXÕES DE HOJE



03 DE JULHO-DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

Oração Final
Pai Santo, Pedro negou, Paulo perseguiu. Mas a tua Graça fez deles pilares fundamentais para a caminhada da Igreja. Também nós pecamos. Perdoa-nos, Pai amado, e faze de nós mensageiros do Amor aos peregrinos que seguem junto a nós nesta viagem encantada por teu Reino. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário