domingo, 20 de setembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/09/2015

ANO B


Mt 9,9-13

Comentário do Evangelho

Jesus vai aonde estão os pecadores para encontrá-los

“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para que se convertam” (Lc 5,32; ver tb. 19,10). Ninguém está excluído da salvação; ela é um dom de Deus para todas as pessoas. O ser humano, no entanto, precisa acolhê-la livremente e aderir a ela de modo que esse dom possa se refletir no seu modo de viver. A missão de Jesus é para aqueles que precisam de médico, para quem sofre as dores e as feridas do mal (v. 12; Lc 5,31; Ex 15,26; Jr 8,22). Mateus, chamado por Jesus, é publicano e, como tal, considerado impuro pelo simples fato de sua profissão. O texto da língua original, ao contrário da tradução em vernáculo acima, não deixa claro se a refeição foi na casa de Mateus; ao contrário de Marcos e Lucas, que o dizem explicitamente (Mc 2,15; Lc 5,29). Aqui, no texto de Mateus, se tem a impressão de que Jesus acolhe na sua própria casa os coletores de impostos e pecadores. Talvez seja uma ambiguidade intencional: Jesus vai aonde estão os pecadores para encontrá-los (Lc 15), e os pecadores são recebidos no Reino de Deus por Jesus. A citação de Oseias 6,6, ao mesmo tempo que descortina o mal dos que criticam a atitude de Jesus de acolher os pecadores, apresenta a misericórdia como objeto do desígnio de Deus para todo o povo. O sacrifício de nada serve se ele não ajudar a pessoa a ser “misericordiosa como Deus é misericordioso” (Lc 6,36).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=21%2F09%2F2015

Vivendo a Palavra

Foi simples. Apenas o convite: «Siga-me!» E sua vida se transformou. Levi agora é Mateus. O mesmo convite ecoa pelos séculos afora e hoje ele é feito para nós: o Mestre nos convida a segui-lo. Celebrar a memória do Apóstolo Evangelista deve ser para nós um compromisso para repetir a sua opção pelo Reino do Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todos nós vivemos afirmando que Jesus é misericordioso, que veio para trazer a salvação para todas as pessoas e coisas do gênero, mas na hora da convivência com as pessoas, parece que não é bem assim, pois somos proibitivos e sabemos sempre evidenciar os erros e os pecados que são cometidos para provocarmos discórdia, separação e exclusão. É muito comum ouvirmos nas comunidades: "Eu acho que Fulano não pode participar de tal coisa porque ele fez isso e aquilo". Devemos crer que de fato não somos nós quem chamamos para o serviço do Reino, é Jesus quem chama e ele sabe muito melhor que nós quem está chamando e porque ele está chamando. A nós compete criar condições para que todos possam assumir a própria vocação.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=9&dia=21

Meditando o Evangelho

A PREFERÊNCIA PELOS PECADORES

Os preconceituosos fariseus julgaram insuportável a decisão de Jesus de sentar-se à mesa com os odiados cobradores de impostos e com os pecadores. Atitude reprovável e irresponsável para um Mestre diante de seus discípulos. Os fariseus censuraram-no baseando-se numa concepção tradicional de mestre, na qual Jesus recusava a se enquadrar.
O Filho de Deus ia ao encontro dos mais carentes da misericórdia do Pai, exatamente os marginalizados pelas estruturas religiosas. Sua iniciativa de comer com os pecadores, longe de ser um gesto impensado, era expressão de algo fundamental no seu ministério: demonstrar profunda comunhão com os que se afastaram do Pai e precisavam reconciliar-se com ele. Jesus agia como um médico que se ocupa com quem está doente, e não com quem goza de boa saúde. Era uma questão de lógica!
O contato com os pecadores, na mentalidade da época, provocava impureza ritual, de forma a impedir a participação no culto. Era preciso afastar-se dos pecadores, como se fossem empestados, para estar em condições de se aproximar de Deus.
Os discípulos de Jesus foram orientados de maneira diversa: se quisessem estar em comunhão com o Pai, deveriam, em primeiro lugar, estar em comunhão com as vítimas do desprezo da sociedade puritana daquele tempo. A falta de misericórdia tornaria vazio e desagradável a Deus o culto que lhe era prestado.
Oração
Pai, inspirado em Jesus, quero manifestar minha comunhão contigo sendo misericordioso com as vítimas dos preconceitos humanos.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-9-21

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

A salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida

Não é preciso apenas dizer ao mundo que Jesus é o Salvador, mas a salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida. E a salvação entra quando somos convencidos do pecado que temos.

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Mateus 9, 13).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-salvacao-de-jesus-precisa-entrar-em-nossa-vida/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento e coragem para seguir o caminho da conversão. Ensina-nos, Pai amado, a ver em Mateus – o Apóstolo Evangelista – nosso modelo de seguidor do Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário