domingo, 14 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 14/02/2016

ANO C



Lc 4,1-13

Comentário do Evangelho - Paulinas

Domingo da Tentação. O diabo verdadeiro é provocador. Parece ser esta a sua função. Apresentou-se diante de Deus com o intuito de provocar Jó, um homem justo e santo aos olhos de Deus, e hoje se apresenta diante de Jesus no deserto também para provocá-lo. E o faz com arte. Por três vezes o tentador se defronta com Jesus. Notem como procede o diabo. Inicia a primeira e a terceira tentação com uma dúvida em forma de interrogação: Se és o Filho de Deus.
Sabe o demônio quem é este Jesus ou não sabe? Sabendo ou não, a pergunta tem a ver com o poder de Deus. Se você é o Filho de Deus tem poder para transformar pedras em pão, assim como pode contar com uma legião de anjos para sustentá-lo num voo rasante deste ponto alto do Templo até lá em baixo. Pode se jogar que nada de mal lhe acontecerá. Você é Filho de Deus. Jesus responde com textos bíblicos. O pão tem a ver com a necessidade humana da fome. O milagre é de Deus, mas a fome é do homem. Assim mesmo não só de pão vive o homem. Na terceira tentação não há milagre. Há só vaidade de quem quer provocar o próprio Deus, que não se põe à prova. Mas a segunda tentação, vejam que ali o diabo não põe a interrogação “Se és Filho de Deus”, porque ele está falando com o homem Jesus e o testa no que é próprio do homem: o poder e a glória. Eu te darei todo o poder e toda a glória de todos os reinos da terra. Em troca de quê? O que vale tanto quanto o todo deste mundo ou o que vale mais? Você, eu, este homem Jesus prestes a se prostrar diante do diabo.
Vejam como o diabo valoriza o ser humano, que não se valoriza se a ele se entregar. O ser humano vale mais do que tudo, e o diabo o quer todo inteiro, quer a sua pessoa, seu corpo e sua alma, em troca de poder e glória, que valem menos do que eu mesmo. O diabo dá todo poder e toda glória em troca da minha pessoa.
O poder demoníaco e sua glória se realizam na dominação do ser humano. Estavam Jesus e o diabo num lugar alto de onde podiam ver todos os reinos da terra. Assim está escrito e também está escrito que o diabo mostrou-lhe todos esses reinos “num relance”, ou num instante. O instante existe agora e já acaba de passar. Não é o que está na frente nem é o que ficou para trás. É o agora fugidio que já passou. É esse o tempo de posse do mundo dado pelo demônio. Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele servirás, porque isto fica e é para sempre como Ele, o Senhor é desde sempre e para sempre. Não é no relance de um instante.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d1

Vivendo a Palavra

O Cristo fez-se humano em Jesus de Nazaré; andou pelo deserto deste mundo por 40 dias (toda a sua vida) e venceu as tentações do ter mais, poder mais e gozar mais, sempre fiel ao Pai Misericordioso. Façamos desta quaresma a nossa preparação para a verdadeira Páscoa – passagem para o Reino, seguindo Jesus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

VENCENDO AS TENTAÇÕES

Os evangelhos não escamoteiam o fato da tentação na vida de Jesus. Se, por um lado, ao ser tentado, a humanidade do Messias fica patente, uma vez que todo ser humano é passível de tentação, por outro lado, a tentação evidencia a sua santidade.
Ao encarnar-se, Jesus assumiu plenamente a condição humana, sem exigir privilégios por ser Filho de Deus. Sendo assim, esteve sujeito a toda sorte de provações, como: abandonar o itinerário traçado pelo Pai para escolher um projeto de vida baseado no orgulho e na vanglória; usar mal o poder recebido do Pai, e realizar milagres para fazer-se reconhecido pelo povo. Foi tentado a desviar-se da cruz, e escolher o caminho fácil do pacto com as potências mundanas, a fim de realizar sua missão. Foi tentado a buscar fama e admiração, por meio de feitos espetaculares.
A santidade de Jesus revela-se na capacidade de vencer toda sorte de tentação, sem abrir mão do projeto do Pai, embora, devendo sofrer as conseqüências da ousadia de ser fiel.
A cruz será a suprema provação de Jesus. Não lhe faltará o desejo de ser poupado dela. Nem estará imune do pavor gerado por esta cruel circunstância. Todavia, ao superá-la, estará provado, mais do que nunca, ser ele o Filho de Deus, santo e fiel.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de fortaleza, permanece sempre comigo, nas horas da tentação, para que, como Jesus, eu seja firme em superá-las.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-14

Recadinho


Dê sugestão de um sacrifício que se pode fazer agora na Quaresma. - Em que consiste para você adorar a Deus? - Se alguém lhe pedisse sugestão de um sacrifício quaresmal qual daria? - Você consegue fazer alguma coisa pelos que sofrem e são oprimidos? - Você consegue demonstrar amor agindo com brandura?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/liturgia-diaria/14/02/2016

REFLEXÕES DE HOJE


14 DE  FEVEREIRO-DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

Liturgia comentada

Jesus foi conduzido ao deserto… (Lc 4,1-13)
O povo hebreu era especialista em desertos. Foi no deserto que Abraão selou sua aliança com Yahweh. Foi deserto a fora que Moisés conduziu o povo à Terra Prometida. Foi na solidão do deserto que Elias ouviu passar a brisa mansa. Será no mesmo deserto que Jesus, filho de Abraão, dará o primeiro passo de sua missão.
Eis o comentário de Hans Urs von Balthasar: “A atividade de Jesus começa por uma errância sem pátria no deserto, e aqui ressoa mais fortemente a errância de Israel durante 40 anos no deserto. Esse foi o tempo da exposição à prova e, muitas vezes, da verdadeira tentação, à qual o povo sucumbiu mais de uma vez.
Foi igualmente o tempo do exercício solitário de sua relação com Deus, tal como tantos confessores cristãos, apóstolos e santos, que só começaram sua missão entre os homens após anos de deserto e de solidão com Deus. E a prova de que nesse tempo a sua fé foi definitivamente forjada é que eles caminharam no seguimento de seu Senhor, o qual jejua no deserto e atravessa as grandes tentações relativas à sua vida messiânica.”
Sem desertos, jamais teremos missionários! Um deserto que pode ser o leito do hospital, como foi para Inácio de Loyola. Ou o silêncio do Carmelo, como foi para a Pequena Teresa. Ou o campo de concentração, como foi para Edith Stein. Mas sempre um deserto, onde a alma é levada ao fogo, polida e transfigurada.
Não se forma um sacerdote em um hotel de estudantes. Não se forma um missionário no burburinho das praças. Antes disso, antes do contato com a multidão, o deserto espera pelo futuro evangelizador. Assim, não admira que tantas vocações se percam no meio do caminho, por absoluta falta daquele espaço onde sopra o Vento do Espírito e o Senhor chama de novo a sua esposa (cf. Os 2,16).
Aquele que não ouviu no silêncio a voz de Deus, não terá uma Palavra de fogo para anunciar ao povo a notícia da Boa Nova. Seus ouvintes hão de cochilar, indiferentes. Mas aquele que penetrou no deserto e teve os cabelos agitados pelo Vento que sopra onde quer, este será o porta-voz de Deus, e sua Palavra despertará a aurora…
Orai sem cessar: “Águas vão correr no deserto, rios na terra seca!” (Is 35,6)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
http://nsrainha.com.br/capela-virtual/liturgia-do-dia-14022016/



OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

É possível resistir às tentações

As tentações fazem parte da vida, mas ninguém é tentado acima das suas forças
“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias” (Lc 4, 1-2).

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
http://homilia.cancaonova.com/homilia/e-possivel-resistir-as-tentacoes/

Oração Final
Pai Santo, contra as tentações de ter cada vez mais, de dominar o próximo e de buscar prazeres degradantes, dá-nos força e sabedoria para cultivarmos o desprendimento, a vontade de servir com alegria e respeito aos irmãos, como templos do teu Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário