segunda-feira, 30 de novembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 30/11/2015

ANO C


Mt 4,18-22

Comentário do Evangelho

O relato do chamado dos quatro primeiros discípulos de Mateus depende do relato de Marcos (1,16- 20). Os habitantes das margens do mar da Galileia puderam gozar da presença luminosa de Jesus. O mar da Galileia é denso da presença do Senhor. A iniciativa do chamado é de Jesus, que caminha à beira do mar da Galileia. O seguimento não é mérito, mas dom. O “ver” precede a palavra que convida ao seguimento. O olhar do Senhor, temos dito outras vezes, vai além da aparência. Ele vê e conhece o coração de cada um.
Deus conhece o coração de cada um de nós, leitores do evangelho, e sabe de nossa força e de nossas fragilidades. Se o chamado, iniciativa de Jesus, é feito no presente, “segui-me”, a missão é dita com o futuro: “farei de vós pescadores de homens”. Entre um e outro tempo há o discipulado, tempo do aprendizado, da escuta, do exercício da liberdade interior, pois é preciso desapego para seguir o Senhor, às coisas e aos laços afetivos (“deixaram as redes e o seguiram”; “deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a segui-lo”).
Pe. Carlos Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/30-11-2015

Vivendo a Palavra

Começou assim: Jesus chama os primeiros discípulos, Pedro e André. Eles deixaram a barca e o pai, e seguiram Jesus imediatamente. Celebrando a memória de André, nós hoje queremos lembrar o dia em que nos sentimos chamados pelo Mestre e, cheios de entusiasmo e gratidão, reiteremos a nossa resposta: Estamos aqui, Senhor!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

No nosso dia a dia devemos estar sempre atentos à presença de Jesus que se aproxima de nós e nos chama para o serviço do Reino. Esta aproximação acontece principalmente a partir dos apelos que chegam até nós nos sofrimentos, nas dores, nas necessidades não satisfeitas, na fome, na miséria, na culpa, na falta de fé, no desconhecimento de Deus, na falta de sentido de vida, na violência, enfim, em tudo o que exige de nós uma resposta de amor, que é o fundamento de todo apostolado, de todo seguimento de Jesus. Deixando tudo o que estamos fazendo, devemos ser a resposta viva de Deus para todos esses apelos.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=11&dia=30

Meditando o Evangelho

COMPANHEIROS NA MISSÃO

O chamado de Jesus deu uma guinada vida de um grupo de pescadores do Mar da Galiléia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles pescadores de homens. O seguimento exigia várias rupturas. A mais imediata consistiu em “deixar as redes e o barco”, seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda diz respeito ao mundo familiar: os filhos “deixam o seu pai”. Como conseqüência, devem deixar sua terra e suas tradições para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.
A metáfora da pescaria sublinha aspectos importantes do exercício da missão. Enquanto pescadores de homens, deverão ser pacientes e perseverantes, quando os resultado do trabalho não corresponder ao esforço empregado. Deverão enfrentar, sem medo, as tempestades e as adversidades, quando no horizonte da missão despontar perseguição e morte. Deverão estar sempre dispostos para o trabalho, alimentados por uma forte dose de otimismo e de alegria. Sobretudo, deverão ser movidos pela esperança de, apesar das adversidades, ver seu trabalho reconhecido pelo Pai.
A decisão de deixar tudo associava, definitivamente, os discípulos ao Mestre Jesus. Como o Mestre, estariam a serviço da implantação do Reino de Deus na história, esperando contemplar a vitória do bem, da verdade, da justiça, do perdão, da igualdade e do respeito por todos, sem distinção. Este foi o projeto de vida levado a cabo por Jesus, embora sua caminhada se concluísse com a morte de cruz. Por esse caminho, seguem também seus companheiros.
Oração
Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-11-30

Oração Final
Pai Santo, que nos deste força para ouvir o teu chamado, dá-nos a graça da perseverança. Assim como André seguiu até a glória final sua opção fundamental pelo teu Reino, também nós queremos reafirmar nosso desejo de conversão, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário