quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 25/02/2016

ANO C


Lc 16,19-31

Comentário do Evangelho

Tempo de Quaresma, tempo de solidariedade. Jesus contou a história, fictícia e real, de um pobre chamado Lázaro e um rico que não percebia a existência de Lázaro. Normalmente os ricos têm nome. Este não tem. Quem tem nome é Lázaro, o pobre excluído. Um dia os dois morrem, um vai para o inferno e o outro vai para o céu. O rico, no inferno, quer remediar sua situação e prevenir o futuro de seus irmãos, mas parece que não se passa de lá para cá. Cada um fica no seu lugar. Do lado de cá estão as Escrituras de Moisés. Sempre se pode ouvi-las. O rico viveu bem, desfrutou de suas posses, foi feliz. E Lázaro, na sua vida de penúria, foi feliz? Felicidade para alguns só vai acontecer no outro mundo. Esta pequena história é reveladora de uma verdade. O rico entrará no céu se fizer de Lázaro o porteiro. Que Moisés se multiplique e se faça ouvir.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d5

Vivendo a Palavra

Como o homem rico da parábola, também nós recebemos avisos enviados carinhosamente pelo Pai: a maravilhosa Criação; a Igreja, com sua tradição e magistério; a nossa própria consciência e as criativas manifestações de Amor nos sinais dos tempos. Resta-nos discernir essas mensagens, acreditar nelas e vivê-las com alegria e gratidão.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O tempo santo da quaresma é tempo de conversão. Quando falamos de conversão, precisamos pensar antes de tudo nas suas motivações, pois delas depende a sua perseverança. O Evangelho de hoje nos mostra um dos principais elementos que devemos levar em consideração no que diz respeito à motivação para a conversão que é a questão dos valores. Para o homem rico, os valores fundamentais eram a quantidade de bens materiais e os prazeres do mundo. De nada lhe adiantaram Moisés e os Profetas porque, como não havia comunhão de valores, estes se tornaram discursos vazios e a religião foi reduzida a ritualismos. Nesta quaresma, precisamos assumir como próprios de todos nós os valores do Evangelho para que de fato nos convertamos.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=25

Meditando o Evangelho

O RICO E O LÁZARO

A parábola evangélica é um alerta premente contra o perigo da riqueza e as conseqüências desastrosas para quem não sabe se servir dela como meio para obter a salvação eterna. A riqueza pode levar à condenação.
O rico simboliza aquela pessoa cuja vida limita-se à busca de prazeres: da comida, da bebida, do vestir-se bem, do locupletar-se com bens materiais. Por isso, não demonstra a mínima preocupação com Deus, nem muito menos com seus semelhantes, de modo especial, os pobres e marginalizados. Interessa-lhes, apenas, quem lhes pode proporcionar prazer, e seus companheiros de orgias. Nada, porém, que possa significar amor e ruptura dos esquemas egoístas.
A riqueza estreitava os horizontes do rico da parábola, impedindo-o de ver para além de seu pequeno mundo. O sofrimento do pobre Lázaro, à sua porta, era-lhe desconhecido. Sua fome contrastava como a opulência dos banquetes que o rico oferecia. Seu corpo coberto de feridas, dando-lhe um aspecto asqueroso, chocava-se com a bela aparência dos convivas do rico, bem vestidos e adornados.
O desfecho da parábola parece lógico: a insensibilidade do rico farreador valeu-lhe a condenação eterna de sofrimentos, pois deixara escapar a única chance de construir sua felicidade eterna, fazendo-se solidário com o sofrimento do próximo.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, não permitas que nada neste mundo me impeça de ver o sofrimento de meu próximo e fazer-me solidário com ele.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-25

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Nosso consolo está em Deus

Aqueles que, nesta vida, não foram aliviados de sua pobreza serão aliviados pelo consolo divino
“’Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado” (Lc 16,25).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/nosso-consolo-esta-em-deus/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos atentos à tua Presença em nossa vida. Ajuda-nos a manter nosso coração aberto e receptivo. Mais do que atentos, faze-nos agradecidos e dispostos a seguir os passos do Cristo Jesus, teu Filho que quis ser nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário