segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/02/2016

ANO C


Lc 4,24-30

Comentário do Evangelho

Quem foi que disse é a pergunta eivada de preconceito. O que foi que disse é a busca do conteúdo. O que aconteceu de fato, independentemente de quem o tenha dito? Qual é a verdade? Porque sou desta terra, o que digo não é verdade? Quantas vezes se procura quem disse para fazê-lo calar-se em detrimento do que foi dito para fazer-se justiça. No início de seu ministério, Jesus disse que veio resolver o problema dos pobres. Todos aplaudiram felizes, porque pobre incomoda. Jesus continuou e atreveu-se a dizer o que eles não queriam ouvir, e disse que o problema dos pobres, se problema é, se revolveria quando todos corrigissem em sua cabeça a ideia que tinham de povo de privilégios e assumissem postura de responsabilidade. Jesus disse isso citando ações dos profetas Elias e Eliseu que socorreram pagãos em suas necessidades. Como assim? Profetas de Israel deixam as viúvas e os enfermos de seu povo e socorrem estrangeiros? Somos o povo eleito e privilegiado, e Deus tem obrigações para conosco. Querem estes profetas, de ontem e de hoje, que renunciemos aos nossos privilégios para nos dedicarmos aos outros?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d2

Vivendo a Palavra

Elias, atendendo à viúva de Serepta e Eliseu, curando o arameu, são sinais do Reino de Deus mostrados por Jesus. Também nós, Igreja dos nossos dias, não podemos nos limitar ao nosso grupo, mas devemos levar a Boa Notícia trazida pelo Mestre de Nazaré a todos os ambientes, a todos os povos desta terra abençoada.

Reflexão

Todas as pessoas ficam contentes quando as outras pessoas falam o que elas querem ouvir, mas nem todas as pessoas ficam contentes quando os outras pessoas falam o que elas precisam ouvir. Todos queriam que Jesus falasse de uma religião onde manipulariam o próprio Deus através de ritualismos, onde Deus seria o servidor e o homem o servido, onde Deus teria apenas deveres e obrigações e os homens direitos, onde Deus teria que agir o tempo inteiro para corrigir as conseqüências das irresponsabilidades humanas. Como não era esse o conteúdo da pregação de Jesus, que não cedeu ao jogo do poder e dos privilégios da sua época, os seus concidadãos o excluíram e quiseram matá-lo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=29

Meditando o Evangelho

A REJEIÇÃO, FRUTO DA INGRATIDÃO

Uma das experiências humanas mais duras é a de ser rejeitado. Quando a rejeição parte de pessoas mais chegadas (familiares e amigos), ela se torna quase insuportável.
Jesus foi submetido a este vexame por seus concidadãos de Nazaré. Além de rejeitá-lo, ficaram cheios de ódio contra ele, chegando a expulsá-lo da cidade e atentarem contra a sua vida.
O Mestre, porém, não se deixou levar pelo desânimo. Lembrou-se de que os antigos profetas, rejeitados por seus concidadãos, puseram-se a fazer o bem a pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. Ou seja, compreenderam que sua missão era muito mais ampla e que muito mais pessoas poderiam usufruir de sua ação. Assim acontecera com o profeta Elias que, num momento de dificuldade, beneficiou, com um gesto miraculoso, a uma pobre viúva estrangeira. Algo parecido sucedera com Eliseu. Embora em Israel, muita gente necessitasse de cura, ele não hesitou em curar um general estrangeiro.
Com tais pensamentos, Jesus prosseguiu o seu caminho, sem se deixar abater pelo desânimo e pela decepção. Rejeitado por seus concidadãos, que pensavam conhecê-lo muito bem, estava certo de que poderia ser útil a muitas outras pessoas, de que seria acolhido por elas, e que, em outros lugares, sua palavra encontraria corações abertos e receptivos.
Oração
Senhor Jesus, que a experiência de rejeição não me leve a desanimar no caminho de serviço ao Reino.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-29

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Deus nos fez profetas

O mundo de hoje necessita de profetas, de homens e mulheres voltados para Deus
“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” (Lc 4, 24).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/deus-nos-fez-profetas/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria para viver e coragem para testemunhar em todos os lugares em que estivermos a certeza de que somos filhos teus, muito amados, irradiando esperança, alegria e partilhando generosamente os bens que nos emprestas. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário