terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 16/02/2016

ANO C


Mt 6,7-15

Comentário do Evangelho

Na Quaresma, rezamos. A oração cristã não é comprida, não precisa falar muito. Bastam palavras poucas e essenciais dirigidas ao Pai que já as conhece. Santificado seja o teu nome, não seja ele blasfemado por minha causa. Venha o teu Reino, e venha logo, que o dos homens está muito conturbado. Seja feita a tua vontade e não a minha e que eu aprenda a discernir o que te agrada. Não nos falte o alimento por culpa da minha preguiça que não produziu e não lutou para ter o que lhe era de direito. Perdoa-nos de tudo e ensina-nos a perdoar para que não fiquemos com dívidas. Livra-nos do maligno tentador e provocador, e não sejas tu a me tentar e testar. Essa é a oração de Jesus, que ainda insiste no perdão. Quaresma é tempo de sermos perdoados por um sincero arrependimento, uma boa confissão, uma correção de costumes. E tempo de perdoarmos. Perdoar de coração, não guardar mágoas, lembranças dos males passados, não alimentar rancores, imagens distorcidas. O outro precisa mudar? Talvez sim, talvez não. Eu certamente preciso mudar.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d3

Vivendo a Palavra

Não usem muitas palavras... disse o Mestre. E que o nosso silêncio não seja vazio e sonolento, mas momentos ativos de ouvir a Palavra de Deus, que está sempre nos falando através dos sinais dos tempos, da história, da presença dos irmãos, na intuição profunda dos nossos corações. Que tenhamos ouvidos para ouvir!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A eficácia da oração não é determinada pela quantidade de palavras nela presentes, pelo seu volume ou pela sua visibilidade, mas antes de tudo pela capacidade de estabelecer um relacionamento sério, profundo e filial com Deus. Quem fala muito, grita e fica repetindo palavras é pagão, que não é capaz de reconhecer a proximidade de Deus e ter uma intimidade de vida com ele. A oração também deve ter um vínculo muito profundo com o próprio desejo de conversão e de busca de vida nova, de modo que ela não seja discursiva, mas existencial e o falar com Deus signifique estabelecer um compromisso de vida com ele e para ele.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=16

Meditando o Evangelho

REZAR COM SIMPLICIDADE

Os discípulos de Jesus foram orientados a não rezar como os gentios que pensavam poder convencer Deus e atrair seus favores, à custa de muito falar. Existia, também, os que se dirigiam a Deus em altos brados, como forma de se fazerem ouvir. Apesar de o Mestre ter atribuído esta forma de rezar aos pagãos, o que ele estava condenando, agora, era a forma acintosa de rezar, praticada por certos fariseus. Quem se vangloriava da própria prática religiosa, estava longe de rezar de maneira conveniente. Faltava-lhes rezar com simplicidade.
A oração que Jesus colocou nos lábios dos discípulos pode ser definida como a oração dos simples. Por um lado, ela é calcada na absoluta confiança no Pai, de quem se espera tudo, por saber ser ele a fonte de todos os bens. Por outro lado, suas palavras correspondem ao que é essencial na relação do ser humano com Deus, com o próximo e com os bens da criação, de modo especial, o pão cotidiano.
Seria um erro fatal confundir a oração ensinada por Jesus como escola de conformismo e alienação. O que o discípulo orante fala ao Pai é o que busca colocar em prática no seu dia-a-dia. Ele deve ser o primeiro a santificar o nome de Deus, a empenhar-se para que seu Reino aconteça, a fazer a vontade divina. Será sempre o primeiro a partilhar, a perdoar e a esforçar-se para não ser levado pelo espírito do mal.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, coloca nos meus lábios e no meu coração as palavras ensinadas por Jesus aos discípulos, pois elas são a melhor maneira de eu me dirigir a ti.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-16

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Orações não são apenas palavras ditas

Orações não são apenas palavras ditas, mas comprometimento com aquilo que falamos com Deus
“Se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará” (Mt 6,14).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/oracoes-nao-sao-apenas-palavras-ditas/

Oração Final
Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário