domingo, 27 de setembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 28/09/2015

ANO B


Lc 9,46-50

Comentário do Evangelho

Jesus é um homem poderoso em gestos e palavras

O evangelho desta segunda-feira é o último episódio da primeira parte do Evangelho segundo Lucas (4,14–9,50). Toda esta primeira parte é dominada pelo tema da identidade de Jesus como profeta: Jesus é um homem poderoso em gestos e palavras. A discussão entre os discípulos sobre quem seria o maior é a sequência do segundo anúncio da paixão-morte-ressurreição. Tal discussão entre os discípulos, flagrada por Jesus, revela a incompreensão deles acerca do mistério de Jesus Cristo. O seguimento de Jesus deve ser caracterizado pelo serviço fraterno. Assim como o Senhor se fez servo de todos, do mesmo modo o discípulo é servo; para o serviço do Reino de Deus é que ele foi chamado. Na dinâmica própria da vida cristã, o maior é o menor no Reino de Deus. A “criança” é, aqui, símbolo do próprio Cristo, o “menor” de todos porque se fez servo de todos. O nome de Jesus, isto é, sua pessoa, não é propriedade ou monopólio de quem quer que seja. Os seus “atos de poder” e o seu ensinamento, que libertam o homem das amarras do mal, não se circunscrevem nos limites de um único grupo. Ninguém pode fazer o bem se Deus não mover o coração. Deus está na origem do verdadeiro bem. Por isso Jesus diz: “quem não é contra vós, está a vosso favor”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=28%2F09%2F2015

Vivendo a Palavra

O apóstolo João ainda tinha muito caminho para percorrer no seguimento do Mestre. Ele pensava a comunidade dos fieis como um clube fechado, exclusivo dos que andassem com ele... Mas Jesus tem o coração aberto e receptivo, e deixa a lição da inclusão de todas as pessoas de boa vontade em sua Igreja – que, hoje, somos nós.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A lógica que nos é proposta por Jesus nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade significa conduzir as outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho de hoje também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Jesus Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos da sua pessoa e da sua ação, uma vez que ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que, de diferentes modos, continue agindo no meio dos homens.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=9&dia=28

Meditando o Evangelho

PENSAMENTO INCONVENIENTE

Jesus e os discípulos caminhavam em direções opostas. Enquanto Jesus preanunciava seu destino de sofrimento e morte, os discípulos nutriam ideais de grandeza, preocupados em saber quem dentre eles seria o maior.
Descurando as exortações recebidas, anteviam um destino de glória e esplendor para si e para o Mestre. E procuravam organizar seu futuro a partir desta lógica mundana. Em outras palavras, eram incapazes de imaginar um projeto de vida fora de relações desiguais, próprias de uma sociedade de classes.
Jesus tentava fazê-los compreender ser possível viver de uma maneira nova, dentro e fora da comunidade. Dentro da comunidade, as relações interpessoais seriam regidas pelo princípio da igualdade e do serviço. Prestígio, poder e autoridade nenhuma importância teriam. Com os de fora da comunidade, o Reino exigia ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de sectarismo e de fanatismo.
Os velhos esquemas deveriam ser invertidos, ou melhor, substituídos pela novidade do Reino. Grandes seriam os menores da comunidade. Os desprezados, como as crianças, tornar-se-iam objeto de atenção. O Messias glorioso deveria ser encontrado nas pessoas marginalizadas, pois a grandeza do Reino é bem diferente daquela que os discípulos imaginavam.
Oração
Espírito de igualdade, tira de mim todo ideal de grandeza que consiste no domínio sobre meu semelhante, e torna-me servidor humilde dos mais pequeninos.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-9-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário