terça-feira, 1 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/03/2016

ANO C


Mt 5,17-19

Comentário do Evangelho

Lei é ensinamento, é Torá. Guarda-a e ela te guardará. Com humildade reconheça precisar da Lei, não para gloriar-se ao observá-la, mas para praticá-la no convívio fraterno. Jesus veio cumprir a Torá. Rabi Eleazar ensinava que sem a Torá não há bons costumes; sem costumes, não há Torá. Jesus afirma que quem ensina e pratica os mandamentos da Lei será grande no Reino dos Céus. Quem estuda a Lei para ensiná-la, chega a se instruir nela e a ensiná-la; e quem a estuda para a praticar chega a se instruir nela, a ensiná-la e a praticá-la. Jesus era chamado de Rabi, e os rabinos deram continuidade ao trabalho dos fariseus junto ao povo. Muitos dos seus ensinamentos se conservaram, como os do Rabi Natã. Lembra ele que Simeão, o justo, dizia que o mundo se apoia sobre três coisas: a Torá, o culto e a generosidade. Assim está escrito em Oseias: Amo a generosidade e não os sacrifícios, o conhecimento de Deus mais do que os holocaustos. O holocausto é mais apreciado do que o sacrifício, e o estudo da Torá é ainda mais apreciado pelo Senhor que os holocaustos, porque quem estuda a Torá conhece o pensamento do Senhor, compreende o temor do Senhor e encontra o conhecimento de Deus. Por isso quando um sábio se senta e explica a Torá à Assembleia, isso lhe é contado como oferta sacrifical.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d4

Vivendo a Palavra

Mais do que cumprir a Lei, Jesus lhe impunha a verdadeira dimensão – que ia muito além da interpretação literal e fundamentalista feita pelos fariseus e escribas. A Lei de Jesus é a Lei dos Homens e não uma lei de homens para subjugar outros homens. O Mestre de Nazaré era livre e veio nos libertar.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todos nós estamos de acordo que devemos obedecer a Deus, mas não estamos muito de acordo se perguntarmos por que devemos obedecer a Deus. Isto porque existem duas formas de obediência. A primeira é a obediência de quem reconhece o poder de quem manda e se submete a este poder por causa das vantagens da obediência ou das conseqüências da desobediência. É aquele que diz que manda quem pode e obedece quem tem juízo. A segunda é de quem reconhece os valores que motivam a autoridade e assume esses valores como próprios, vendo na obediência a grande forma de concretização desses valores. Jesus não veio mudar a lei, mas mostrar as suas motivações, os seus valores, a fim de que a sua observância não seja um jugo, mas uma forma de realização pessoal.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=2

Meditando o Evangelho

O CUMPRIMENTO DA LEI

O modo de Jesus falar e agir deixava transparecer que ele rejeitava a Lei de Moisés e se colocava à margem da religião e da fé do seu povo. Quiçá, alguém o tomasse como anarquista ou, então, como um indivíduo que corre atrás de novidades.
Jesus tentou esclarecer esta situação, explicando sua posição diante da Lei. Sua missão não foi a de invalidar a Lei pela qual o povo, havia séculos, pautava sua vida, crendo tratar-se da vontade de Deus. Antes, veio para cumpri-la de maneira radical, sem omitir um só mandamento. E mais: quem se fizesse discípulo dele, deveria seguir seus passos, sob pena de não ser aceito Pai.
As palavras de Jesus podem dar a impressão de que esteja se declarando um legalista, a exemplo dos escribas e fariseus. Nada disso! Quando falou em cumprir plenamente a Lei, não estava pensando naquela mil vezes interpretada e reinterpretada, nem sempre de modo conveniente. Ele se referia à Lei enquanto correspondente ao desígnio original de Deus, àquilo que é o projeto de Deus para a humanidade, sem intromissões indevidas. Jesus foi absolutamente fiel ao espírito da Lei, embora isto o levasse a relativizar-lhe a letra, pelo menos, como era entendida pelos mestres de sua época. A Lei, vivenciada no seu espírito, foi uma pauta de ação para Jesus.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Senhor, revela-me o verdadeiro sentido da Lei, aquele que o Pai quer, e ajuda-me a vivê-la integralmente.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-2

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Os mandamentos de Deus são espelhos para nossa alma

Os mandamentos da lei de Deus são espelhos para o mundo e para nossa própria alma
“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mt 5, 19).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/os-mandamentos-de-deus-sao-espelhos-para-nossa-alma/

Oração Final
Pai Santo, escreve em nossos corações a Lei Plena trazida por Jesus: o Amor. Ajuda-nos, Pai querido, a ultrapassar as fronteiras do cumprimento de obrigações, para penetrar no terreno da gratuidade, servindo aos irmãos com generosidade e alegria. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário