quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 24/12/2015

ANO C


Lc 1,67-79

Comentário do Evangelho

A visita salvífica de Deus

O Benedictus, conhecido como o hino de Zacarias, é o cântico que a Igreja entoa todas as manhãs durante a celebração das Laudes. Posto nos lábios de Zacarias, é um cântico inspirado: é repleto do Espírito Santo que ele o pronuncia. Trata-se, como o Magnificat, de um cântico pré-lucano, tipicamente judeu. Provavelmente, o próprio Lucas fez nesse hino os retoques necessários para que pudesse dizer a nova realidade dessa etapa da história da salvação e ser inserido no relato evangélico. O motivo do hino é a visita salvífica de Deus. O acento do hino repousa sobre dois aspectos: sobre a aliança abraâmica, tida como fundamento da história da salvação, e sobre as testemunhas dessa aliança. De João, propriamente, se diz que ele é profeta do Altíssimo, cuja missão é preparar os caminhos do Senhor. Daí que o batismo para a conversão dos pecados realizado por João encontra aqui, no Benedictus, o seu fundamento. É pelo batismo para o perdão dos pecados que João faz conhecer a salvação de Deus e prepara o povo para receber o Messias.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador da libertação a ser realizada em favor da humanidade.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=evangelho&action=busca_result&data=24%2F12%2F2015

Reflexão

João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=12&dia=24

Comentário ao Evangelho

LOUVOR E PROFECIA

Zacarias soube reconhecer a salvação de Deus, cumprindo-se na história de Israel, por meio da libertação trazida pelo poderoso Salvador, Jesus, suscitado no meio do povo. Finalmente, a tão esperada visita de Deus se concretizava, e a libertação, há séculos acalentada, se fazia verdade. A seu filho recém-nascido competia a tarefa de preparar os caminhos da libertação que estava próxima.
Com Jesus, renascia a esperança no coração do povo. Deus não se esquecera das antigas profecias. As promessas seriam realizadas e o povo, resgatado da escravidão a que fora reduzido. Sem dúvida, a servidão pior era a do pecado e do egoísmo. Fazia-se necessário uma remissão urgente. Só assim seria possível servir a Deus, de maneira agradável, na justiça e na santidade.
O Altíssimo, do qual João seria profeta, despontaria como luz para tirar a humanidade das trevas e das sombras da morte, a que o pecado a havia reduzido. Doravante, seria possível trilhar os caminhos da paz, deixando para trás a injustiça e a iniqüidade, fruto do pecado.
O canto de Zacarias, saudando o nascimento de seu filho, era de louvor pelas promessas cumpridas, mas também profecia do que Deus iria realizar.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Oração
Senhor Jesus, como Zacarias, eu louvo ao Pai pela fidelidade em cumprir suas promessas e agradeço o que sua misericórdia realiza em favor da humanidade.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário