quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 19/02/2016

ANO C


Mt 5,20-26

Comentário do Evangelho

Quaresma, tempo de aprender a observar os mandamentos. Está escrito: Não matarás ou não cometerás homicídio. O mandamento significa respeito pela vida, própria e alheia, do início ao fim. A vida não pode ser interrompida por uma vontade humana arbitrária. Ela tem um início natural e um fim natural. Deixe que assim seja. Só interfira se for para o bem da própria vida, a partir de si mesmo e chegando necessariamente ao próximo. Há quem valorize a própria vida sacrificando a vida dos outros em benefício pessoal. Para que servem os órgãos de uma criança pobre e sem futuro? Podem muito bem ser úteis a seres humanos com futuro. Por que me sacrificar no cuidado de idosos que não decidem partir? Este mandamento não necessita de nenhum complemento. Ele necessita ser estritamente observado. No entanto, Jesus quer que os seus discípulos o levem às últimas consequências, da mesma forma como devem levar todos os outros mandamentos. Mata-se de muitas maneiras, mata-se com a língua, mata-se aprovando as matanças. Reconcilie-se antes de participar da liturgia.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d6

Vivendo a Palavra

Jesus refaz a hierarquia dos valores: a oferta levada ao altar, considerada em seu tempo como valor principal, cede lugar à boa relação com o próximo que porventura tiver alguma coisa contra nós. O amor a Deus se concretiza e se mostra não em ofertas ao Templo, mas no cuidado com os irmãos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=19

Meditando o Evangelho

RECONCILIAÇÃO URGENTE

O 5º mandamento do Decálogo – "Não matarás!" – foi superado na interpretação de Jesus. Corria-se o risco de se deter na superficialidade do preceito, quando, no fundo, a exigência divina era muito mais radical. O respeito pela vida alheia vai muito além da garantia de sua vida física.
Existe um outro nível que o discípulo desejoso de ser fiel a Deus deve levar em conta: o da dignidade humana, enquanto tal. Para ele, irritar-se contra o seu próximo, de modo especial, os mais fracos e pequeninos, é suficientemente grave para exigir a punição divina. Da mesma forma, a ofensa verbal, pela qual o próximo é vilipendiado e humilhado. Tais gestos de prepotência já são uma violação do 5º mandamento.
O Mestre exige urgente reconciliação, sem protelar. Cada minuto é de extrema importância. Pode ser que venha a hora do juízo e um severo castigo. Por quê? A incapacidade de reconciliar-se e a insistência em permanecer no ódio ou no desejo de vingança são indícios de falta de comunhão com o Pai. Quem conclui a sua caminhada terrestre nesta situação, arrisca-se a não gozar da comunhão eterna com o Pai celeste. É inútil aspirar a viver em união com o Pai, sem um esforço prévio de reconciliação e de comunhão com o próximo. Afinal, o sentido último dos mandamentos divinos é criar comunhão entre os seres humanos para se chegar à comunhão com o Pai.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, move meu coração à reconciliação, de forma que a comunhão com o meu próximo seja expressão de minha comunhão contigo.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-19

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

É tempo de reconciliação

Não tomaremos posse do Reino de Deus se não vivermos a reconciliação
“Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão” (Mateus 5,23-24).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/e-tempo-de-reconciliacao/

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a viver relações leves e fraternas com os peregrinos que colocaste para caminhar conosco de volta à Tua Casa, o nosso Lar Paterno. Que o Espírito em nós nos faça companheiros alegres e entusiasmados, fontes de esperança e gratidão para todos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário