segunda-feira, 28 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/03/2016

ANO C


Jo 20,11-18

Comentário do Evangelho

Mulher, por que choras?

Há uma tristeza que imobiliza e impede de dar o salto da fé. As lágrimas da desolação distorcem o olhar. Por isso, os mensageiros de Deus dizem a Maria Madalena uma palavra que é extensiva a toda a Igreja: “Mulher, por que choras?” Ela tinha razão, Jesus não está onde ela procurava, e alguém o havia levado. A presença do Ressuscitado não é evidente; é preciso outro olhar e ouvidos bem atentos. A tristeza distorce a realidade, mesmo a da fé, e confunde a visão. A irrupção do Ressuscitado na vida de Maria de Magdala, e na nossa vida, nos interpela: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” É o encontro com o Senhor da vida que enxuga nossas lágrimas; ele é quem nos faz sair da realidade da morte. Por sua presença, que é dom, nosso olhar e nossos ouvidos são transformados para poder dizer a palavra do reconhecimento: “Rabûni” (v. 16). Maria compreende agora que o corpo de Jesus não foi roubado, mas transfigurado. Por isso, ela poderá dizer, por mandato do Senhor aos demais discípulos: “Eu vi o Senhor” (v. 18).
Carlos Alberto Contieri, sj
FONTE: paulinas em 02/04/2013

Vivendo a Palavra

Por que chorava Maria e por que ainda choramos nós? Porque ainda não entramos em sintonia com o Senhor Ressuscitado. O Mistério transcende a nossa capacidade – não apenas de compreender, mas também de acolher no coração tão grande Dom do Pai Misericordioso. Vigiemos e oremos sempre!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Maria Madalena queria somente estar com Jesus, ainda que ele estivesse morto. Queria estar com ele, mesmo que tivesse que ir buscá-lo, onde quer que o tivessem colocado. Chorava porque não havia encontrado Jesus. Estaria disposta a qualquer sacrifício para realizar o seu intento. Porém, se as pessoas correspondem ao amor de Deus, tanto mais Deus corresponde ao amor dos homens. Maria Madalena recebeu a grande recompensa pelo seu amor: fez a grande experiência do encontro pessoal com o ressuscitado, e anunciou a todos esta experiência.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=29

Meditando o Evangelho

POR QUE CHORAS?

O pranto de Maria Madalena revela que seu relacionamento com Jesus era pouco  consistente. A morte do Mestre significou para ela a perda de uma pessoa querida. Ele soube valorizá-la, ajudando-a a recompor sua existência esfacelada por experiências negativas. Isto bastou para ela nutrir por Jesus um amor cheio de gratidão.
Uma sensação de vazio tomou conta do coração de Maria Madalena, quando veio a faltar-lhe este apoio humano. Diante do amigo morto, só lhe restava debulhar-se em lágrimas.
Maria Madalena, contente com o que Jesus representava para ela, só deu um passo adiante na sua compreensão, quando defrontou-se com o Ressuscitado. A humanidade do amigo querido era apenas um aspecto de sua verdade. Ele era também o Filho enviado pelo Pai, cuja missão, na Terra,  havia sido concluída. Agora, estava de volta para junto de quem o enviara. Ele era o Senhor. Discípulo algum tinha o poder de retê-lo para si, ou de apossar-se dele. O Mestre estaria junto dos seus discípulos, mas sem a limitação de tempo e espaço.
Por conseguinte, Maria Madalena não tinha por que chorar. Ela teria para sempre consigo o Senhor ressuscitado. A ressurreição devolveu-lhe, novamente, a alegria. O Ressuscitado preencheu o vazio que a morte tinha deixado no coração dessa mulher. E o sentimento de perda foi superado por uma forma nova de presença do Mestre, mais interior e consistente.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de júbilo, que a alegria proveniente da ressurreição do Cristo me ajude a superar todo pranto causado pela frustração e pelo vazio da vida.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-29

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Jesus é o consolo de que nossa alma necessita

Podemos perder as batalhas, mas a guerra já foi vencida! Cristo está vivo e ressuscitado, está no meio de nós para levantar nosso ânimo e confiança
“Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram” (João 20,13).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colab
orador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-e-o-consolo-de-que-nossa-alma-necessita/

Oração Final
Pai Santo, faze do nosso coração templo acolhedor do Teu Mistério. Pai amado, ensina-nos a amar-Te, tornando-nos para os peregrinos que colocaste ao nosso lado nesta bonita aventura da Vida sinais do teu carinho de Pai que tem ternura de Mãe. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário