sábado, 24 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/10/2015

ANO B


Lc 13,1-9

Comentário do Evangelho

O tempo da visita salvífica de Deus

Subindo para Jerusalém, Jesus encontra uma grande diversidade de pessoas e de situações. A todos ele acolhe, e às mais variadas situações dá a sua resposta. Para ele, é ocasião de instruir intensamente os seus discípulos. Caminhando para a morte ele vai semeando a vida em todos os que encontra. A perícope do evangelho proposta para hoje é própria a Lucas. Independentemente da dificuldade de verificar historicamente os fatos evocados no relato, o importante é o valor da interpelação que os fatos suscitam, a saber, a conversão. A morte dos galileus e a dos habitantes de Jerusalém é um convite à conversão e ao reconhecimento do tempo presente como tempo da visita salvífica de Deus. Para a tradição rabínica, a figueira é símbolo do estudo da Torá. Ela está plantada na vinha, assim como a Torá está plantada no coração do povo de Israel. O fruto da meditação da Lei deveria ser a conversão. A figueira estéril pode, assim, ser símbolo da infidelidade do povo que não internalizou a Lei de Deus. A figueira será, então, cortada e arrancada do meio da vinha? Não! Deus não desiste facilmente do seu povo. A parábola acentua a bondade de Deus e afirma que a maldade humana não impede Deus de ser bom.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5387

Vivendo a Palavra

Para Jesus, ‘figueira estéril’ é a figura daquele que o escuta, mas não atende de maneira prática ao seu chamado – não dá frutos de Justiça. Somos convocados à conversão e, não poucas vezes, vamos adiando a entrada na Vida Nova do Espírito. O texto é um apelo à responsabilidade: sigamos desde logo as pegadas do Mestre!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Quem vive na graça de Deus tem a vida dentro de si. Ao contrário, a paga do pecado é a morte. Esta verdade deve sempre estar presente em nossas mentes, a fim de que possamos, apesar dos nossos pecados, buscar a verdadeira vida que vem de Deus. A partir dessa consciência, devemos procurar constantemente a conversão, a busca da santidade, a coerência da nossa vida com a fé que professamos. O Evangelho de hoje nos mostra que Deus tem paciência conosco e, por meio da sua graça, está sempre contribuindo para a nossa conversão e para a nossa santificação, mas é necessário que também nós procuremos fazer a nossa parte.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=24

Meditando o Evangelho

A FIGUEIRA INFRUTÍFERA

Os profetas do Antigo Testamento haviam comparado com uma árvore infrutífera a incapacidade do povo de praticar o bem. Por meio do profeta Jeremias, Deus ameaçou o povo com castigos porque, querendo fazer uma colheita, a videira estava sem uva, a figueira, sem figos, e a folhagem estava seca. O profeta Miquéias comparava a corrupção generalizada do povo com o término de uma colheita, quando não existe um só cacho de uva para ser colhido, nem um figo temporão para ser apanhado.
Esta imagem foi retomada por Jesus para ilustrar a situação do povo de sua época, cujos frutos, até então, havia esperado em vão. A parábola é carregada de esperança. Durante três anos, o dono da figueira veio procurar fruto, sem resultado. Por insistência de um empregado, ele se dispõe a dar mais um ano de prazo, durante o qual seriam tomadas todas as providências necessárias para fazê-la produzir frutos. Caso contrário, seria cortada.
Apesar da paciência divina, parecia que o povo não estava disposto a mudar de vida e converter-se. Mesmo assim, Jesus aposta na liberdade humana e na sua capacidade de conversão. Seu otimismo funda-se na certeza de que o ser humano pode abrir-se para a graça e deixar-se tocar por ela. O castigo vem somente quando, esgotadas todas as tentativas, a pessoa escolhe seguir o caminho do egoísmo. Logo, esse castigo é resultado de seu livre arbítrio.
Oração
Espírito do Deus paciente, mesmo conhecendo a paciência divina em relação ao meu egoísmo e aos meus erros, leva-me a mudar de vida, sem demora.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-24

Oração Final
Pai Santo, perdoa-nos pelo tempo perdido, em que nos tornamos figueiras estéreis nesta vida. Faze-nos ouvintes atentos e discípulos corajosos para caminhar nas estradas do teu Reino, seguindo desde agora o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário