segunda-feira, 7 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/03/2016

ANO C


Jo 4,43-54

Comentário do Evangelho

Jesus se revela por meio de sinais e mostra o que espera dos seus discípulos. Hoje, encontra-se com um funcionário do rei muito aflito porque seu filho estava agonizando. Jesus cura o rapaz à distância. Antes, em Caná, uma festa de casamento celebrando o amor e a vida, agora a aflição diante da morte. A vida gerada no matrimônio avança para a morte, que domina o ser humano. É preciso libertá-lo da morte, e Jesus o faz. Jesus está onde surgem as grandes questões humanas. O que Jesus queria dizer quando interpelou o funcionário real com a afirmação: Se vocês não virem sinais e prodígios não acreditarão. Que não era importante curar o rapaz doente? A preocupação do pai era a saúde de seu filho, que se não estivesse à morte talvez nem tivesse ido procurar Jesus. Deus pode nos conceder a graça de um puro ato de fé, mas a condição humana diante da doença e da morte pede sinais e prodígios.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d2

Vivendo a Palavra

O pai da criança curada, funcionário do Rei, acreditou na Palavra de Jesus. O comum, então, era o doente procurar tocá-lo, ou, pelo menos, ser coberto por sua sombra. Sua atitude faz lembrar a daquele oficial romano que diz ao Mestre: ‘Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas apenas dize à Palavra (ao Verbo Divino, que habita em Ti) e o meu servo será curado.’
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus declarou que um profeta não é honrado na sua própria terra. Como ele foi criado na cidade de Nazaré, que fica na Galiléia, fazia referência aos galileus, que precisavam de sinais e prodígios para crer e ficavam exigindo que Jesus operasse milagres que testemunhariam que ele de fato era o Filho de Deus. Jesus nos mostra que o processo é justamente o contrário: não são os sinais que devem nos levar a crer, mas é a nossa fé que deve produzir sinais de Reino de Deus, sinais de fraternidade, de justiça, de amor, de vida em abundância. Porque ter fé significa ter a presença amorosa e solidária de Deus em todos os momentos da vida.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=7

Meditando o Evangelho

SERVIR SEM PRECONCEITOS

O ministério de Jesus não foi contaminado por preconceito de espécie alguma, dentre aqueles comuns na sua época. A cura do filho do funcionário do rei ilustra esta atitude característica do Mestre.
Quem se dirigiu a Jesus, pedindo-lhe a cura do seu filho, foi um funcionário do rei Herodes Antipas. Sem dúvida, tratava-se de um pagão, a serviço dos romanos, sob cuja dominação estava o povo judeu. Era bem conhecida a ojeriza dos judeus pelos romanos. Estes representavam o que havia de pior, e deviam ser evitados. Portanto, esperava-se de Jesus um gesto firme de recusa à solicitação daquele funcionário: para os pagãos, a morte.
Este gesto, porém, não era o parâmetro das ações do Mestre. Seu olhar desvia-se dos elementos exteriores, para se fixar no coração daquele pai suplicante. Quando encontra fé e sinceridade, Jesus jamais se recusa a atender a um pedido, de quem quer que o faça. Sem fé, nada feito. Foi o que aconteceu em Nazaré, sua cidade natal, onde não realizou nenhum milagre por causa da incredulidade de seus habitantes.
Toda a vida de Jesus, culminada na morte e ressurreição, foi um serviço prestado à humanidade, sem distinções, nem privilégios. É suficiente acercar-se de dele, com a mesma predisposição do funcionário pagão, cuja súplica foi prontamente atendida.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de fé, concede-me a confiança necessária que me permita ser atendido por Jesus, quando a ele eu suplicar.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-7

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Seja a fé o elemento fundamental na sua família

A fé seja o elemento fundamental na sua casa e na sua família nesta jornada da vida
“’Teu filho está vivo’. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família” (São João 4, 53).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/seja-a-fe-o-elemento-fundamental-na-sua-familia/

Oração Final
Pai Santo, o Evangelho me fala hoje, mais uma vez, de Fé. Eu creio, Pai amado, mas aumenta a minha fé! Que eu jamais procure provas, mas me coloque por inteiro em tuas mãos misericordiosas, reconhecendo-me filho Teu, muito amado, e seja sempre agradecido. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e meu Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário