quarta-feira, 16 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/03/2016

ANO C


Jo 8,31-42

Comentário do Evangelho

Em Jesus se revela a libertação

Depois do episódio da mulher adúltera, retornamos ao discurso de Jesus. O gênero do discurso é um dos traços característicos do evangelho segundo João.
Os destinatários desta parte do discurso são os judeus que haviam crido em Jesus (v. 31), mas que têm dificuldade de se abrir e compreender em profundidade seu ensinamento, e colocá-lo em prática.
É em Jesus que se revela a verdade de Deus que liberta. Esta verdade não é, em primeiro lugar, movimento do intelecto, mas algo recebido na fé e na escuta atenta da Palavra encarnada de Deus. É essa verdade, recebida como dom pela revelação, que permite ao ser humano não cair na escravidão. O pecado escraviza e nega a liberdade, pois é fechamento à comunhão com Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj
FONTE: paulinas em 20/03/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre afirma que a libertação vem através do conhecimento da Verdade. As autoridades dos judeus não se sentiam escravas, mas filhas de Abraão e, portanto, não sentiam necessidade de serem libertadas. E nós: temos consciência que o pecado nos torna escravos e, por isto, devemos procurar o Caminho – sabendo que ele passa pela Verdade – que é Jesus Cristo?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Em que consiste a liberdade? A resposta a esta pergunta sempre nos parece clara, mas só à primeira vista. O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, sendo que as piores são as nossas tendências ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas, e são piores porque brotam no nosso interior, nos enganando, porque pensamos que estamos fazendo a nossa vontade quando na verdade estamos cedendo aos nossos desejos, que não nos deixam ser livres. Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=16

Meditando o Evangelho

ESCRAVIDÃO E LIBERDADE

Escravidão e liberdade resultam da postura que as pessoas assumem, diante de Jesus e de seu projeto. A liberdade brota da obediência ao Mestre, explicitada em forma de comunhão e solidariedade, de maneira especial, com os mais fracos e pequeninos. Este gesto de amor é possível quando o discípulo se liberta da tirania do egoísmo, e se projeta para além de si mesmo. A escravidão acontece quando, tiranizadas pelo egoísmo, as pessoas não são capazes de superar seus pequenos interesses, abrindo-se para Deus e para o próximo.
Existem religiosidades falsamente libertadoras, que levam as pessoas a se apegarem a elementos secundários, tornando-se incapazes de acolher o projeto de Deus.
Jesus entrou em atrito com gente deste tipo. O orgulho de pertencerem à descendência de Abraão levava certas pessoas a se oporem, abertamente, a Jesus, o enviado do Pai, e à sua proposta de conversão. Pensando ser filhos de Deus, acabavam por se fazer filhos de outro pai. Não pode haver contradição no agir de quem provém de Deus. Se rejeitam o Filho, é porque não estão enraizados no Pai.
A missão de Jesus consistiu em libertar a humanidade, fazendo-a conhecer a verdade. Não podemos nos contentar com uma libertação apenas aparente e enganadora. Só Jesus pode tornar-nos, efetivamente, livres.
Oração
Espírito de libertação, não permitas que eu me deixe enganar pela liberdade aparente, e sim, que eu conheça a verdade que me torna livre.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-16

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O louvor a Deus traz a libertação que nosso coração necessita

Em meio às situações difíceis que passamos nesta vida, não deixemos de louvar e engrandecer o Senhor Nosso Deus, e cantar hinos para Ele
“Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor” (Dn 3, 24).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-louvor-a-deus-traz-a-libertacao-que-nosso-coracao-necessita/

Oração Final
Pai Santo, embora nos reconhecendo filhos de Abraão, nós sabemos que somos escravos do pecado. Ensina-nos, Pai amado, a procurar Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão, para conhecer nele a Verdade que nos liberta nesta caminhada de retorno ao Lar Paterno, o teu Reino de Amor.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário