sábado, 30 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 30/04/2016

ANO C


Jo 15,18-21

Comentário do Evangelho

Perseguidos por causa de Jesus.

A missão cristã encontra resistência, oposição e perseguição em razão da união dos discípulos com o Senhor (Mt 10,24-25; Jo 13,16; 15,20). É bastante provável que, em nosso texto de hoje, “mundo” represente a sinagoga que persegue os cristãos até a morte (cf. At 7; 9,1-2). No envio dos discípulos, Jesus os prevenia para a possibilidade de resistência violenta contra a missão cristã (Lc 10,3; Mt 10,16). Já no prólogo do evangelho João anuncia a rejeição do Verbo de Deus (1,5.10). No diálogo catequético-batismal de Jesus com Nicodemos, Jesus apresenta o motivo da rejeição da luz por parte dos homens: “porque suas obras eram más” (3,19). É em razão da configuração da vida à Cristo que o discípulo é perseguido (cf. v. 18). Mas é nessa comunhão com o Senhor que o discípulo deve encontrar o apoio para enfrentar a rejeição, a perseguição e até a ameaça da própria vida, e não sucumbir diante das adversidades próprias da missão. A razão da perseguição ou do ódio do mundo por aquilo que é de Deus é dupla: ignorância e falta de fé. Os perseguidores desconhecem o Pai e, por isso, não reconhecem que Ele enviou Jesus (v. 21).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.
FONTE: Paulinas em 24/05/2014

Vivendo a Palavra

O Mestre envia seus discípulos em missão, lembrando que o caminho não será fácil. O mundo os odiará, pois eles não são do mundo. A porta a ser escolhida é a estreita e o caminho, o áspero – pois eles são os que nos conduzirão ao abraço carinhoso do Pai. As portas largas e o caminho amplo e confortável são ciladas do mundo...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todas as pessoas vivem segundo uma hierarquia de valores que norteiam a sua existência. Esta hierarquia de valores é determinada pelas experiências da vida, pela educação recebida, pela cultura em geral e pelos conhecimentos adquiridos. Quando uma pessoa é de fato alguém de fé, a fé passa a ser o elemento fundamental da sua hierarquia de valores, toda a sua vida é direcionada para ela e todos os esforços são no sentido de defender e assumir esses valores. Mas quem vive segundo a hierarquia de valores proposta pelo mundo, defende com todas as suas forças os valores do mundo e combate os valores da fé, odiando quem é de Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=30

Meditando o Evangelho

O ÓDIO DO MUNDO

A vida de Jesus foi pontilhada de tensões provocadas pela insistente perseguição de seus adversários. Ele foi objeto de acolhida calorosa e agradecida, por parte de alguns, mas também foi rejeitado e odiado por outros. Sua morte colocou-se no contexto desta animosidade sistemática contra ele.
O discípulo de Jesus não deverá contar com sorte diferente. Jesus alertava para o ódio que haveria de se desencadear contra seus seguidores, como havia se desencadeado contra ele. Neste sentido, o discípulo não tem por que se escandalizar nem desanimar, diante da provação. A opção pelo seguimento de Jesus comporta, necessariamente, esta dimensão.
O ódio do mundo pode ser indício da autenticidade do testemunho da fé em Jesus. O mundo se levanta contra quem age de maneira contrária a seus princípios. Quem se deixa cooptar por ele, não precisa temer. Quem faz frente às suas seduções por causa do ideal de Jesus Cristo, será vítima de sua ferocidade.
O presença do Ressuscitado na vida dos discípulos reforça a verdade de que eles não são do mundo e radicaliza a oposição entre eles e quem os odeia. Quanto mais o discípulo se deixa levar pela dinâmica da Ressurreição, tanto mais percebe sua inadequação com o mundo. Mas, apesar do ódio do mundo, o discípulo não teme, porque tem o Senhor a seu lado.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, revigora a minha fé para eu não ter medo de testemunhar a tua Ressurreição, apesar do ódio do mundo.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-30

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Testemunhemos ao mundo a alegria de seguir Cristo

Precisamos viver e ter a convicção do que acreditamos, com humildade, paciência e com as armas de amor no coração
Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence” (João 15, 18-19).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

http://homilia.cancaonova.com/homilia/testemunhemos-ao-mundo-a-alegria-de-seguir-cristo/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos discípulos humildes, entusiasmados e corajosos da tua Igreja. Dá-nos a consciência de que seguir o Caminho de Jesus é pura Graça e não mérito nosso. Portanto, que sejamos agradecidos a Ti, Pai amado, e ao Cristo, feito humano em Jesus de Nazaré, nosso Irmão que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário